Domingo, 02 de fevereiro de 2025

Postado às 11h00 | 02 Dez 2021 | Coluna César Santos - 2 de dezembro de 2021

Crédito da foto: Reprodução J. Belmont no stúdio da Rádio Difusora de Mossorró na década de 80

J. BELMONT COMUNICA SHOW

J. Belmont foi o meu primeiro patrão no rádio mossoroense. Ele me contratou para a secretaria e produção do seu programa “J. Belmont Comunica Show”, líder de audiência nas manhãs da Rádio Difusora AM. Era finalzinho de 1982, ele havia acabado de ser eleito deputado estadual pelo MDB dos Alves, com mais de 20 mil votos.

Belmont se preparava para se ausentar do programa durante a semana, porque no início de 1983 assumiria o mandato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e ficaria em Natal. Ele retornava aos sábados para apresentar o programa. Na semana, a comunicação ficava com os irmãos Paulo e George Wagner, de saudosa memória, e eu fazia a secretaria e produzia alguns quadros, como “O Mundo Maravilhoso da Criança” e o “Repórter Econômico”.

Foi nesse período que eu conheci Ângelo Fernandes, o maior e mais capacitado diretor da história da Rádio Difusora, falecido há seis dias. Quis a vida que ele partisse antes de Belmont, com quem conviveu e dividiu época de ouro em Mossoró. Eram amigos.

Nesta quarta-feira, 1º, J. Belmont respirou pela última vez. Ele lutava pela vida havia dias, em leito do Hospital Wilson Rosado. A notícia de sua morte chegou nas primeiras horas da manhã, estabelecendo um clima de tristeza e luto no rádio mossoroense e potiguar.

Ele saiu cedo de sua terra natal, São José do Campestre, para construir uma história vitoriosa. Como radialista, a partir de 1964, ecoou a sua rara capacidade de comunicação nas emissoras Rádio Trairi AM e Cabugi AM de Natal, onde permaneceu até 1974. Depois, em1975, ingressou na Rádio Difusora AM de Mossoró e trabalhou na Tapuyo AM (hoje RPC) e Libertadora AM. Fez sucesso nas décadas de 70, 80 e 90 com os programas “J. Bemont Comunica Show”, “Cidade Aflita” e “Discoteca do Belmont”. Seu último trabalho se encerrou em 2018, com o programa “J. Belmont nas Tardes da Difusora”.

A popularidade no rádio foi um trampolim para a política. Em 1976, pelo MDB dos Alves, ele se elegeu vereador de Mossoró. Em 1978, foi candidato a deputado federal, ficando na suplência. Em 1982, candidato outra vez, se elegeu deputado estadual, cumprindo mandato até 1986, quando tentou se reeleger, sem sucesso. Belmont ainda tentou voltar à Câmara de Mossoró, também sem obter êxito.

Além do rádio e da política, J.Belmont trabalhou no comércio, ainda jovem, sendo vendedor da loja Big Lar, em Natal. Já vitorioso, em Mossoró, ele investiu em lojas de discos, a Vitrola, no final da década de 80.

José Janildo Belmont completaria 77 anos no próximo dia 17. Era casado com a nutricionista Jarda Jacinta e dessa união nasceu duas filhas: Helena Jacinta e Eloah Jacinta Belmont. Também era pai de Berlene Belmont e tinha outros filhos de relações anteriores.

O rádio mossoroense, certamente, jamais suprirá a lacuna aberta com a partida de J. Belmont, mas ele, não tenha dúvida, continuará comandando audiência, na nossa memória, com o “J. Belmont Comunica Show”, “Cidade Aflita” e “Discoteca da Belmont”.

Descanse em paz, meu amigo.

 

FRASE

Apesar de Beto e Rosalba fazerem parte do PP, não tenho qualquer relação política com eles

FÁBIO FARIA – Que diz que vai se filiar ao Progressistas, mesmo se declarando adversário do presidente do partido, deputado Beto Rosado

 

ÔMICRON

Os veteranos Bell Marques e Márcia Freire abrem hoje a edição 30 anos do Carnatal. Até domingo, 5, mais de uma dezena de atrações cruzaram a avenida que está sendo batizada de "ômicron", a nova variante que está assombrando o mundo. Aliás, foi lançado o desafio para quem encontrar máscara e álcool em gel no meio da folia. Mas, a organização jura que vai respeitar os protocolos sanitários.

 

OFENSIVA

O ex-vereador Soldado Jadson foi orientado a "trabalhar" no reduto eleitoral do vereador Tony Fernandes, ambos são do Solidariedade do prefeito Allyson Bezerra. A ofensiva é para minar a pré-candidatura de Tony a deputado estadual e forçá-lo a desistir. É a guerra declarada pelo Palácio da Resistência contra Tony Fernandes. O vereador de primeiro mandato está anotando tudo no caderninho.

 

AMBIGUIDADE

Em entrevista ao jornalista Saulo Vale, o ministro Fábio Faria (Comunicações) disse que vai se filiar ao Progressistas, mas continuará adversário político do grupo do presidente estadual do partido, deputado federal Beto Rosado. E mais: a sua aliança em Mossoró é com o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), que, por questão pessoal, quer derrotar Beto nas eleições 2022.

 

AMBIGUIDADE II

A ficha de filiação de Fábio ao Progressistas será abonada em Brasília, pelo presidente nacional da sigla, deputado federal André Fufuca. Pedido feito pelo próprio Fábio, para evitar o comando do partido no RN.

 

BOLSONARISMO

O deputado federal General Girão vai levar o bolsonarismo potiguar para o Partido Liberal, presidido no RN pelo deputado federal João Maia. Por gravidade, reforça o palanque do ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento, ao Senado da República nas eleições 2022.

 

TUDO COMO DANTES

Arthur Teixeira (PSB) e Eliane Guedes (MDB), prefeito e vice, tomaram posse oficialmente na Prefeitura de Guamaré. Eles venceram as eleições suplementares. Na plateia, dois ex-prefeitos cassados, Aurélio e Hélio de Willamy, prenúncio de que nada vai mudar.

 

É NOTÍCIA

1 - Nesta data, em 1944, o empresário e jornalista Roberto Marinho inaugurava a Rádio Globo, com um conjunto de emissoras sediadas no RJ. E abriu caminho para a gigante Organizações Globo.

2 - Hoje completa 15 anos da morte do médico Leodécio Fernandes Néo, presidente fundador da extinta Casa de Saúde Santa Luzia, em Mossoró. Ele tinha 70 anos quando sofreu uma parada cardíaca, na sua fazenda Taboleiro. Leodécio também foi político, de pouco sucesso.

3 - O RN tem cerca de 4 mil empregos de saldo positivo em outubro. O número de admissão foi de 15.967, com saldo positivo de 3.893 empregos. É o sexto mês consecutivo de saldo positivo.

4 - A Prefeitura de Natal cancelou o réveillon, com a justificativa que é preciso se prevenir contra a variante ômicron, porém, não cancelou o Natal em Natal, nem proibiu o Carnaval que acontece neste fim de semana. Temos, então, uma variante seletiva. Vá entender.

5 - Sepultado nesta quarta-feira, 1º, em Natal, o corpo do ex-prefeito e ex-vereador Ney Lopes Júnior, filho do ex-deputado federal Ney Lopes. Ele morreu aos 47 anos, vítima de uma parada cardíaca. Ney Júnior era político, advogado e jornalista.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró/RN
notícia
informação
opinião

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO