Domingo, 02 de fevereiro de 2025

Postado às 11h45 | 02 Nov 2021 | Dia de Finados mostra o retrato do abandono do Cemitério São Sebastião; veja as imagens

Crédito da foto: Carlos Costa retrato do abanono no Cemitério São Sebastião de Mossoró

As pessoas que chegaram para visitação no Cemitério São Sebastião, neste Dia de Finados (2), se depararam com o cenário de abandono em várias áreas do principal “campo santo” de Mossoró. Túmulos depredados, piso quebrados e a sujeira tomando conta.

Nem o túmulo do famoso cangaceiro Jararaca, que no passado recente era um dos mais visitados, escapou do abandono. Até a foto do cangaceiro foi arrancada da sepultura.

Outro ponto bastante questionado pelos visitantes é que este ano não houve limpeza nas laterais externas do São Sebastião. Quem passa pelo local percebe o cenário crítico.

É comum, em todos os anos, a Prefeitura de Mossoró realizar a limpeza completa nos cemitérios para receber a população. A operação limpeza alcançava todas as áreas como forma de oferecer as melhores condições possíveis aos visitantes.

O Dia de Finados para os cristãos é uma data para rezar por quem já morreu. A Igreja Católica advoga que é a oportunidade para pedir que as almas que estão no purgatório aflitas, esperando o momento de entrar para o Reino dos Céus, tenham consolo e seu tempo no purgatório possa ser reduzido.

Rezar pelos mortos é uma demonstração de amor e afeto, uma vez que através das orações os fiéis acreditam que o sofrimento daqueles que se foram pode ser diminuído.

As visitas ao cemitério no Dia de Finados também carregam algumas tradições. Acender velas próximas aos túmulos ilumina o caminho dos mortos, já a coroa de flores representa a vitória da vida sobre a morte.

VEJA O ABANDONO DO CEMITÉRIO SÃO SEBASTIÃO EM IMAGENS FEITAS PELO REPÓRTER CARLOS COSTA

Túmulos quebrados

Túmulo transformado em caixa de lixo

Banheiro ao lado da capela sem qualquer limpeza

Túmulo de Jararaca, que no passado era bastante visitado, não tem mais a foto

Bancos quebrados

 

Tags:

Dia de Finados
Mossoró
cemitério
São Sebastião

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO