Domingo, 02 de fevereiro de 2025

Postado às 09h30 | 27 Out 2021 | Coluna César Santos - 27 de outubro de 2021

Crédito da foto: Allan Phablo / PMM Vacinação contra a Covid-19

IGNORÂNCIA OU FALTA DE EMPATIA?

O Ministério da Saúde confirma que mais de 18 milhões de brasileiros que já deveriam ter completado o ciclo de imunização contra a Covid-19, estabelecido pelas autoridades sanitárias, ainda não o fizeram. Não retornaram para a segunda dose de imunizante.

No Rio Grande do Norte, são mais de 200 mil pessoas que não completaram o ciclo vacinal e que, até aqui, não têm se sensibilizado com o apelo das autoridades sanitárias.

O resultado é preocupante - mesmo considerando que, na última semana, este número caiu 10%, baixando de 20 milhões de pessoas cuja segunda dose da vacina estava atrasada, para os atuais 18 milhões.

Em nota, a pasta enfatizou que, para obter a máxima proteção oferecida pelos imunizantes, é preciso tomar as duas doses da vacina.

“A recomendação da pasta é para que os brasileiros completem o ciclo vacinal mesmo se o prazo para a segunda dose estiver atrasado. No caso das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca, o intervalo é de oito semanas. Já para a CoronaVac, a segunda dose deve ser aplicada 4 semanas após a primeira”, acrescentou o ministério, na nota.

O Ministério da Saúde distribuiu mais de 320 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 para estados e municípios. Destas, 270 milhões foram aplicadas. A primeira dose foi aplicada em 153,8 milhões de brasileiros. Pouco mais de 116,1 milhões de pessoas receberam a segunda dose ou dose única e 6 milhões a dose adicional ou de reforço.

Por meio da nota ministerial, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, enfatizou que a ocorrência de novos casos e de mortes em consequência da doença vêm caindo graças à ampla campanha de vacinação.

“Mesmo com um cenário mais tranquilo, com queda no número de casos, óbitos e internações, não dá para relaxar nessa hora. Todos sabemos que só com a segunda dose é que garantimos a máxima proteção contra a doença. Precisamos vencer o vírus. E uma das formas de vencê-lo é vacinar toda a população brasileira”, mencionou Queiroga, citando que a média móvel de casos caiu 85,4% entre abril deste ano e outubro, enquanto a média móvel de mortes diminuiu 88,9%.

 

FRASE

“Mesmo com um cenário mais tranquilo, não dá para relaxar nessa hora”

MARCELO QUEIROGA – Ministro da Saúde apelando às pessoas que não voltaram para a segunda dose

 

EMBARAÇO

A opção do ministro Fábio Faria pelo Progressistas não atrapalha o projeto de reeleição do deputado federal Beto Rosado, presidente estadual da sigla. Porém, cria embaraços. É que Beto é simpático à candidatura ao Senado de outro ministro potiguar, Rogério Marinho, que disputa com Fábio a vaga apoiada pelo presidente Bolsonaro. O parlamentar mossoroense convive bem com os dois.

 

CONSENSO

Beto Rosado deve apostar em consenso no Palácio do Planalto, onde a disputa entre os ministros potiguares será resolvida. O presidente Jair Bolsonaro terá a palavra final, se assim entender. Nesse caso, o escolhido de Bolsonaro terá o apoio do Progressistas. Isso teoricamente, porque outras situações locais podem se sobrepor ao desejo da capital federal. Beto está atento.

 

JOVEM EDIL

O vereador Pedro Gorki (PCdoB) tem apenas 20 anos, o mais jovem da história da Câmara de Natal. Ativista desde a adolescência, com história fincada nas Rocas, ele vem a Mossoró contar um pouco de sua trajetória aos meninos e meninas da União da Juventude Socialista, nos dias 5 e 6 de novembro.

 

JOVEM EDIL II

A título de registro, a Câmara de Mossoró também já teve vereador muito jovem, Herbert Mota foi eleito em 1982 com apenas 20 anos de idade. Ele cumpriu o mandato na Legislatura de 1983/88, com as cores do PMDB. Hoje, advogado, Herbert é especialista em legislação eleitoral, já tendo ocupado a cadeira como juiz eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

 

PASSAPORTE

Como a coluna havia antecipado, a governadora Fátima Bezerra (PT), vai à conferência da ONU, em Glasgow, na Escócia, como conferencista. Ela pediu autorização à Assembleia Legislativa para se ausentar do País entre 1º e 12 de novembro.

 

DESTAQUE

Fátima Bezerra vai palestrar como a única mulher governadora do Brasil e destacará a força do RN na produção de energia verde. A governadora também cumprirá agenda em Copenhague, capital da Dinamarca e Oslo, capital da Noruega.

 

É NOTÍCIA

1 - Hoje é de celebrar os 179 anos da Paróquia de Santa Luzia de Mossoró, com uma série de celebração. Começa logo cedo com a "Manhã de Luz" no Parque Ecológico Professor Maurício Oliveira, às 5h.

2 - A Câmara Municipal de Mossoró aprovou projeto que cria o Seminário Vidas Negras, a ser realizado anualmente sempre na Semana da Consciência Negra, em novembro. O projeto de autoria da vereadora Marleide Cunha (PT) recebeu apoio à unanimidade.

3 - O litro da gasolina já está batendo os R$ 7 em alguns postos de Mossoró. Algumas bombas, mais nervosas, marcam R$ 7,10, para desespero de motoristas e a cesta mensal do pobre.

4 - O senador Renan Calheiros (MDB/AL) colocou mais um inimigo na lista de indiciamentos da CPI da Pandemia: o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS). O texto final, fechado nesta terça-feira, 26, pede o indiciamento do presidente Bolsonaro de outras 80 pessoas.

5 - Os servidores da saúde do RN iniciam greve nesta quarta-feira, 27, por reajuste salarial e outras demandas que estão represadas há uma década, segundo a categoria. A primeira mobilização está marcada para as 9h em frente ao Hospital Walfredo Gurgel.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
jornalismo
notícia
informações
opinião
impresso

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO