MOSSORÓ PRECISA DA INDÚSTRIA
A presença da Porcellanatti Revestimentos no Distrito Industrial de Mossoró ganha um novo capítulo que precisa ser acompanhado pela sociedade e, de perto, pelo Ministério Público e Judiciário. O caso é uma mistura de interesses pessoais e políticos, sem observar a importância da atividade econômica para o bem da cidade e da população.
O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) assinou decreto que formaliza a reversão da doação de imóvel em uma área de 20 hectares onde está instalada a unidade de produção de piso da Porcellanatti. Alega, no documento oficial, que a empresa catarinense descumpre a finalidade da doação, já que não produz desde 2014.
O que chama atenção é que a decisão do prefeito acontece no momento que a empresa se prepara para retomar a produção, o que foi amplamente divulgado na imprensa local e estadual, com fotos, imagens e textos. Daí questiona-se: se a Porcellanatti está pronta para voltar a produzir, gerar emprego e renda, por que Allyson quer tirar o terreno da unidade industrial?
A TB Nordeste Indústria e Comércio de Revestimentos S/A, atual denominação da Porcellanatti Revestimentos, emitiu nota para esclarecer o que está acontecendo e, segundo a empresa, restabelecer a verdade sobre a reabertura da fábrica instalada no Distrito Industrial.
A nota afirma que “na fábrica de Mossoró, a TB Nordeste gera – hoje – 150 empregos diretos e indiretos, e já investiu milhões de reais para a sua reativação.” Confirma que “a fábrica tem previsão total de geração de mais de 250 empregos diretos, sendo mais de 1000 empregos indiretos, com investimento total de reativação próxima de 10 milhões de reais.”
A empresa catarinense ainda informa:
1) O fornecimento de energia elétrica e água já foi reestabelecido;
2) Prestadores de serviços diversos já estão contratados, dentre eles os de serviços de saúde aos trabalhadores, de fornecedor de alimentação, segurança privada e de transporte fretado;
3) Está já em curso o fornecimento de matéria-prima para o processo produtivo;
4) As equipes de trabalho estão contratadas e já iniciaram suas atividades na planta;
5) Os equipamentos da fábrica estão sendo ativados, sendo este um processo sensível e de alta complexidade;
6) A área comercial da TB Nordeste já está comercializando os produtos que serão produzidos pela fábrica, com projeção de vendas acima do que inicialmente estimado.
Pois bem.
Temos duas versões se confrontando, no embate público: a oficial, contida no decreto do prefeito Allyson Bezerra, e a da TB Nordeste, exposta na nota de esclarecimento emitida à sociedade mossoroense. Resta, então, tirar a prova dos nove. As autoridades públicas poderiam, e deveriam, fazer uma visita à unidade industrial para verificar – in loco – se a estrutura está pronta para voltar a produzir. Se sim, não há razão para a reversão do terreno; se não, o município deve reverter a área para atrair outras empresas.
Com a palavra, a gestão municipal, o Ministério Público, Judiciário, sindicato dos trabalhadores da indústria e, claro, a direção da TB Nordeste.
O que não pode é Mossoró sair perdendo.
FRASE
“Está 99% fechado. A chance de dar errado é quase zero.”
JAIR BOLSONARO – Presidente confirmando filiação ao PL
ROGÉRIO X FÁBIO
A decisão do presidente Bolsonaro de se filiar ao PL é vitória do ministro Rogério Marinho em detrimento do outro ministro potiguar Fábio Faria. Explica-se: Marinho vai junto com Bolsonaro para o PL, enquanto Fábio caminha para o Progressistas. Por gravidade, Marinho será o candidato a senador pelos liberais de Bolsonaro. Mas, e se Fábio for o indicado do PP a vice na chapa de Bolsonaro?
LIBERAIS
Rogério Marinho não chegará só ao PL, que é presidido no RN pelo deputado federal João Maia. Ele trabalha para levar o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) e todo o seu grupo, que conta com quatro deputados estaduais, dezenas de prefeitos e vereadores. Não será fácil, porém. Ezequiel sabe da importância de ter o controle do PSDB potiguar.
SEPARADOS
Com Bolsonaro no PL, os irmãos deputado João Maia e a senadora Zenaide Maia estarão em palanques opostos nas eleições 2022. Zenaide é oposição radical ao governo Bolsonaro e está engajada na campanha de Lula à presidência em 2022.
EM TEMPO
Não espere os irmãos Maia brigando por Bolsonaro ou Lula. Eles apenas se separaram para somar. Só.
TIRO
A governadora Fátima Bezerra (PT) não tem outra opção senão exonerar Ivenio Hermes da coordenação de Análises Criminais da Secretaria de Segurança. Os tiros que ele disparou contra a casa de um vizinho em Natal fere gravemente a política do desarmamento defendida pela governadora do RN.
TURBULÊNCIA
A Infracea, que administra o velho aeroporto de Mossoró, ameaça suspender as atividades reclamando uma dívida de R$ 470 mil. O Governo do RN diz que não é para tanto, e anuncia que quitará as parcelas de setembro e outubro até o final deste mês de novembro.
MAIS VACINA
70% da população adulta do RN está totalmente imunizada contra a Covid-19. E 88% já recebem a primeira dose de imunizantes.
É NOTÍCIA
1 - Morreu Iris Rezende, ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia pelo MDB. Tinha 87 anos e estava internado há três meses tentando se recuperar de um AVC. Político respeitado.
2 - Nesta data, em 1907, era inaugurada a Capela de Assis, no Colégio Sagrado Coração de Maria. A capela foi construída pelo coronel Miguel Faustino do Monte, também construtor do Sagrado Coração de Jesus, inaugurado em 10 de outubro de 1907.
3 - Hoje completa 11 anos da morte do radialista Nazareno Martins, vítima de um infarto aos 53 anos. Nazareno eternizou o "Bom dia Mossoró", com sucesso nas emissoras de rádio da cidade.
4 - A cidade de Francisco Dantas, no Alto Oeste, vai sediar o I Encontro com a Poesia Popular de Riacho da Thesoura, no Museu da Cultura Popular. Com os poetas Robson Renato, Chico Alexandre, Toinho Alexandre e João Victor. Anota a data: 20 de novembro. Vamos lá
5 - Ministério das Comunicações autorizou a TV Câmara de Mossoró a transmitir a sua programação em sinal aberto em tecnologia digital. A portaria resgata compromisso do ministro Fábio Faria com o presidente do Legislativo mossoroense, Lawrence Amorim.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.