Domingo, 02 de fevereiro de 2025

Postado às 11h45 | 14 Nov 2021 | Coluna César Santos - 14 de novembro de 2021

Crédito da foto: Arquivo/JORNAL DE FATO Deputado federal Beto Rosado durante visita a municípios do RN

JOGO BRUTO NÃO ACEITA COCHILO

O deputado federal Beto Rosado (Progressistas) será reconduzido à presidência do Progressistas no Rio Grande do Norte em assembleia marcada para quinta-feira, 18, na sede em Natal. O diretório estadual deixará de ser provisório para ter registro definitivo. O parlamentar mossoroense trabalha nos próximos dias para fechar a nominata, que provavelmente terá representantes do partido em todas as regiões do estado.

A convenção é importante para Beto. Conduzido à presidência do partido, ele terá maior tranquilidade para organizar a sigla com vistas às eleições 2022, tendo como principal projeto a renovação do seu mandato. E, pela importância que tem o grupo político de Beto, a partir do segundo maior colégio eleitoral do estado, certamente o Progressistas sentará à mesa de discussão da sucessão estadual.

Há, porém, uma discussão que será travada daqui a pouco. O ministro das Comunicações, Fábio Faria, se filiará ao partido para ser candidato ao Senado ou, na melhor das hipóteses, ser o candidato a vice-presidente da República na chapa do presidente Jair Bolsonaro, que está a caminho do PL. O projeto de Fábio desafiará a habilidade política e de articulação do comandante do Progressistas potiguar.

Explica-se:

Fábio Faria tem como parceiro político em Mossoró, principal base política do Progressistas, o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), adversário do grupo de Beto Rosado. Eles travarão disputa em 2022. Allyson escolheu o liderado vereador Lawrence Amorim (Solidariedade), que é presidente da Câmara Municipal, para tentar superar Beto nas urnas.

A desavença entre os dois grupos mossoroenses não é uma questão pessoal, mas de projeto político mesmo. Logo, Fábio Faria não terá como ter o apoio do Progressistas no palanque de Allyson Bezerra.

Outro ponto observado é que o Progressistas potiguar é muito mais próximo de outro ministro de Bolsonaro, Rogério Marinho, titular do Desenvolvimento Regional, que também pretende se candidatar a senador e disputa, nessa linha, com Fábio Faria.

A melhor saída seria a candidatura de Fábio a vice-presidente da República. Daí havia acomodação sem maiores traumas. Com Fábio na sucessão nacional, Rogério naturalmente ficaria com a candidatura de senador e o Progressistas apoiaria ambos sem a perturbação do prefeito Allyson Bezerra.

Como o que está no papel não é a certeza que sairá para a prática, o grupo de Beto Rosado precisará de muita habilidade na condução do projeto político-eleitoral do Progressistas. Não custa lembrar que o partido tem a força da ex-prefeita, ex-governadora e ex-senadora Rosalba Ciarlini, que será candidata em 2022.

O ponto positivo é que Beto Rosado tem o apoio do presidente nacional do Progressistas, deputado André Fufuca (MA), e o aval do líder do partido e ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. No entanto, as armadilhas de Brasília e os interesses do Planalto sugerem que Beto fique atento segundo a segundo, sem colar as pestanas, afinal, o jogo bruto não permite cochilo.

 

FRASE

“Se não tem apoio, pelo menos nos deixem trabalhar”

MARCELO MARCON – Gerente de indústria da Itagres Norte e Sul sobre o decreto do prefeito Allyson Bezerra para tirar a empresa de Mossoró

 

O QUE É QUE HÁ

Para justificar a tentativa de expulsão da Itagres de Mossoró, a gestão Allyson Bezerra diz que já tem três empresas para se instalarem na área ocupada pela catarinense. Se é verdade, e a gente espera que seja, por que a Prefeitura não instala essas empresas em outras áreas no Distrito Industrial? Veja que uma coisa não pode eliminar outra. Ou estaria acontecendo algo fora da pauta do dia?

 

CAFEZINHO

O gerente de indústria da Itagres Norte e Sul, Marcelo Marcon, afirma que a empresa está funcionando e com processo bem avançado para retomada da produção. Os investimentos, segundo ele, são da ordem de R$ 10 milhões. Marcon está no "Cafezinho com César Santos" deste domingo (veja nas páginas 3 e 4): "Só queremos da Prefeitura que nos deixe trabalhar", afirma.

 

ENERGIAS

A governadora Fátima Bezerra (PT) retorna ao Rio Grande do Norte trazendo na bagagem a certeza de investimentos de empresas dinamarquesas em energias renováveis. As parcerias firmadas durante a agenda em Copenhague, se concretizadas, elevarão o estado a outro patamar em nível de País.

 

SEM CORAÇÃO

Os servidores da saúde do município estão colocando o selo de "homem sem coração" no prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade). É a reação à canetada do prefeito que acabou com o adicional de insalubridade dos profissionais da linha de frente do combate à Covid-19 em Mossoró. O sindicato da categoria prepara protesto.

 

SEM CORAÇÃO II

A vereadora Marleide Cunha (PT) saiu em defesa dos castigados servidores da saúde: “Essa é a medalha que o prefeito dá a quem ele mesmo chama de heróis e heroínas. É uma atitude irracional e hipócrita. Conquistamos a insalubridade com luta em 2020 e vamos reconquistá-la com luta e combate à hipocrisia em 2021”.

 

EM BAIXA

A Datafolha afirma que o presidente Bolsonaro tem apenas 20% de aprovação popular. Outros institutos apontam a casa dos 30%. Popularidade baixa para quem deseja renovar o mandato.

 

É NOTÍCIA

3 - A Escola Municipal Francisco Ferreira Souza celebra 18 anos neste domingo, 14. Obra da terceira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini que leva educação a crianças e jovens do sítio Favela.

2 - Nesta segunda-feira, 15, completa 27 anos da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) à presidência do Brasil. Foi eleito em primeiro turno, com a força do Plano Real, que ele implantou como ministro da Economia do presidente Itamar Franco.

3 - Nesta data, em 1986, o PMDB era consagrado nas urnas elegendo grande número de governadores, deputados federais e estaduais. No RN, o governador eleito foi Geraldo José de Melo.

4 - O Rio Grande do Norte tem mais de 240 mil pessoas com a segunda dose de vacina contra a Covid-19 atrasada, sendo mais de 20 mil só em Mossoró. Daí, um alerta: as últimas mortes pela doença no estado foram de pessoas não vacinadas.

5 - Em razão do feriado da Proclamação da República, nesta segunda-feira, o JORNAL DE FATO não circulará com a edição impressa no dia seguinte, mas retorna normalmente na quarta-feira, 17. A cobertura jornalística do feriadão o leitor acompanha no defato.com.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO