Domingo, 02 de fevereiro de 2025

Postado às 09h00 | 17 Out 2021 | Coluna César Santos - 17 de outubro de 2021

Crédito da foto: Ilustração Fome cresce no Brasil e no mundo

O QUE VEJO É O BECO

A ONU estabeleceu em seu calendário que o dia 17 de outubro – hoje - deve ser dedicado à recusa da miséria, como parte do Dia Internacional de Eliminação da Pobreza. Noutro dia, o jornalista Gaudêncio Torquato, lembrou a frase do angolano José Eduardo Agualusa: “Não há nenhuma beleza na miséria.” Ilustra o momento em que vive o planeta.

A fome que ataca milhões de seres humanos no mundo, principalmente no continente africano, é um espetáculo horripilante. As massas sofridas que habitam as áreas de lama e esgoto, nas margens das grandes e médias cidades do nosso país, mais de 50 milhões de pessoas, formam pelotões avançados de sofrimento e dor, escreveu.

As Nações Unidas registram que houve um agravamento dramático da fome mundial em 2020, muito provavelmente relacionado às consequências da Covid-19. Embora o impacto da pandemia ainda não tenha sido totalmente mapeado, um relatório de várias agências estima que cerca de um décimo da população global – até 811 milhões de pessoas – enfrentaram a fome no ano passado e continuam sem comida em 2021. O número sugere que será necessário um tremendo esforço para o mundo honrar sua promessa de acabar com a fome até 2030.

O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo, documento publicado neste ano, aponta que, no geral, mais de 2,3 bilhões de pessoas (ou 30% da população global) não tinham acesso à alimentação adequada durante todo o ano. Esse indicador – conhecido como prevalência de insegurança alimentar moderada ou grave – saltou em um ano tanto quanto nos cinco anos anteriores combinados. A desigualdade de gênero se aprofundou: para cada 10 homens com insegurança alimentar, havia 11 mulheres com insegurança alimentar em 2020 (comparados a 10,6 em 2019).

A má nutrição persistiu em todas as suas formas, com as crianças pagando um preço alto: em 2020, estima-se que mais de 149 milhões de crianças menores de 5 anos sofriam de desnutrição crônica, ou eram muito baixas para sua idade; mais de 45 milhões tinham desnutrição aguda, ou eram muito magras para sua altura; e quase 39 milhões estavam acima do peso.

A alimentação saudável permaneceu inacessível para três bilhões de adultos e crianças, em grande parte devido ao alto custo dos alimentos. Quase um terço das mulheres em idade reprodutiva sofre de anemia. Globalmente, apesar do progresso em algumas áreas – como, por exemplo, mais bebês sendo alimentados exclusivamente com leite materno –, o mundo não está a caminho de atingir as metas de nenhum indicador de nutrição até 2030.

No Brasil, o número de cidadãos que vivem abaixo da linha da pobreza triplicou, e atingiu cerca de 27 milhões de pessoas no primeiro semestre deste ano - 2,8% da população brasileira. O levantamento feito pela Fundação Getulio Vargas (FGV) também apontou que muitas famílias tentam sobreviver com o valor de R$ 246,00 (US$ 43,95) por mês.

Os altos níveis de desemprego e a ausência de políticas públicas dificultam o acesso à renda, conduzindo para o pior cenário da pobreza no Brasil, nos últimos dez anos. Como não há projeção otimista do emprego, o cenário de miséria tende a se agravar ainda mais.

Como diz Gaudêncio, A miséria é um cancro que se espalha pelo corpo da Humanidade, devastando seres e a natureza, corroendo os valores que, certo dia, não faz tempo, semeávamos com amor no jardim dos nossos corações: a amizade, a solidariedade, a harmonia, o respeito ao outro, o carinho, o companheirismo, a humildade.

E para ilustrar, cita o verso de Manuel Bandeira: “que importa a paisagem, a Glória, a baía, a linha do horizonte? O que vejo é o beco.”

 

FRASE

“Não há nenhuma beleza na miséria.”

José Eduardo Agualusa - Angolano sobre a fome

 

ESTAÇÃO DAS ARTES

Há exatos 24 anos, a então prefeita Rosalba Ciarlini estava na sede da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), no Rio de Janeiro, recebendo o termo de cessão da antiga Estação Ferroviária de Mossoró. O passo mais importante para transformar o imóvel na Estação das Artes Elizeu Ventania e, por gravidade, oferecer o espaço da cultura aos artistas mossoroenses. Dia histórico.

 

DOM MARIANO

Hoje completa 17 anos da posse do sexto bispo da Diocese de Santa Luzia de Mossoró, dom Mariano Manzana. O religioso havia sido nomeado pelo papa João Paulo II no dia 15 de junho de 2004 e sua Ordenação Episcopal ocorreu em 5 de setembro daquele ano, para suceder o bispo Dom José Freire de Oliveira Neto. Dom Mariano exerce até hoje o seu lema Cristo para todos.

 

POUSO

O presidente Jair Bolsonaro desembarcará no aeroporto de Mossoró na quarta-feira, 20, mas não cumprirá agenda na cidade. Ele seguirá para Russas, no Ceará, para participar da "Jornada das Águas", coordenada pelo ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento.

 

ROTEIRO

A Jornada das Águas terá largada nesta segunda-feira, 18, e percorrerá os nove estados do Nordeste com anúncios e entregas de obras de infraestrutura, saneamento e irrigação. Rogério Marinho viajará por 10 dias, com roteiro a partir da cidade de São Roque de Minas, em Minas Gerais, nascente histórica do rio São Francisco.

 

ELE TOPA

Não foi apenas o comando do PSB de Mossoró que o deputado federal Rafael Motta entregou ao vereador Pablo Aires. O líder socialista quer Pablo candidato a deputado estadual nas eleições de 2022. O novo presidente do PSB aceita o desafio, desde que o partido ofereça as condições ideais.

 

ELE TAMBÉM TOPA

Zé Peixeiro (Progressistas), colega de Casa de Pablo Aires, também caminha para disputar um mandato de deputado estadual. É pré-candidato em plena campanha. Peixeiro acredita que chegou a hora de dar um salto na sua carreira política.

 

É NOTÍCIA

1 - Tico Santa Cruz fará show em Mossoró no dia 30 deste mês, no Boulevard Central. Terá a companhia das atrações locais Alfredo & os Caras e Toca-Fita de Corcel. Agende.

2 - A tradicional Romaria da Juventude vai celebrar seus 25 anos em novo endereço, conforme anunciou a Diocese de Mossoró. Será concentrada no Memorial Frei Damião, na cidade de São Miguel, no Alto Oeste. No dia 24 deste mês.

3 - Mossoró será contemplada pelo plano de investimentos do governo com uma unidade de escola técnica estadual. Será construída no bairro Santo Antônio para atender os jovens estudantes dos bairros da zona norte. A obra sairá em 2022.

4 - Nesta segunda-feira, 18, completa 30 anos da inauguração do primeiro Ciac no Brasil, projeto do governo Collor inspirado nos Cieps de Leonel Brizola. Mossoró recebeu duas unidades, depois batizadas de Caics, hoje abandonadas.

5 - O jornalista esportivo Fábio Oliveira, recém-desligado do grupo TCM, é a mais nova aquisição da TV Cidade Oeste. Um nome de peso para ocupar a audiência.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO