Domingo, 02 de fevereiro de 2025

Postado às 06h00 | 24 Out 2021 | Coluna César Santos - 24 de outubro de 2021

Crédito da foto: Ilustração Pesquisas mostram polarização entre Fátima Bezerra e Carlos Eduardo

CENÁRIO DA CORRIDA SUCESSÓRIA

Se as eleições fossem hoje, a governadora Fátima Bezerra (PT) e o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), disputariam o segundo turno, com vantagem para a atual chefe do Executivo potiguar. As pesquisas retratam o momento e todas elas apontam para a polarização entre Fátima e Carlos.

A última sondagem publicada, pelo Instituto Consult, encomendada pelo Blog do BG de Natal, mostra Fátima na frente com 31,65% e Carlos em segundo com 28,71%. Levando em conta a margem de erro, que é de 2,3% para mais ou para menos, temos um empate técnico. Os outros nomes oferecidos aos entrevistados pouco somaram, nenhum alcançando dois dígitos.

As pesquisas de outros institutos, mesmo com metodologias diferentes, revelam a mesma tendência, alterando apenas alguns números. Qual a leitura, então, que as pesquisas oferecem?

Três pontos merecem atenção:

1 – A governadora Fátima consolidou o projeto de reeleição, podendo ser dito que, se as eleições acontecessem neste domingo, ela renovaria o mandato.

2 – O favoritismo do momento, porém, não dá a certeza de que Fátima será reeleita. A intenção de votos ainda é baixa para uma candidata favorita. Ademais, Carlos Eduardo se aproximou bastante nas últimas pesquisas. Outro ponto a ser observado é o índice de avaliação do governo, que continua baixo.

3 – O ex-prefeito de Natal cresceu desde que assumiu a pré-candidatura a governador. Ele é o principal adversário da governadora e tem margem para aumentar o seu potencial eleitoral, uma vez que os outros nomes da oposição não conseguiram, até aqui, atrair a simpatia do eleitor.

Pois bem.

O cenário que se apresenta hoje, para ser consolidado, exige que os atores viabilizem os seus palanques. Fátima Bezerra precisa formar um palanque forte. Se for com o MDB, crescerá, haja vista que o partido dos Alves tem base consolidada, presente nos 167 municípios potiguares, mais de 30 prefeitos, mais de 100 vereadores, com capilaridade político-eleitoral.

Já Carlos Eduardo precisa sair do isolamento político para construir uma aliança forte. Ele sozinho não conseguirá o objetivo eleitoral. Não será uma tarefa fácil, principalmente pela posição radical adotada pelo PDT nacional, que condena alianças com partidos da base do presidente Bolsonaro. Uma aliança com o pré-candidato a senador e ministro Rogério Marinho parece improvável, o mesmo se aplica ao grupo do também ministro e pré-candidato a senador Fábio Faria. Carlos Eduardo também tem dificuldade de dialogar com o PSDB do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza. Daí sobra quase nada para ele.

Diante de tal cenário, Fátima Bezerra leva vantagem. As possibilidades de alianças da governadora se fortalecem diante do isolamento de Carlos Eduardo.

Talvez, e provavelmente, seja por isso que Carlos Eduardo, mesmo pré-candidato a governador, não descarta uma postulação ao Senado da República.

E se Fátima e Carlos formarem o palanque para governo e senado?

Bom, vamos deixar as coisas acontecerem.

 

FRASE

“Pesquisas são só mais uma fonte de informação a ser usada pelo eleitor”

MÁRCIA CAVALLARI – Ex-Ibope e agora da Inteligência em Pesquisa e Consultoria, sobre as pesquisas eleitorais

 

NA COLA

O ministro Fábio Faria, das Comunicações, inicia a semana em Caicó, para entregar ações do programa Wi-Fi Brasil. Vai levar conectividade a dez comunidades rurais do Seridó potiguar. A ida de Fábio ao Seridó tem uma pitada político-eleitoral. Ele segue os rastros do ministro Rogério Marinho, seu adversário ao Senado da República, que esteve na região anunciando obras hídricas.

 

OURO NEGRO

O Sindipetro-RN aposta na Justiça para impedir a venda pela Petrobras de 26 campos de produção (23 terrestres e três marítimos), além da Refinaria Clara Camarão, no município de Guamaré/RN. A ação que deu entrada no Tribunal Regional Federal (TRF/5), em Recife/PE, alega queda de produção, na arrecadação e o desemprego que provocaria a privatização dos campos.

 

NA ESCÓCIA

A governadora Fátima Bezerra (PT) foi convidada para palestrar na Escócia como única governadora mulher do Brasil. No evento organizado por uma ONG ligada à ONU, marcada para o início de novembro, a governadora vai abordar as energias renováveis, sobretudo a eólica, que se destaca no RN.

 

BEM NA FITA

O deputado federal Beto Rosado, presidente estadual do Progressistas, acompanha o ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, na "Jornada das Águas". E o ministro tem apresentado Beto como um lutador em defesa da segurança hídrica potiguar.

 

BOATO

O ministro Paulo Guedes afirmou que vai ficar no governo Bolsonaro "até o fim", mas, pelo visto, as especulações vão continuar. Em Brasília, setores da imprensa espalham que o ministério Rogério Marinho está cotado para o lugar de Guedes. As especulações visam desestabilizar a economia e, por gravidade, o governo.

 

SEGURANÇA

A governadora Fátima Bezerra (PT) criou novos batalhões e companhias de Polícia Militar, contemplando regiões interioranas. Beleza. Agora, para funcionar é preciso aumentar o contingente policial. E isso só é possível com concurso público.

 

É NOTÍCIA

1 - Será realizado hoje o lançamento da 33ª Semana Espírita de Mossoró, com Evangelho no Parque, às 8h, no Parque Municipal Maurício Oliveira. Organização do Movimento Espírita de Mossoró.

2 - A Newmar Produções anunciou o cantor Bell Marques como atração do Verão das Antigas 2022. Os chicleteiros estão vibrando. O show do ex-Chiclete com Banana marcará os 10 anos do Verão das Antigas. Agende: dia 7 de janeiro, no Clube Álibi.

3 - Uma brecha na agenda oficial abre caminho para o ministro Fábio Faria, das Comunicações, desembarcar em Mossoró neste início de semana. E a agenda não será administrativa.

4 - O ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro se filiará ao Podemos no dia 10 de novembro, para ser candidato a presidente da República. Moro percorrerá o País com o discurso de combate à corrupção, apresentando a Operação Lava Jato no case de sucesso.

5 - O Rio Grande do Norte chegou a 2.489.499 de pessoas vacinadas com uma dose e 1.710.246 totalmente vacinadas com duas doses ou dose única da Janssen. O número de pessoas que concluiu o ciclo vacinal representa 53% do público-alvo, acima dos 12 anos.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
impresso
notícia
opinião
informação
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO