25 ANOS SEM O VELHO ALCAIDE
25 anos sem Jerônimo Dix-huit Rosado Maia, completados hoje. Faz falta, faz muita falta. Por sua obra, por sua luta, por sua dedicação, por seu amor por Mossoró. O 18º filho do velho Jerônimo Rosado partiu nesta data, em 1996, quando cumpria o décimo mês do último ano de sua terceira gestão à frente da Prefeitura de Mossoró, aos 84 anos.
Poderia ter vivido mais, merecia ter vivido mais, mas quis a vida que ele saísse dela em pleno exercício do mandato, no cargo de prefeito, a que ele se entregou de corpo e alma para fazer o melhor por sua terra. E fez. Não há exagero, guardadas ou não todas as proporções, em afirmar que Dix-huit Rosado foi o maior prefeito que esta cidade já teve.
Tive a oportunidade de dividir um pouquinho do seu tempo na reta final de sua vida. Conversas breves, mas suficientes para entender o amor que ele tanto falava ter por Mossoró. Certa vez, perguntei por que ele foi deputado estadual, deputado federal, senador da República, presidente do Inda, para só depois ser prefeito de sua terra, e ouvi dele que primeiro saiu no mundo, foi se preparar, ganhar conhecimento, experiência, para voltar pronto para servir a Mossoró.
Não havia nenhum exagero quando Dix-huit repetia a frase: “quem não faz um pouco mais por sua terra, não fará nada pela terra de ninguém”. Era assim que ele pensava, era assim que ele agia. E foi assim que a sua obra se espalhou por todos os cantos e recantos de Mossoró, sendo decisiva para o desenvolvimento e para o que a cidade é hoje.
Basta observar, como recorte de exemplo, a sua luta, quando exercia a presidência do Inda (Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário, em 1966), pela construção, instalação e federalização da Escola Superior de Agronomia de Mossoró (ESAM). Hoje, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), não existiria não fosse o Velho Alcaide, como gostava de ser chamado.
De fato, Dix-huit saiu para voltar forte. Filiado à União Democrática Nacional (UDN), elegeu-se, no pleito de janeiro de 1947, deputado à Assembleia Constituinte do RN na legenda da coligação constituída pela UDN e o Partido Social Progressista (PSP). Em 1950, desligando-se da UDN, elegeu-se deputado federal pela legenda da Aliança Democrática, formada pelo Partido Social Democrático (PSD) e o Partido Republicano (PR). Ele participou da Conferência Internacional do Trabalho, realizada em Genebra, na Suíça. Foi reeleito em outubro de 1954, dessa vez na legenda do PSD.
Em 1958, elegeu-se senador pela coligação UDN/PR. Desligando-se da UDN, permaneceu certo tempo sem legenda, passando, em 1963, a integrar a representação do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) no Senado. Após o movimento político-militar de 31 de março de 1964, com a extinção dos partidos políticos pelo Ato Institucional nº 2 (27/10/1965) e a posterior instauração do bipartidarismo, filiou-se à Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido de apoio ao regime militar. Em dezembro de 1966, deixou o Senado para assumir, em janeiro do ano seguinte, a presidência do Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário.
Em 1972, elegeu-se prefeito de Mossoró pela Arena. Foi eleito para o segundo mandato de prefeito em 1982. Ingressou no Partido Democrático Trabalhista (PDT) e em outubro de 1992 elegeu-se pela terceira vez prefeito de Mossoró. A sua obra político-administrativa estava consolidada.
A sua memória está eternizada no Teatro Municipal de Mossoró, mas, Dix-huit Rosado é merecedor de todos os aplausos, de todas as plateias, de todos os dias.
FRASE
Quem não faz um pouco por sua terra, não fará nada pela terra de ninguém
JERÔNIMO DIX-HUIT ROSADO MAIA - Prefeito de Mossoró por três vezes
DIX-HUIT ROSADO
Dix-huit Rosado foi tenente-coronel médico da Polícia Militar do RN, chefe do Serviço de Saúde da Força PM. Proprietário agrícola, pecuarista e industrial, foi também fundador da Industrial Gesso Mossoró e da Gesso Brasil Ltda., diretor do Diário de Mossoró e da Rádio Tapuyo, além de sócio-fundador do Cine Teatro Cid e professor honoris causa da Pontifícia Universidade Católica do RN.
DIX-HUIT ROSADO II
Formado em Medicina na Faculdade da Bahia, Dix-huit Rosado passou a morar em Assú na década de 30. De volta a Mossoró, casou-se com Naide Medeiros Rosado (Tia Naide), com quem teve os filhos Liana, Mário Rosado, Margarida Maria, Maria Cristina, Naide Maria e Carlos Antônio. Um dos seus filhos, Mário Rosado, tentou a política, chegando a exercer mandato de deputado federal.
É O QUE PARECE
Se o deputado federal Benes Leocádio insistir na candidatura a governador, não terá o apoio da deputada Eudiane Macedo, que representa o Republicanos na Assembleia Legislativa. Ela faz parte da base governista que apoia a reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT).
ALIÁS...
Eudiane Macedo deve trocar o Republicanos pelo PT. a deputada é cotada para a nominata petista à Assembleia Legislativa. Outras possíveis candidatas estão na lista de espera do PT, como a ex-deputada Márcia Maia e a vereadora licenciada de Natal Júlia Arruda, atual secretária da Mulher do RN.
RETORNO DA ROSA
A ex-prefeita Rosalba Ciarlini (Progressistas) vai celebrar aniversário na próxima terça-feira, 26, recebendo amigos e correligionários no Sítio Canto, símbolo de suas campanhas eleitorais. Também será celebrada uma missa em Ação de Graças, na Igreja São José, às 17h. Para os mais apressados, a data é vista como o retorno.
FÁBIO FARIA EM MOSSORÓ
O ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD), reservou a segunda-feira, 25, para Mossoró. A agenda ainda não está totalmente fechada, mas terá encontro político com o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade). Fora do Palácio oficial.
É NOTÍCIA
1 - Com a morte do prefeito Dix-huit Rosado, nesta data, em 1996, a vice-prefeita Sandra Rosado assumiu a Prefeitura de Mossoró para completar os 70 dias de mandato que restavam a Dix-huit.
2 - O fã-clube Alucinação celebra os 75 anos de Belchior nesta sexta-feira, 22, em Mossoró, com show da cantora Symara Tâmara e a banda Mestre Zuza. Eles vão cantar e encantar com os grandes sucessos do rapaz latino-americano. No Boulevard, a partir das 20h.
3 - O deputado federal Benes Leocádio ocupou parte da imprensa de Natal, nesta quinta-feira, 21, para afirmar que a sua pré-candidatura a governador está mantida. Ninguém leva a sério, porém.
4 - O presidente da Caern, Sérgio Linhares, anunciou a perfuração de mais dois poços em Mossoró, para melhorar o abastecimento de águas nos bairros Rincão e Aeroporto. Também anunciou esgotamento sanitário no Grande Alto de São Manoel, zona leste.
5 - O Rio Grande do Norte atingiu nesta quinta-feira, 21, 53% do público-alvo vacinado contra a Covid-19. Eram 1.687.167 pessoas imunizadas com duas doses ou dose única da Janssen. Outras 2.483.594 de pessoas receberam a primeira dose.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.