O vice-governador Antenor Roberto (PCdoB) governará o Rio Grande do Norte nas duas primeiras semanas de novembro. Ele assumirá o cargo em exercício com a viagem internacional da titular Fátima Bezerra (PT), a ser iniciada na próxima segunda-feira, 1º.
Fátima Bezerra ficará fora do País entre os dias 1º a 14, cumprindo agenda na Escócia, Dinamarca e Noruega, conforme consta no pedido de autorização à Assembleia Legislativa para se afastar do cargo por este período.
A missão oficial começará em Glasgow, na Escócia, onde Fátima Bezerra participará, como palestrante, da 26ª Conferência das Nações Unidas. Única mulher governadora do Brasil, Fátima abordará no evento da ONU o tema: “Gênero, Democracia e Energia Limpa”. Será uma oportunidade de a chefe do Executivo apresentar as ações adotadas no âmbito do RN no setor de energia verde, além das potencialidades econômicas oferecidas pelo estado.
O Rio Grande do Norte se destaca na produção de energia verde, sendo o maior no segmento eólico do País. Essa é uma área que o estado atrai investimentos, daí a importância de a governadora apresentar o case a possíveis investidores.
Depois de Glasgow, Fátima Bezerra seguirá para Copenhague, capital da Dinamarca e Oslo, capital da Noruega. Nesses dois países, a governadora participará de uma série de encontros entre autoridades e interlocutores dinamarqueses e noruegueses no sentido de discutir avanços na implementação de energias renováveis no Rio Grande do Norte.
Fátima Bezerra reforça que as iniciativas “de suma importância para o Estado” vão ao encontro das iniciativas políticas e econômicas, que estão sendo empreendidas e adotadas para obtenção de resultados positivos em nossa economia, cumprindo o papel de melhoria da vida dos potiguares".
Essa será a segunda viagem internacional de Fátima Bezerra desde que assumiu o Governo do Estado. No primeiro ano de gestão, em 2021, a governadora passou 18 dias, entre novembro e dezembro, cumprindo agenda oficial na China, Portugal, França, Roma, Itália e Alemanha.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.