MEU AMIGO LIVRO: OBRIGADO
No Dia Nacional do Livro, hoje, deixamos para o escritor Sérgio Giacomelli, de D'Angelo - O Viajante de Conca, falar de seu amigo de vida, em linhas bem traçadas:
“Amigo livro, nesse teu dia quero agradecer-te pela nossa amizade, pelo companheirismo, por me ensinar tantas coisas. Se todos tivessem um amigo como você, ou melhor, uma amizade como a nossa certamente teríamos pessoas mais cultas, mais justiça social e mais compreensão.
Seria nobre saber que pessoas da zona Sul à zona Norte tivessem a mesma amizade contigo; que indivíduos da cidade e do cerrado tivessem a felicidade de te conhecer desde criança. E sabe por que digo isso? Por que aprendi com você.
Dizem que precisamos ter contato e ouvir os mais velhos para que possamos aprender. Penso que estou no caminho certo porque você, amigo, é tão velho que nem você sabe sua idade. Quantas coisas eu aprendi por estar contigo, te ouvir, aliás, você diz muito, às vezes preciso ser resiliente para separar um tempo para ouvir tuas intermináveis histórias, mas que no final sempre valem a pena.
Confesso que você é um grande companheiro e nunca me abandonou. Esteve sempre comigo nos momentos felizes, tristes, nas noites mal dormidas, você conta histórias ou sempre me ensina algo. Lembro-me daquela noite antes de uma prova difícil que ficou me ensinando até que peguei no sono.
De manhã cedo acordei e você estava lá, ao meu lado, incentivando: "vamos, estuda mais um pouquinho". Lembro-me de outra vez no hospital quando acordei da cirurgia e olhei para o lado, lá estava você. Alguém te deixou lá para que me fizesse companhia e, como bom companheiro, só saiu de lá junto comigo quando fui para casa.
Ah, meu amigo, quantas histórias fascinantes me contou. Eu nunca esqueço daquela de um aventureiro que saiu da África em um barquinho e remou "Cem Dias Entre Céu e Mar" até a costa brasileira. E o dia em que me apresentou "O Pequeno Príncipe"? Este foi marcante, aprendi tanto com ele! E como poderia esquecer de nossas aventuras quando voamos sobre o mar ao lado dos penhascos com o "Fernão Capelo Gaivota"? Aquele pássaro fantástico que me ensinou que podemos voar sempre mais alto.
Contigo conheci lugares incríveis como a Itália onde viajei de Milão à Costa Amalfitana com "O Viajante de Conca". Quantas boas lembranças, quanto conhecimento! Que bom que você se modernizou e fez tantas amizades digitais para compensar aqueles que não te valorizam e te largam às traças.
Seria digno se todos pudessem ter uma amizade como a nossa, essa cumplicidade, maturidade, o respeito que tenho por você, meu milenar amigo. Ah, se todos te conhecessem e pudessem desfrutar das tuas histórias desde o berço e usufruir da tua sabedoria por toda a vida. Sem receio digo que teríamos um mundo mais culto, mais sensato, com mais possibilidades de convergir ideias diferentes, de descortinar verdades escondidas e de descobrir mundos distantes sem sair de dentro de casa.
Mas o que posso dizer por mim é que eu tenho tanto a agradecer por tudo o que fez por mim. Dizem que a gente deve externar os sentimentos, então preciso dizer: eu te amo meu amigo e eu amo a nossa amizade. E que em meu derradeiro dia alguém possa te abrir para que eu possa ouvir de tuas páginas algumas palavras sagradas e descanse em paz.”
FRASE
“Se repetirem 2018, vão para a cadeia”
ALEXANDRE DE MORAES – Ministro sobre o combate às fakes news nas eleições 2022
RECADO DADO
Por unanimidade, o plenário do TSE rejeitou o pedido de cassação da chapa Bolsonaro-Mourão, mas mandou recado para quem pretende fazer campanha com uso de fake news: "Se repetir 2018, irão para a cadeia", avisou o ministro Alexandre de Moraes, que será presidente do TSE nas eleições 2022. O pleito de 2018 foi marcado por mensagens de ódio e proliferação de notícias falsas.
RESPEITE O SERVIDOR
No Dia do Servidor Público, transcorrido nesta quinta-feira, 28, o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) explorou em suas redes sociais que está cuidando bem da categoria ao pagar salário em dia, que é uma obrigação. Do outro lado do balcão, a categoria está cobrando respeito às demandas que estão engavetadas no Palácio da Resistência. E o fim da perseguição política e de ódio.
AUTORIZADA
A Assembleia Legislativa autorizou, nesta quinta-feira, 28, a viagem internacional da governadora Fátima Bezerra (PT) entre os dias 1º a 14 de novembro. A governadora é convidada a participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26), em Glasgow, na Escócia. Depois, Fátima cumprirá agenda oficial na Dinamarca e Noruega.
AUSENTE
Em Glasgow, Fátima Bezerra não correrá risco de encontrar o presidente Jair Bolsonaro. O chefe do Palácio do Planalto decidiu que não vai participar da COP-26. "É uma estratégia nossa, o nosso ministro do Meio Ambiente (Joaquim Leite) vai", justificou em canal de TV.
PRESENTE
Mas, a governadora encontrará na Escócia a prefeita de Jandaíra, Marina Marinho. Ela aceitou o convite do Instituto Alziras para debater o fortalecimento da presença de mulheres na política e na gestão pública. As despesas da viagem estão sendo custeadas pela organização.
JOGO DUPLO
O PSD do RN levou falta na festa de filiação do senador presidenciável Rodrigo Pacheco. O presidente estadual, ex-governador Robinson Faria, não pode aparecer para não causar constrangimento ao filho ministro Fábio Faria. É o jogo duplo.
É NOTÍCIA
1 - O Sesi Clínica de Mossoró foi inaugurado nesta data, em 2003, numa iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do /Rio Grande do Norte e do Serviço Nacional da Indústria.
2 - O Rio de Janeiro é o primeiro estado a abolir o uso obrigatório de máscara. Os municípios, porém, terão que respeitar duas condições: 1 - estar sob risco moderado, baixo ou muito baixo para Covid; 2 - ter concluído a vacinação em 75% do público-alvo.
3 - A imagem de Santa Luzia, dentro dos festejos 2021, fará peregrinação na região do Seridó. Será recepcionada pelos fiéis de Sant'Ana no 13 de novembro, em Caicó, Acari, Jucurutu e Florânia.
4 - Com a Covid-19 sob controle, o prefeito Álvaro Dias (PSDB) decidiu que vai ter o Natal em Natal, um dos principais eventos do calendário da capital potiguar. O retorno, porém, terá custo modesto. As atrações nacionais darão lugar aos artistas da terra.
5 - O RN chegou a 56% do público-alvo totalmente vacinado (duas doses) contra a Covid-19. No final da tarde desta quinta-feira, 28, eram 1.776.760 pessoas nessa condição. Outras 2.506.899 de pessoas já receberam pelo menos a primeira dose de vacina.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.