A Assembleia Legislativa aprovou nesta quinta-feira, 16, o Projeto de Lei n.º 411/2021 que institui a Autonomia de Gestão Financeira e Patrimonial da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O projeto foi aprovado por unanimidade e agora segue para ser sancionado pela governadora Fátima Bezerra (PT).
O projeto foi encaminhado pelo Governo do Estado para a Assembleia Legislativa em novembro deste ano. A proposta foi elaborada por uma comissão mista, composta por representantes da Universidade e do Executivo.
A autonomia financeira é uma das pautas mais importantes para a comunidade acadêmica, compromisso da governadora Fátima Bezerra, uma pauta defendida por todos os segmentos. Uma comitiva da Uern acompanhou a votação no Plenário.
A reitora Cicília Maia comemorou a aprovação: “A conquista da autonomia é uma vitória de toda a comunidade acadêmica – que se uniu por esta causa – e de toda a sociedade potiguar que aposta em uma educação pública mais forte, justa e acessível a todas as pessoas”, afirmou Cicília Maia.
O projeto teve como relator o deputado George Soares, que se somou aos parlamentares que fizeram questão de falar em defesa da Uern durante a sessão: Isolda Dantas (PT), Francisco do PT, Kelps Lima, Dr. Bernardo (MDB), Eudiane Macêdo (Pos), Getúlio Rêgo (DEM), Ubaldo Fernandes (PL), Souza Neto (PSB), Vivaldo Costa (PSD), Raimundo Soares (PSDB) e Nelter Queiroz (MDB) exaltaram a relevância e a importância da Uern para o Rio Grande do Norte.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, parabenizou toda a Uern pela conquista da Autonomia.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.