TS2 VAI ALÉM DOS NÚMEROS
O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) tem motivo para comemorar a pesquisa TS2/CDL que aponta alto índice de aprovação popular de sua administração. 73,28% dos entrevistados estão satisfeitos com a atual gestão e 16% desaprovam.
Quando vai para a avaliação, há uma queda, mas sem comprometer a boa performance popular. Segundo a pesquisa, 58,34% das pessoas responderam que a administração é “ótima ou boa”, enquanto 13,06% consideram “ruim ou péssima”. Outros 23,90% dos entrevistados compreendem que a gestão é apenas “regular”.
A TS2 oferece outros números que merecem uma observação mais criteriosa, sob o ponto de vista político-eleitoral. Quando o instituto pede aos entrevistados para apontarem os seus escolhidos para as eleições 2022, nenhum dos nomes apoiados pelo prefeito Allyson, já declarados, inclusive, aparece em primeiro lugar. Já a oposição emplaca os primeiros lugares para Presidência da República, Governo do Estado, Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa.
Veja:
- O ex-presidente Lula (PT) é disparado o mais citado para presidente; Allyson está ligado ao bolsonarismo via ministro Fábio Faria, das Comunicações;
- A governadora Fátima Bezerra (PT) lidera a corrida para o Governo do RN; Allyson apoia a pré-candidatura do seu secretário especial Brenno Queiroga (Solidariedade);
- Ex-prefeita Rosalba Ciarlini (Progressistas), embora não tenha se declarado candidata, lidera a disputa pelo Senado; Allyson apoia Fábio Faria, inclusive, tendo anunciado publicamente;
- O deputado federal Beto Rosado (Progressistas) lidera a lista dos candidatos à Câmara dos Deputados; Allyson apoia a pré-candidatura do presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim (Solidariedade);
- A deputada Isolda Dantas (PT) aparece na pesquisa liderando a corrida para a Assembleia Legislativa; Allyson anunciou o apoio ao ex-vereador Soldado Jadson (Solidariedade).
Portanto, levando em conta que pesquisa mostra o cenário do momento, pode-se afirmar que se as eleições fossem hoje todos os candidatos apoiados pelo prefeito perderiam em Mossoró. Repito, se as eleições fossem hoje.
A leitura crua é que o prefeito mantém popularidade em alta, mas não consegue transferir para os seus candidatos. Transferir votos não é uma tarefa fácil, mas o gestor público, com a força da máquina, sempre consegue beneficiar os seus escolhidos. Dessa forma, Allyson pode perfeitamente alterar esse quadro no ano eleitoral. Não é uma certeza, porém.
Talvez, e provavelmente, a leitura mais importante da pesquisa esteja sendo feita pelos dois grupos de oposição ao gestor municipal, liderados pelo rosalbismo e pelo PT. Juntos, eles poderão se firmar como a grande força nas eleições do próximo ano. A pesquisa TS2 aponta para essa possibilidade.
O rosalbismo e o PT podem se unir? Pode. Vão se unir? Aí são outros quinhentos.
O fato é que o resultado do trabalho do instituto TS2, muito mais do que a vibração das torcidas, sugere possibilidades que os grupos políticos passam a considerar.
FRASE
“Se não sabes o que presentear a teus seres mais queridos no Natal, presenteie-lhes teu amor”
AUTOR DESCONHECIDO – Sobre o Natal
UTI PEDIÁTRICA
Correria intensa na Secretaria de Saúde de Mossoró para garantir os serviços de UTI pediátrica a partir de segunda-feira, depois de o prefeito Allyson Bezerra ter decidido não renovar o contrato com os pediatras intensivistas. O Ministério Público recomendou o funcionamento ininterrupto do serviço. A nova empresa escolhida por Allyson tem 48 horas para organizar a sua equipe.
MUITO CUIDADO
A gripe Influenza A (H3N2) assusta os natalenses nos últimos dias. Hospitais públicos e privados estão superlotados. Médicos de plantão não pararam nas últimas 48 horas. A Secretaria de Saúde Rio Grande do Norte admitiu que o estado vive um surto de gripe. As pessoas devem evitar a capital potiguar nos próximos dias. E a melhor prevenção é tomar a vacina contra a Influenza.
GREGOS...
A pesquisa TS2/CDL agrada gregos e troianos em Mossoró. A torcida do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) vibra com aprovação de 73,28%, segundo a pesquisa. Os partidários do rosalbismo comemoram a performance de Rosalba Ciarlini, primeira colocada para o Senado, e de Beto Rosado, mais citado para a Câmara.
...E TROIANOS
Já os petistas se animaram com o desempenho da governadora Fátima Bezerra, primeira colocada para o governo em 2022, e de Isolda Dantas, a mais citada para a Assembleia Legislativa.
TRANSPOSIÇÃO
Ficou para fevereiro de 2022 a chegada das águas do rio São Francisco. O presidente Bolsonaro (PL) estará presente junto com o ministro Rogério Marinho (PL), do Desenvolvimento Regional. Solenidade deverá ser em Jardim de Piranhas, na região do Seridó potiguar.
ANOTE
A primeira pesquisa sobre as eleições no Rio Grande do Norte em 2022, que já deverá ser registrada na Justiça Eleitoral, deve constar o nome de Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) para governador. Autorizado por ele, provavelmente. O presidente da Assembleia Legislativa vai estimular o seu nome para bater o martelo se o eleitor comprar a ideia.
É NOTÍCIA
1 - Registra-se, hoje, dez anos da morte de Raimundo Barbosa Filho, Barbosinha, o professor de engenharia da UFRN que fez história em Mossoró, dirigindo por anos o Hotel Thermas.
2 - Neste domingo, 26, completará 19 anos que o Cine Teatro Cid era devolvido à cultura de Mossoró como Teatro Estadual Lauro Monte Filho, totalmente reformado. Obra da segunda gestão do governador Garibaldi Alves Filho (MDB).
3 - O Partage Shopping Mossoró funciona neste sábado, 25, apenas com as áreas de lazer e de alimentação. Das 10h às 22h. As lojas só retomarão as atividades no domingo, 26.
4 - Datafolha mostra que 37% dos brasileiros que ganham até dois salários mínimos sofrem com a falta de comida. A pesquisa também mostrou que o Nordeste é a região com mais pessoas nessa situação. São os efeitos da pandemia da Covid-19 na mesa do povo.
5 - Em razão do feriadão do Natal, que emenda o sábado e o domingo, a edição impressa do JORNAL DO FATO voltará a circular na terça-feira, 28. A edição hoje traz todos os cadernos temáticos do domingo. O defato.com faz a cobertura em tempo real.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.