SANTA LUZIA É LUZ, PREFEITO
Na abertura da Festa de Luzia 2021, noite de sexta-feira, 3, a imagem da santa padroeira, na Avenida Presidente Dutra, estava às escuras. A Prefeitura de Mossoró não acendeu as luzes, ignorando a importância por toda a simbologia que a imagem representa para os fiéis e a cidade.
O desleixo ou a pouca importância que a gestão do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) está dando à Santa Luzia é inadmissível por todos os aspectos, mas dois devem ser grifados:
1 – Santa Luzia e Mossoró formam a mesma história, logo, trata-se do maior patrimônio que esta cidade tem desde o seu princípio.
Talvez, e provavelmente, o atual inquilino do Palácio da Resistência, não sabe que a devoção à Santa Luzia deu vida a Mossoró. Não deve ter lido a história, contada por pesquisadores e historiadores, que afirmam que a capela da padroeira é o marco inicial para o surgimento da cidade.
Certamente, o prefeito nunca ouviu falar sobre o sargento-mor Antônio de Souza Machado, o português dono da propriedade onde foi erguida a capela de Santa Luzia, hoje Catedral, com papel importante exercido pelo padre José dos Santos da Costa, lá em 1872.
Olha, prefeito, imagine qual seria o sentimento dos freis carmelitas, que chegaram aqui no século 18, e que desenvolveram um trabalho importantíssimo no início da devoção à Virgem de Siracusa. E a senhora Rosa Fernandes que trouxe de Portugal uma imagem de Santa Luzia, de madeira, adquirida pelo valor de 15$600, para fortalecer a religiosidade e fé do nosso povo, certamente estaria em lágrimas diante da pouca importância que a Prefeitura, nesse momento, está dando à padroeira.
2 – A Festa de Luzia não representa apenas o momento de religiosidade e fé, ela vai muito além disso, uma vez que se apresenta com potencial para fomentar a economia por meio do turismo religioso.
O efeito econômico da festa, embora ainda intermediário, pode crescer se houver apoio do poder público. Pesquisa realizada em 2020, pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Facem/Uern), apontou que a Festa de Santa Luzia possui atrativo turístico no contexto local, podendo, e devendo, a partir daí, ser explorada economicamente, na geração de emprego e renda.
A pesquisa identificou, durante a edição de 2019, o fluxo de visitantes do Ceará, Paraíba e Pernambuco. A tradicional procissão reuniu naquele ano algo em torno de 100 mil pessoas, o que deve ser repetido, ou superado, na edição 2021.
O apoio dos poderes públicos, das instituições privadas, é decisivo para consolidar o turismo religioso a partir da Festa de Santa Luzia. Isso parece bem claro.
Portanto, não cabe a pouca importância ou qualquer sentimento negativo em relação à padroeira dos mossoroenses. O fato de o prefeito Allyson ser evangélico não justifica a ausência de ação da Prefeitura de apoio à Festa de Santa Luzia.
Que o prefeito possa se tocar, que pelo menos mande acender as luzes da imagem da Santa dos Olhos e da Luz. Esse é um apelo não apenas da comunidade católica, mas de todos os mossoroenses que respeitam o seu maior símbolo.
E que a voz do saudoso padre Américo Vespúcio Simonetti possa tocar o coração do atual chefe do Palácio da Resistência:
“Mossoró com alegria saúda Santa Luzia”
*Somente após críticas feitas pela imprensa livre, repercutida por toda a comunidade, o prefeito Allyson determinou diligências para acender as luzes da imagem de Santa Luzia.
FRASE
“Mossoró com alegria saúda Santa Luzia”
AMÉRICO VESPÚCIO SIMONETTI - Padre, falecido em 2009, que por décadas comandou a procissão de Santa Luzia
AUTONOMIA
O bispo dom Mariano Manzana assina o documento de apoio da Diocese de Mossoró ao projeto de autonomia financeira da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A nota enaltece a importância da instituição na formação de futuras gerações e destaca que o projeto é decisivo para consolidar a autonomia plena da Uern. A Igreja Católica cumpre o seu papel social.
AUTONOMIA II
A Frente Parlamentar e Popular em Defesa da Uern, da Câmara Municipal de Mossoró, se reúne nesta segunda-feira, 6, para oficializar o apoio ao projeto de autonomia financeira da instituição. A reitora Cicília Maia participará do encontro, que tem início às 9h, para detalhar o projeto que está tramitando na Assembleia Legislativa. A frente é presidida pelo vereador Francisco Carlos (PP).
SÓ RITO
Depois de receber em seus quadros o ministro bolsonarista Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, o presidente do PL potiguar, deputado João Maia, diz que vai ouvir os prefeitos, vereadores e dirigentes do partido para definir quais os rumos no RN. Vai apenas cumprir rito, o PL já é bolsonarista.
SAIA JUSTA
João Maia acha que é possível conciliar o PL bolsonarista com os seus deputados George Soares, Ubaldo Fernandes e Kleber Rodrigues, que apoiam o governo Fátima Bezerra, do PT. O trio já disse que caminhará com Fátima nas eleições 2022.
CORDIALIDADE
O prefeito Allyson Bezerra e a ex-prefeita Rosalba Ciarlini se cumprimentaram na abertura da Festa de Santa Luzia. O reencontro foi cordial, bem diferente da relação conflituosa nos debates eleitorais.
É NOTÍCIA
1 - Nesta data, em 2003, a Escola Municipal Professor Antônio da Graça Machado ganhava a sua sede própria. Obra construída e inaugurada na terceira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP).
2 - Está com a vereadora Marleide Cunha (PT) a decisão de ser candidata nas eleições 2022. Tem estímulo do partido e de apoiadores dentro e fora da sigla. Marleide não diz que sim, nem que não. Porém, a postulação é vista como certa pelos mais próximos.
3 - A talentosa mossoroense Bia Gurgel estará presente no Prêmio Hangar, que será realizado neste domingo, 5, Ex-The Voice Kids, Bia subirá ao palco principal do prêmio, no Papódromo em Natal.
4 - O Governo Federal confirmou que começa a pagar o Auxílio Brasil a partir da próxima sexta-feira, 10, e com valor de R$ 400. O novo programa de distribuição de renda, que substituiu o Bolsa Família, também ampliou o número de famílias beneficiadas.
5 - O futebol cearense está em festa com a classificação do Fortaleza para a Libertadores 2022 e ainda pode conquistar uma vaga direto na fase de grupos. O Ceará também pode carimbar vaga na Libertadores. Enquanto isso, o futebol potiguar...
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.