Domingo, 02 de fevereiro de 2025

Postado às 09h00 | 11 Out 2021 | Coluna César Santos 10 de outubro de 2021

Crédito da foto: Arquivo / JORNAL DE FATO Ex-senador José Agripino Maia em 2017

JOSÉ AGRIPINO VAI VOLTAR...

União Brasil, partido que nasce das costelas do Democratas e PSL, traz de volta o ex-governador e ex-senador José Agripino Maia à cena da política do Rio Grande do Norte. Escolhido vice-presidente nacional da nova sigla e presidente estadual, ele se apresenta para conduzir o processo de fortalecimento para as eleições gerais do próximo ano.

Agripino estava "aposentado" desde que perdeu as eleições de 2018, quando tentou, sem sucesso, se eleger deputado federal. Sem mandato pela primeira vez em quatro décadas e decepcionado com o eleitor que lhe negou o voto, ele optou sair de cena. Sequer participou das eleições municipais de 2020, quando o Democratas fracassou nos principais colégios eleitorais do estado. Para muitos, com razão, José Agripino estava acabado para a política.

Porém, o herdeiro do governador Tarcísio Maia não perdeu os vínculos com a política nacional e, sem alardes, participou diretamente das articulações que levaram a fusão do DEM e PSL. Ele esteve sempre ao lado do ex-prefeito de Salvador ACM Neto, um dos líderes do União Brasil.

De volta à cena, Agripino conduzirá o projeto da legenda no RN para as eleições 2022, que terá como prioridade a eleição de deputados federais e estaduais. Ele já começou a se articular.

A ideia de Agripino, primeiro, é formar uma chapa forte capaz de eleger mais de um deputado federal. Já tem como certas as candidaturas de Paulinho Freire, presidente da Câmara Municipal de Natal, e do delegado Sérgio Leocádio, ex-candidato a vice-governador nas eleições de 2018. Agripino tenta atrair a deputada federal Carla Dickson, atualmente no Pros, e convencer o ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo. O ex-vereador de Natal, Luiz Almir, é outro nome na agulha de JA.

A chapa para deputado estadual é outra prioridade. Agripino se articula para oferecer as condições ideias à reeleição do deputado Getúlio Rêgo, que disse que só vai para o União Brasil se o partido construir uma chapa forte à Assembleia Legislativa.

Pois bem.

Seja qual for o resultado das articulações, se vai ou não viabilizar chapas fortes à Câmara e à Assembleia, o fato é que José Agripino está de volta. Ele se sente revitalizado, empolgado e determinado a fazer política como sempre. O retorno de Agripino, sem dúvida, é importante para a política do Rio Grande do Norte, qualifica os quadros, e estabelece melhor ambiente do que temos hoje.

Aliás, independentemente de gostar ou não do filho de Tarcísio, o fato é que a sua saída do Senado, juntamente com o ex-governador e ex-senador Garibal Filho (MDB), deixou o Rio Grande do Norte sem representatividade. Se não concordar, é só observar o fiasco que é o senador Styvenson Valentim (Podemos), que envergonha o estado com o seu comportamento pobre e de linguajar chulo.

Portanto, não há dúvida de que o renascimento do político José Agripino Maia fará bem a política do estado, independentemente de resultado de urna e/ou de sucesso do seu União Brasil.

Como ecoava o gingle de sua campanha vitoriosa pelo Governo do RN em 1990: "José Agripino vai voltar, você sabe que é melhor, ô Jajá..."

 

FRASE

"Seremos um contraponto aos já declarados candidatos à Presidência"

JOSÉ AGRIPINO - Sobre o União Brasil, partido que nasce da fusão de DEM e PSL

 

ÁGUA FRESCA

Uma segunda-feira de sombra e água fresca, com cara de domingo. Amanhã será assim. Com ponto facultativo no serviço público nas três esferas, grande parte das repartições fechadas e alguns setores privados com placa closed, o País vai se transferir para as praias. Por essas bandas de Poti, quase nada funcionará na véspera de feriado da padroeira do Brasil. Quem pode, e quem não pode, já está no litoral.

 

CIRURGIAS

Foi em Mossoró, quando o governo se instalou por três dias, que a governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou a retomada das cirurgias eletivas, com meta de realizar 1,5 mil cirurgias por mês. A primeira licitação com valor de R$ 2 milhões foi lançada. Ao todo, o Governo do Estado vai investir R$ 18 milhões em cirurgias vasculares, ginecológicas, cirurgia geral, entre outras.

 

NOVO PRAZO

O Governo do RN ganhou prazo de dois anos para transferir do Regime Próprio de Previdência Social para o Tesouro estadual a responsabilidade pelo pagamento de benefícios como auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-reclusão e salário-família. A liminar é assinada pelo ministro Luís Roberto Barroso, da Suprema Corte.

 

VICE

Candidata à presidência da OAB/RN, advogada Magna Letícia vai convidar o advogado Sebastião Jales, de Mossoró, para compor chapa como vice. A estratégia é atenuar o poderio do adversário Aldo Medeiros, atual presidente, representado por Vânia Furtado, candidata favorita à presidência da Ordem em Mossoró.

 

VICE II

O advogado Victor Lobato foi confirmado vice na chapa de Vânia Furtado à presidência da OAB/Mossoró. Ele é o atual presidente da Comissão de Segurança Pública e Trânsito e tem trânsito livre na Ordem. As eleições estão marcadas para 19 de novembro.

 

PROGRESSISTAS

O presidente Bolsonaro vai disputar as eleições 2022 com a camisa 11 do Progressistas, partido presidido pelo ministro Ciro Nogueira e que tem em seus quadros o presidente da Câmara, Arthur Lira. No RN, presidido pelo deputado Beto Rosado.

 

É NOTÍCIA

1 - Nesta data, em 2003, a então prefeita Rosalba Ciarlini inaugurava o Centro de Apoio ao Deficiente Visual, na praça Dom João Costa. E empossa seu primeiro diretor, Marlos Luiz Bezerra Fernandes.

2 - A Prefeitura de Mossoró está retomando as cirurgias ginecológicas em parceria com o Hospital Maternidade Almeida Castro. A meta é acabar com a fila que tem mais de 800 mulheres esperando pelo procedimento cirúrgico. Recursos do Sistema Único de Saúde.

3 - O Brasil está debatendo o absorvente. Se tira ou se deixa no orçamento público. Do presidente da República ao mais inocente cidadão. Coisa de um país que há tempo perdeu o rumo e o prumo.

4 -O Ministério da Saúde anunciou que o Brasil terá 354 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 em 2022. Já adquiridas e/ou em tratativas finais. A novidade é que para o público entre 18 a 60 anos, será aplicada apenas uma dose.

5 - A televisão brasileira entrará 2022 cheia de novidade, com destaque maior para a estreia de Fausto Silva na Band. O ex-titular do Domingão promete arrastar a audiência. E isso vai acontecer. A Globo mudará a bancada do Fantástico para atenuar os efeitos.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO