EDUCAÇÃO NÃO FOI PLANEJADA
O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) decidiu que as aulas do ano letivo 2022 só devem iniciar em março. Decisão crua, sem planejamento, sem respaldo dos professores, dos pais e dos alunos. É o retrato fiel, e absurdo, da forma como a Educação está sendo tratada pela atual gestão municipal.
O calendário letivo, que foi disponibilizado em plataforma eletrônica, está cheio de falhas, algumas bizarras, como a data atrasada em 2019, flagrante que a Secretaria Municipal de Educação sequer teve o cuidado de atualizar o ano, errando até o Control C Control V.
Os alunos da rede municipal vão chegar à sala de aula atrasados em relação a todos os outros segmentos educacionais. As aulas nas escolas privadas, institutos técnicos e universidades serão iniciadas em fevereiro. O município já havia retardado o retorno das aulas presenciais e só reabriu as escolas por decisão judicial, depois das cobranças feitas pelo Ministério Público, que promoveu uma ação civil pública, além de forte pressão exercida pela imprensa livre.
A vontade de Allyson era postergar o máximo possível as atividades educacionais, porque a sua gestão não elaborou qualquer projeto para a Educação. E não tem nada planejado. Veja que o calendário letivo não respeita sequer o Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR - Lei nº 070), quando retira uma semana de férias dos professores durante o recesso do meio do ano, que ocorre entre junho e julho. O recesso contínuo está previsto no artigo 32, da Lei Complementar 070/2012.
A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDISERPUM), Eliete Vieira, foi precisa quando disse que “não sabemos se é desconhecimento ou maldade mesmo”, para ressaltar que “ignorar uma lei municipal e agir de forma unilateral e autoritária para tomar as decisões que atingem toda uma categoria é algo que nos impressiona.”
O que incomoda, causa espanto e preocupação, é a pouca importância que a gestão municipal está dando ao ensino público. As crianças e adolescentes de Mossoró deixaram de frequentar a sala de aula em março de 2020 em razão da pandemia da Covid-19. Mais de 20 meses sem atividades presenciais.
Não se explica retardar o início do ano letivo 2022. Ou tem a justificativa na incapacidade da atual gestão municipal de planejar a Educação. Reclamar que as escolas ainda não estão preparadas, como tem dito em algum momento, é assinar embaixo o termo de incompetência. As escolas ficaram fechadas quase 20 meses, tempo mais do que suficiente para recuperá-las e deixá-las em condições de uso. E nem cabe a desculpa que a atual gestão está apenas começando. Já são quase 12 meses, mais de 353 dias, e o cofre da Educação abarrotado de recursos que não foram gastos porque as despesas foram reduzidas com o fechamento das unidades escolares.
Allyson não pode sustentar a decisão de só iniciar o ano letivo de 2022 em março. Isso representa mais um atraso absurdo, sem reparo, que vai condenar toda uma geração, já bastante prejudicada, que depende da escola pública para ter um futuro melhor.
É a negação do direito à Educação a uma geração de crianças e adolescentes. É o comprometimento de um futuro melhor.
É um preço altíssimo a pagar.
FRASE
“Não sabemos se é desconhecimento ou maldade mesmo”
ELIETE VIEIRA – Sindicalista sobre a retirada de férias dos professores de Mossoró no recesso do meio de ano
MAIS ATUANTE
O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo aponta que o vereador Francisco Carlos (Progressistas) é o mais atuante na Câmara de Mossoró. Ao longo deste ano, ele foi autor de 387 proposições, sendo 4 projetos de lei, 103 emendas, 56 requerimentos e 224 indicações, nas áreas de educação, saúde, cultura, segurança, meio ambiente, causa animal. Além de qualificar o debate na Casa.
PREOCUPANTE
Dados da Secretaria de Saúde do RN apontam que o estado registrou 13 casos de gripe provocados pela Influenza H3N2, o que corresponde a 37% de todas as notificações em 2020, quando o RN registrou 35 casos. A H3N2 é a linhagem que tem sido responsável por surtos da doença em estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. A população deve se preservar além da resistência à Covid.
FALA SÉRIO
O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) foi às redes sociais anunciar a antecipação do 13º salário na sexta-feira, 17. Só não disse que o pagamento foi para os aniversariantes de dezembro. Como se sabe, há décadas a Prefeitura de Mossoró paga o benefício natalino no mês de aniversário dos servidores municipais.
PLACAR DO RN
Dos oito deputados federais do RN, apenas três votaram pelo veto do presidente Bolsonaro ao fundo eleitoral de R$ 5,7 bilhões: Benes Leocádio, General Girão e Carla Dickson. Já no Senado, Jean Paul e Zenaide Maia votaram a favor do fundo bilionário, enquanto Styvenson foi voto vencido.
EM ALTA
O deputado federal Beto Rosado (Progressistas) é disparado o mais citado pelo eleitor de Mossoró para as eleições 2022. Ele aparece na pesquisa Seta com 5,5%. Na sequência vem o deputado Girão (PSL), 0,7%; e os vereadores Larissa Rosado (PSDB) e Lawrence Amorim (Solidariedade), com 0,3%.
RECONHECIMENTO
A preferência por Beto é o reconhecimento do trabalho em favor de Mossoró. O seu mandato já mandou para a cidade mais de R$ 70 milhões em emendas, beneficiando principalmente saúde e infraestrutura.
É NOTÍCIA
1 - Será celebrada neste domingo, 19, missa de 1 ano de falecimento de dona Lourdinha Escóssia, viúva do deputado Vingt Rosado, mãe da ex-deputada Sandra Rosado. Na Catedral de Santa Luzia, às 9h.
2 - Há 42 anos, Pelé assinalava o milésimo gol de sua esplendorosa carreira. Foi de pênalti, superando o goleiro Andrada, na vitória do Santos sobre o Vasco por 2 a 1, no Maracanã. Ao ser festejado, Pelé pediu que o governo olhasse pelas crianças pobres do Brasil.
3 - O presidente Bolsonaro (PL) amarga reprovação de 53% dos brasileiros, segundo pesquisa Datafolha. Apenas 22% do total dos entrevistados avaliaram o governo como bom ou ótimo.
4 - Geraldo Alckmin, ainda no PSDB, lidera com 28% a corrida pelo governo de São Paulo, segundo a Datafolha. O segundo é Fernando Haddad, do PT, com 19%. O cenário favorece a ida de Alckmin para vice de Lula, deixando Haddad na dianteira em SP.
5 - O RN já recebeu do Ministério da Saúde 6.598.310 de doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, 5.343.462 haviam sido aplicadas até este sábado, 18. Mais de 2,3 milhões de pessoas residentes no RN completaram o esquema vacinal (72%).
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.