RETALHOS DA SEMANA POLÍTICA
Os últimos dias reservaram intensa movimentação nos bastidores da política. De Brasília ao Rio Grande do Norte, que se diga. Quebrou o gelo, vamos assim dizer. E, certamente, daqui pra frente o tabuleiro das eleições gerais 2022 terá suas peças mobilizadas.
Vamos aos fatos:
O deputado federal Beto Rosado usou da habilidade para antecipar a convenção do Progressistas que o aclamou presidente do Diretório Estadual. Contou, em Brasília, com o apoio do presidente nacional do partido, deputado federal André Fufuca, que, inclusive, fez questão se fazer presente na convenção em Natal.
Beto agiu rápido porque havia uma tentativa de manobra de tirar o Progressistas do RN do seu comando e, por gravidade, entregar ao ministro das Comunicações, Fábio Faria (de saída do PSD). Se isso ocorresse, o Progressistas potiguar ficaria alinhado aos adversários de Beto, comandados pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), que será o “cabo eleitoral” da candidatura de Fábio Faria ao Senado da República em Mossoró.
Não por coincidência, Allyson passou a semana na companhia de Fábio Faria em Brasília. Para o grande público, a versão oficial de que estava garimpando recursos federais para Mossoró; nos bastidores, as manobras políticas engendradas para derrubar adversários, no mesmo instante que Beto dava a cartada decisiva, e vitoriosa, de renovar o mandato no comando do Progressistas potiguar.
Noutros gabinetes de Brasília, o deputado federal João Maia, líder do PL potiguar, se movimentou com desenvoltura para ter o ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, em seus quadros. Deve ser confirmado se o presidente Jair Bolsonaro se filiar ao Partido Liberal. Marinho, como se sabe, é o adversário de Fábio Faria na disputa pela candidatura ao Senado. Seguindo com Bolsonaro para o PL, ele ganha força, inclusive, para ter o apoio do Progressistas, de Beto Rosado, que daria resposta contundente à manobra de Fábio Faria para lhe tirar da presidência do partido.
O desenho é este, mas pode ser alterado. Fábio é forte em Brasília e está disposto a usar as armas que tem a favor de seus interesses políticos e eleitorais. Vai conseguir? Ninguém sabe, mas ele está jogando o jogo.
Outro fato provocou nervosismo nos protagonistas da sucessão presidencial. Pela primeira vez uma pesquisa apresentou o ex-juiz Sérgio Moro com dois dígitos: 11% da intenção de votos. A sondagem garimpou a opinião do eleitor após Moro se filiar ao Podemos e discursar como pré-candidato a presidente do Brasil.
De acordo com a pesquisa, repercutida pelo jornalista Diogo Mainardi, Moro é o candidato mais bem posicionado contra Lula (PT) no segundo turno, com 14 pontos de desvantagem: 45% a 31%. Já o presidente Bolsonaro, em um eventual segundo turno com Lula, estaria 18% atrás; Ciro Gomes (PDT), com 23%; e o governador João Doria (PSDB), com 31.
Não se sabe se as próximas pesquisas, de outros institutos, irão confirmar a performance eleitoral de Moro, no entanto, é fato que o ex-juiz da Operação Lava Jato chacoalhou com a corrida presidencial. Mais do que isso, Lula e Bolsonaro são conscientes que estão diante de uma ameaça. Ele pode tirar um dos dois do segundo turno, com risco maior para Bolsonaro.
E para concluir: uma fatia considerável do Centrão começa a ver Sérgio Moro com bons olhos.
FRASE
O Progressistas do RN está cada vez mais forte, cumprindo o seu papel pelo desenvolvimento do estado
BETO ROSADO – Deputado, aclamado presidente do Progressistas no RN
SANTA LUZIA
A Diocese de Mossoró lança neste domingo campanha para estimular os fiéis à vacinação contra a Covid-19. A Igreja pode conscientizar as pessoas para a importância da vacina. Os padres darão testemunho nas missas dominicais e vídeos com os depoimentos serão exibidos nas redes sociais das paróquias. A campanha faz parte da Festa de Santa Luzia, que volta a ser presencial este ano.
SUSPEITA
Pau dos Ferros inteira está de olho em contratos assinados pela prefeita Marianna Almeida (PSD), que beneficia empresas dos irmãos Queiroga (Brunno e Brenna). São contratos para elaboração de projeto (?), sem licitação. Os manos, com origem em Olho d'Água do Borges, têm laços parentescos com Brenno Queiroga, o secretário especial de Mossoró. O MP está sendo convidado.
COMUNICAÇÃO
O jornalista Cabral Neto assume a Secretaria de Comunicação do governo Fátima Bezerra (PT). Já a jornalista Guia Dantas, que estava no cargo desde o início da gestão, passa a cuidar da assessoria especial de imprensa da governadora. A mudança foi anunciada por Fátima Bezerra em suas redes sociais, neste sábado, 20.
DORIA
As prévias do PSDB devem confirmar hoje o governador João Doria candidato do partido à presidência da República. É favorito, embora o governador gaúcho Eduardo Leite tenha aumentando o seu poderio no ninho tucano. O ex-senador Arthur Virgílio corre por fora.
NÃO É FÁCIL
O deputado federal Rafael Motta (PSB) dá sinais que não pretende buscar o terceiro mandato nas eleições 2022. O filho do ex-deputado Ricardo Motta sabe que a sua situação eleitoral é preocupante. Daí, ele tenta "cavar" uma vaga no palanque majoritário da governadora Fátima Bezerra (PT). Não é fácil.
FERIDAS ABERTAS
As eleições da OAB estremeceram gabinetes próximos do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade). Auxiliares viraram adversários ou inimigos mesmo. O prefeito vai precisar de muita habilidade para juntar os advogados secretários.
É NOTÍCIA
1 - Há 14 anos, a tradicional Avenida Presidente Dutra ganhava obra de embelezamento, com urbanização do trecho de entrada para quem vem de Natal. Obra da terceira gestão de Rosalba Ciarlini.
2 - A pandemia da Covid-19 impactou o número de candidatos ao Enem 2021 no Rio Grande do Norte, com queda de 43% de inscritos. Este ano, 71.642 farão as provas hoje e no próximo domingo, 28. No ano passado, foram 129 mil inscritos ao Exame no estado.
3 - As autoridades de saúde de todo o mundo alertam para as mortes por Covid-19 de pessoas não vacinadas. Os números mostram que os que não foram tomar a vacina são maioria no obituário atual.
4 - O Rio Grande do Norte alcança 64% do público-alvo totalmente vacinados com duas doses contra a Covid-19. São mais de 2 milhões de pessoas. O RN + Vacina também aponta que 2.556.264 pessoas haviam tomado a primeira dose até este sábado, 20.
5 - Na agenda em Mossoró, neste sábado, 20, a governadora Fátima Bezerra (PT) reafirmou que o projeto de autonomia financeira da Uern é completo, ou seja, a partir de sua aprovação, a instituição terá autonomia plena de sua gestão. Cabe agora à Assembleia Legislativa fazer a sua parte.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.