Domingo, 05 de maio de 2024

Postado às 10h30 | 23 Out 2021 | Coluna César Santos - 23 de outubro de 2021

Crédito da foto: Ilustração Shell vai investir em energia verde

DE OLHO NO SETOR EÓLICO DO RN

A Shell, maior multinacional de energia em operação no Brasil, desembarcou no Rio Grande do Norte esta semana em busca de soluções de P&DI - Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - em uma das frentes de expansão em que está de olho no país: a eólica offshore (no mar).

O objetivo é conhecer a experiência do Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) em contribuição para o desenvolvimento tecnológico da área. “A Shell agora está publicamente posicionada também como empresa de geração de energias renováveis e não apenas de óleo e gás.”

A nova marca da Shell vai produzir e comercializar energia elétrica limpa por usinas solares e eólicas, e energia de baixo carbono por térmicas a partir do gás, além de oferecer produtos ambientais como Certificados de Energia Renovável e compensações de carbono. É um passo, segundo a Shell, dentro do que chama de “ambiciosa meta de zerar as emissões líquidas da empresa até 2050” e que já inclui, por exemplo, investimentos anunciados em geração de energia solar.

Na visita ao RN, os executivos mergulharam em dados levantados pelo Instituto e em mapas que mostram o potencial já conhecido do setor eólico no estado, o maior produtor desse tipo de energia em terra no país e o que mais tem investimentos previstos. As respostas que a equipe tem e busca sobre a possível geração do país no mar também entraram em destaque na pauta do encontro.

O ISI-ER, referência da rede de Institutos Senai de Inovação em energia eólica, solar e sustentabilidade, foi a primeira instituição no país a medir em campo o potencial de geração eólica offshore, a energia com parques eólicos instalados no mar.

O setor é objeto de estudos dos pesquisadores do Senai potiguar há mais de 10 anos e, para investidores dessa indústria, começa a despontar com força como possibilidade de negócio. Para se ter ideia, só até agosto, 23 projetos estavam com processos de licenciamento ambiental abertos no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), distribuídos em sete estados, principalmente na região Nordeste. Eles somam uma potência total de 46,63 Gigawatts (GW) - mais que o dobro da capacidade total instalada atualmente em parques eólicos em terra no país, que segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), chega a 19,1 GW.

A Shell ainda não está nessa lista de investidores, mas os planos estão em desenvolvimento de olho especialmente no offshore. A companhia não revela ainda quais seriam as regiões preferenciais para possíveis investimentos. O momento é de coleta de informação e de acompanhamento das movimentações no mercado.

Ainda não existe legislação do offshore, um regulamento bem definido, e assim como outras empresas, a Shell vem acompanhando para ver como isso pode potencialmente se transformar em oportunidade. Isso inclui a questão da mudança de portfólio da empresa, ampliando o portfólio de geração de energia, e a área de pesquisa e tecnologia precisa acompanhar.

Fonte das informações: Senai/RN

 

FRASE

“Temos a ambiciosa meta de zerar as emissões líquidas da empresa até 2050”

Camila Brandão - gerente de Programa de Tecnologia para Soluções de Energia e Descarbonização da Shell

 

OXIGENADO

O ministro Rogério Marinho anunciou nesta sexta-feira, 22, em Natal, o investimento de 280 milhões de reais no Rio Grande do Norte. Os recursos serão aplicados nos próximos anos para garantir a segurança hídrica, saneamento, desenvolvimento regional e social. Com jeitão de candidato a senador, Marinho vai pontuando com a azeitada estrutura do Ministério do Desenvolvimento Regional.

 

MOSSORÓ PREMIADA

Mossoró foi uma das contempladas do Prêmio Band Cidades Excelentes, organizado pela Band/Natal em parceria com o Instituto Aquila. O prêmio leva em conta bem-estar social, saúde, infraestrutura, mobilidade urbana e desenvolvimento. Os índices apurados são resultado da gestão dos últimos anos. Como chefe do Executivo, o prefeito Allyson Bezerra foi receber o prêmio.

 

EM NOVO ENDEREÇO

A ex-prefeita Rosalba Ciarlini transferiu do Sítio Canto para a sede do Progressistas a celebração de seu aniversário, na próxima terça-feira, 26. Durante o dia, Rosalba receberá amigos e correligionários. No final da tarde, será celebrada missa em ação de graças na Igreja São José, zona norte da cidade.

 

SAÚDE, ARNOR

É delicado o quadro de saúde de Arnor Duarte, pai do vereador Didi de Arnor (Progressistas). Ele luta contra um câncer no fígado. Até o fechamento desta edição, Arnor estava internado no hospital da Liga Contra o Câncer, submetendo-se à quimioterapia. Vamos orar.

 

MAU HUMOR

O mercado viveu a sexta-feira, 22, nervosa por conta da saída de quatro auxiliares do ministro da Economia, Paulo Guedes. A bolsa chegou a cair 1,12% e o dólar disparou para mais de R$ 5,7. A pressão é forte contra o Auxílio Brasil (novo Bolsa Família) no valor de R$ 400, o que ameaça furar o teto de gastos. Prepare o bolso.

 

ABSURDO

O Brasil tem mais de 20 milhões de pessoas que não retornaram para completar o ciclo vacinal. O número assusta porque esse universo pode ser vítima e infectar o próximo, fazendo a pandemia voltar com força. É um risco que o País corre.

 

É NOTÍCIA

1 - Inaugurada a nova instalação do Fórum Trabalhista de Mossoró, na "Avenida Judiciária". A solenidade teve a presença da presidente do TRT/RN, desembargadora Maria do Perpétuo Socorro.

2 - O Porcino Park Center recebe neste sábado, 23, a quarta edição da Noite de Louvor e Adoração, com shows dos cantores Chagas Sobrinho, Gabriela Rocha e Anderson Freire. O evento também celebrará os 12 anos da Mister Capas de Mossoró. Às 18h.

3 - A Cervejaria Cabocla abre espaço hoje para tributo a Raul Seixas e Renato Russo. Vamos viajar nos grandes sucessos dos dois ícones do rock brasileiro. A partir das 21 horas.

4 - Hoje tem cantoria para celebrar os 72 anos do poeta Antônio Francisco, com Raimundo Caetano, Severino Feitosa, Amâncio Sobrinho, Kleber Morais e José di Rosa Maria. Dentro do projeto Conversa de Viola, no Espetinho 30 de Setembro, a partir das 20h.

5 - A Neoenergia Cosern prorrogou até 13 de novembro o "Saldão Baixa Renda", que oferece condições para clientes de baixa renda quitarem seus débitos. A forma de parcelamento pode ser em até 10 parcelas no cartão de crédito. É só entrar no portal da empresa.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
impresso
notícia
jornalismo
informação

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO