UERN VIVE DIA HISTÓRICO
A sessão da Assembleia Legislativa desta quinta-feira, 16, que aprovou o projeto de autonomia financeira da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), escreve um capítulo importante na história da educação potiguar. Deputados e deputadas entenderam o tamanho do projeto que estavam votando, o significado dele para o futuro da instituição de ensino superior, e colocaram as suas assinaturas nas páginas da Uern.
Quando a governadora Fátima Bezerra (PT) sancionar a lei da autonomia financeira, o que deverá ocorrer logo, consolidará a sua determinação de garantir a autonomia plena da Universidade. A primeira grande ação foi construir o projeto e encaminhá-lo à Assembleia Legislativa, e a segunda e definitiva será assinatura histórica da autonomia.
Conversando recentemente com a reitora Cicília Maia, no “Cafezinho com César Santos”, ela disse, cheia de expectativas, que 2021 seria o ano da Uern. Lembrou que a história da instituição, até aqui, foi construída por quatro grandes momentos: em 1968, a sua criação oficial; em 1987, a estadualização; em 1993, o reconhecimento; e em 2018, o recredenciamento. A autonomia, que agora se apresenta, seria, como de fato será, o quinto grande momento, fazendo de 2021 um marco para a história da Uern.
A história da Uern sempre foi construída por mãos de homens e mulheres laboriosos, dedicados, comprometidos com a educação e com o futuro do RN. Desde o primeiro momento, há mais de cinco décadas, que desafiaram os contrários, não se diminuíram diante de uma elite perversa, que achava que Universidade era coisa para filhos de ricos, e mostraram que a força de Mossoró atravessaria a reta tabajara para se firmar em todo o Rio Grande do Norte.
Vale um capítulo especial para a governadora Fátima Bezerra. A sua assinatura no documento da autonomia financeira representa não a governante, mas o DNA da professora que desde sempre entendeu que o futuro só pode ser trilhado pelos caminhos da educação. Nenhum outro chefe do Estado teve a determinação – e coragem de desafiar as elites e estabelecer em definitivo a autonomia da Universidade dos mossoroenses e norte-rio-grandenses.
A Uern é grande porque se fez grande. Dos seus bancos já saíram mais de 50 mil jovens para o mercado de trabalho e atualmente 12 mil estudantes estão ganhando conhecimento frequentado os seis campi, nove unidades em cidades do interior, distribuídos em 59 cursos de graduação, 22 mestrados e quatro doutorados. Seus 915 professores (efetivos e provisórios) e os 664 técnicos administrativos (efetivos e provisórios) completam o quadro virtuoso e vitorioso do ensino superior gratuito e de qualidade.
Obrigado, deputados;
Obrigado, governadora Fátima Bezerra.
Viva a Uern!
FRASE
“A Uern vai continuar no caminho da democratização do acesso ao ensino superior”
FÁTIMA BEZERRA – Governadora do RN
MERCADO DO BODE
Nesta data, em 1999, era inaugurado o Centro de Comercialização de Animais "Armando Buá", ao lado do campus da Ufersa de Mossoró. O Mercado do Bode foi construído e entregue na primeira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini, como equipamento decisivo para a produção agropecuária da cidade e região. Anos depois, a gestão Rosalba criou a Festa do Bode, consolidando o local.
PALÁCIO DA JUSTIÇA
Há nove anos, a justiça estadual ganhava a nova sede do Fórum Dr. Silveira Martins, anexo ao campus central da Ufersa, zona leste de Mossoró. A obra foi inaugurada pela desembargadora Judite Nunes, então presidente do Tribunal de Justiça do Estado do RN. O complexo judiciário, com dois blocos e vários pavimentos, garantiu melhores condições para as atividades jurídicas da cidade.
TÁ PODENDO
Entrevistado pelo jornalista Saulo Vale, o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) afirmou, com toda a sua humildade, que se a sua esposa Cinthia fosse candidata à deputada estadual ele daria mais de 50 mil votos. "Eu não tenho a menor dúvida disso", disse o chefe do Executivo.
CERTAMENTE...
O ex-vereador Soldado Jadson (Solidariedade), anunciado por Allyson como o seu candidato a deputado estadual, está nas nuvens com a "promessa" de mais de 50 mil votos. Se os votos são de Allyson, pouco importa se o nome é o da primeira-dama ou de Jadson. Com a palavra, as urnas.
QUE COISA
No dia em que é escolhido o "Vereador do Ano" de Mossoró, Genilson Alves (Pros) é denunciado pelo Ministério Público por suposta prática de corrupção e peculato. Como diz nossa gente, saiu do céu para o inferno em minutos. Ele diz que é inocente.
HONRARIA
A ex-governadora Rosalba Ciarlini (Progressistas) recebeu o título de cidadania em Bento Fernandes. O autor da proposta, vereador João do Jaragua (MDB), diz que é em reconhecimento pelas obras e ações que a cidade recebeu do governo Rosalba entre os anos de 2011 a 2014. O título foi aprovado pelos nove vereadores do município.
É NOTÍCIA
1 - Há 32 anos, Fernando Collor de Mello era eleito presidente da República com 35 milhões de votos, derrotando Lula que recebeu 31,1 milhões de votos. Era a esperança de novo tempo. Em vão.
2 - Nesta data, em 2003, eram iniciadas as obras de construção da Faculdade de Medicina da Uern, anexa ao Hospital Tarcísio Maia. Era o primeiro ano da gestão da ex-governadora Wilma de Faria. Hoje, 18 anos depois, o prédio necessita de reforma urgente.
3 - A Uern, por meio do Consepe, decidiu exigir o passaporte vacinal no retorno das aulas presenciais, marcado para fevereiro de 2022. Há quase dois anos, alunos e professores estão em casa.
4 - A Secretaria de Saúde Pública orienta que todas as rodoviárias do Rio Grande do Norte solicitem a comprovação do esquema vacinal (passaporte de vacina). A medida visa a prevenir uma nova onda de casos de Covid-19, diante da chegada da variante Ômicron.
5 - O RN chega a 2,3 milhões de pessoas com o esquema vacinal completo, o que representa 72% do público-alvo da imunização contra a Covid-19. Já 2.610.256 de pessoas receberam a primeira dose. O estado já tem 5.319.903 de doses aplicadas.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.