Sábado, 01 de fevereiro de 2025

Postado às 11h30 | 23 Dez 2021 | Coluna César Santos - 23 de dezembro de 2021

Crédito da foto: Reprodução Charge de Cazo mostra a cena comum em Brasília

LIÇÃO DE PRIMEIRO MUNDO

O deputado inglês Chris Huhne foi flagrado pelo radar em velocidade não permitida. Para não perder a carta de habilitação, pediu à esposa Vicky Price que assumisse a culpa. Mais tarde, foi nomeado ministro. Só que o casamento acabou, Vicky Price revelou a história, Chris Huhne se demitiu do Ministério e renunciou ao Parlamento.

Acontece que na Inglaterra é crime mentir à Justiça (aqui também, mas lá é levado a sério). Processo contra os dois, ambos condenados a oito meses de prisão e à multa de 120 mil libras.

Segredo de Justiça? Não, processo público, normal.

Segurança nacional? Não, infrator é infrator, ocupe ou não algum posto importante.

 Como reagiu o Governo à condenação de seu ministro? O então primeiro-ministro David Cameron não botou a culpa na “mídia tendenciosa” ou algo parecido.

O que disse: “é bom que todos saibam que ninguém, por maior e mais poderoso que seja, está fora do alcance dos braços da lei”.

A propósito, descobriu-se que Vicky Price, quando decidiu contar a história, conversou primeiro com uma vizinha, a juíza Constance Briscoe, que a orientou na divulgação da notícia de maneira a facilitar a intervenção do Judiciário.

Como lá é a Inglaterra, os juízes não podem fazer essas coisas. A juíza foi processada, condenada a 16 meses de prisão e, ao ser condenada, automaticamente perdeu o cargo no Poder Judiciário. É inimaginável que alguém se mantenha como juiz depois de condenado. E jamais se pensaria em elegê-la para algum posto político.

Esses países de Primeiro Mundo são muito estranhos.

O excesso de velocidade de Chris Huhnes ocorreu em 2003. A denúncia foi feita por Vicky Price em 2011, quando ele o deixou. Prescrição? Nada disso. Ela confessou sua participação, fez a delação, mas não foi premiada: era crime, foi processada e condenada também.

Descoberto o papel da juíza Constance Briscoe, em poucos meses estava julgada, condenada e demitida do cargo.

A história contada acima pelo jornalista Carlos Brickmann, encontrada por ele no blog do jornalista Gerson Guelman (https://gersonguelmann.com.br/blog), que publicou originalmente em 8 de janeiro de 2018, faz matar de vergonha o comportamento, digamos, maroto dos brasileiros de todos os níveis, com raríssimas ou quase nenhuma exceção.

Por essas bandas, tomadas dos índios, o politicamente correto é se dar bem. E nem de longe essa constatação alcança apenas políticos e autoridades outras. Cortar filas em bancos, cortar sinais de trânsito, tomar a vaga de quem precisa dos programas sociais etc., fazem parte do metiê dos brasileiros.

O negócio aqui é se dar bem. O sabido é o caro. O honesto, o otário. Por isso, o desfile em Brasília dos Renans da vida. E nem ouse reclamar, somos nós, eleitores, que legitimamos a turma do dinheiro da cueca.  

E assim continuará.

 

FRASE

“Decisão judicial se cumpre, mas pode ser questionada”

ALLYSON BEZERRA – Prefeito sobre a decisão do TJRN que derrubou o orçamento 2022

 

ABSURDO

O prefeito Allyson Bezerra comunicou que não renovará contrato com os médicos que atuam na UTI pediátrica de Mossoró. Não justificou o motivo, apenas determinou o corte do serviço que vem sendo prestado há oito anos. A coluna apurou que a intenção de Allyson foi beneficiar a SAMA, que assumirá o serviço. Essa cooperativa surgiu na era Silveira, com contratos milionários.

 

CURTA

A Associação dos Docentes da Uern lança hoje, às 10h, o curta-metragem "Reinventando a Vida", que narra histórias de personagens ligados à entidade e que tiveram suas vidas impactadas pela pandemia da Covid-19 e o decorrente isolamento social. O documentário foi produzido pela assessoria de comunicação. Confira o curta de 20 minutos no canal do YouTube da Aduern.

 

ARENGA NO PODER

Nas últimas quatro décadas, apenas três prefeitos de Mossoró brigaram com os seus vices: Dix-huit Rosado (1993/1996) rompeu com a sobrinha Sandra Rosado; Silveira Júnior (2013/2016) brigou com o petista Luiz Carlos; e agora Allyson Bezerra rompido com Fernandinho das Padarias.

 

SEGUE

Apenas Dix-huit não concluiu o mandato na Prefeitura, por falecimento. Ele partiu faltando 70 dias para encerrar a gestão. Sandra Rosado assumiu o município entre 22 de outubro a 31 de dezembro de 1996.

 

RECEITA ESVAZIADA

A debandada na Receita Federal, após cortes e reajuste de policiais no orçamento 2022, também atingiu o órgão no RN. Seis auditores fiscais e mais um analista tributário deixaram os cargos de chefia que ocupavam no Estado. Também saíram os chefes da equipe de vigilância e repressão, o da equipe de despacho aduaneiro e o da inspetoria do Porto e Aeroporto de Natal.

 

EMERGÊNCIA

O Ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu situação de emergência em São Paulo do Potengi, Upanema, Bodó, Acari e Angicos. Com reconhecimento, os municípios podem pedir recursos federais para socorrer a população afetada.

 

É NOTÍCIA

1 - Apodi e Caicó, detentores dos maiores carnavais do RN, ainda não têm definição sobre o Carnaval 2022. Vão aguardar mais um pouco o quadro de pandemia com a chegada da nova variante.

2 - OAB Mossoró marcou a posse da nova diretoria para o dia 29 deste mês, na sede da Ordem, às 8h30. Serão empossados o presidente Hermeson Pinheiro, vice-presidente Diana Paula e demais diretores da Subseccional de Mossoró.

3 - A lacração do momento é o bate-boca nas redes sociais de Thiago Leifert e o ator Ícaro Silva sobre a mediocridade, ou não, do Big Brother Brasil. E isso diz muito do que o Brasil é. Meu Deus.

4 - A Secretaria de Saúde Pública do RN orienta a população a procurar os postos de vacinação ou a unidade mais próxima da sua casa para garantir a vacinação contra a Influenza A. Se faz necessário, e urgente, diante do aumento de número de casos no Estado.

5 - A diretoria da CDL apresenta hoje prestação de contas das atividades 2021 e divulgará número de pesquisa referente à economia e à política da cidade. O presidente Stênio Max receberá jornalistas na sede da entidade, Centro de Mossoró, às 15h.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoro
jornalismo
impresso
notícia
opinião

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO