Domingo, 02 de fevereiro de 2025

Postado às 10h00 | 18 Nov 2021 | Coluna César Santos - 18 de novembro de 2021

Crédito da foto: Ilustração Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor

DERROTA DE ALLYSON; VITÓRIA DA EDUCAÇÃO

Vamos combinar, as aulas presenciais na rede municipal de ensino de Mossoró só serão retomadas agora porque a imprensa livre e o Ministério Público Estadual (MPRN) cumpriram o papel de defender o bem comum. Não fosse isso, as crianças e jovens da escola pública só voltariam às atividades normais em 2022.

A imprensa livre cumpriu o seu papel. O JORNAL DE FATO levantou voz, os demais veículos fizeram o mesmo. Esta coluna, em seguidas edições, reclamou a falta de compromisso da gestão municipal com a Educação, mostrando como os alunos estavam sendo penalizados.

O MPRN cumpriu a sua missão, de forma plena e decisiva. A ação oferecida à Justiça, que teve resultado positivo, foi providencial para derrubar a frieza de uma gestão descompromissada com a Educação. E o registro deve ser feito: os alunos vão voltar às salas de aulas a partir da próxima segunda-feira, 22, contra a vontade do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade). Ele queria as escolas abertas apenas em 2022.

Perdeu, prefeito; ganhou, Educação.

Veja quanta maldade estava em voga: as crianças e adolescentes de Mossoró não frequentam a sala de aula desde março de 2020. São 20 meses sem atividades presenciais. Retardar o retorno não encontra justificativa mínima que seja. A pandemia da Covid-19 deixou de ser um impedimento às atividades coletivas. A própria gestão municipal tem feito uso disso, promovendo eventos com aglomerações. O prefeito também aglomera em suas visitas diárias aos bairros da cidade, acompanhado de grande quantidade de assessores e apoiadores.

Allyson não podia mais sustentar a decisão de só determinar o retorno das aulas presenciais no próximo ano. Não podia continuar insistindo de o município fechar o segundo ano letivo com atividades remotas, onde a maioria dos alunos não tem acesso à tecnologia. Isso representa um atraso absurdo, sem reparo, que condenaria toda uma geração que depende da escola pública para ter um futuro melhor.

Portanto, o prefeito se negou a reabrir as escolas do município, mas a Justiça foi feita ao acatar a ação patrocinada pelo Ministério Público. O retorno ainda não é total, começa por 47 unidades de ensino infantil, mas abre caminho para a rede de ensino voltar a funcionar.

Que bom, então, que a imprensa livre fez a sua parte, cumpriu o seu dever que vai além de informar. Defender o bem comum é, também, missão de veículos e jornalistas. Isso foi feito. Que bom que o MPRN agiu com responsabilidade, cumprindo o seu dever de zelar pelo interesse público.

É uma vitória das crianças e jovens de Mossoró, ainda não totalmente completa, mas é uma vitória, sim.

Educação, direito de todos e dever do Estado e da família.

Que o prefeito Allyson Bezerra tenha aprendido a lição.

 

FRASE

Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor

PAULO FREIRE – Patrono da Educação do Brasil

 

ACABOU

A Prefeitura de Natal decidiu que o Hospital de Campanha para cuidar de doentes da Covid-19 será fechado após o Carnatal, carnaval fora de época que será realizado em dezembro. Parte do princípio que se tem carnaval, com aglomeração, abraços, beijos etc., não tem mais pandemia. Daí pergunta-se: acabou a pandemia da Covid-19? Com a palavra, as autoridades da saúde pública.

 

AUTONOMIA PLENA

Chegou à Assembleia Legislativa o projeto de lei que dispõe sobre a autonomia de gestão financeira da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A proposta prevê que a instituição terá percentuais da receita líquida do estado a partir de 2,31% em 2022 e seguirá uma crescente até 3,08% em 2024. A partir de 2025, os valores serão negociados entre a Uern e o Governo do Estado.

 

CIMENTO

A governadora Fátima Bezerra (PT) entregou as licenças ambientais para a instalação da nova fábrica de cimento em Mossoró. O governo também oferecerá os incentivos do Proedi. A unidade industrial será instalada em área próxima à estrada da Serra do Mel, a poucos quilômetros do perímetro urbano de Mossoró, com acesso pela BR-304.

 

CIMENTO II

O principal investidor é a espanhola Cementos La Union, que atua também no Egito, no Chile e na República Dominicana. Será investido R$ 1 bilhão. A empresa tem 2.100 hectares de direitos minerais e 800 para exploração de jazidas, com 20% de reserva legal. A unidade inclui exploração mineral e fábrica de cimento.

 

CERBRAS

No WhatsApp do titular da coluna chega a mensagem pergunta: "Quem é que presta assessoria, em Mossoró, à Cerbras Porcellanatti, principal concorrente da Itagres?" E catucou: "Como repórter, você tem a obrigação de saber." Vamos investigar, no bom sentido, claro.

 

FALAR NISSO

A Itagres, sequenciando o processo de reabertura da fábrica de Mossoró, fechou acordo com a Potigás para o fornecimento do gás. É uma das últimas etapas para religação das máquinas.

 

É NOTÍCIA

1 - O RN recebeu nota 9,2% no combate à pandemia da Covid-19, ficando atrás apenas da Paraíba, no Nordeste, que recebeu nota 10. Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

2 - O deputado federal Beto Rosado será aclamado presidente do Progressistas do RN, em convenção do diretório estadual, nesta quinta-feira, 18, na sede em Natal. Beto já preside o diretório provisório da legenda e tem o apoio da cúpula nacional do partido.

3 - O RN deve bater hoje a casa dos 2 milhões de pessoas totalmente vacinadas contra a Covid-19, o que representa 63% da população adulta. Mais de 2,5 milhões de pessoas receberam a D1.

4 - Os servidores estaduais de Saúde, lotados no Hospital Walfredo Gurgel, realizam "apagão" nesta quinta-feira, 18, para protestar contra as condições de trabalho e demandas represadas. A categoria vai manter os 30% do atendimento, conforme manda a lei.

5 - O PL, de Valdemar da Costa Neto, está disposto a dar "carta branca" para filiar o presidente Bolsonaro. Em melhor português: Bolsonaro e os seus meninos vão mandar nos liberais dos estados onde eles têm interesses políticos e eleitorais.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO