ELES VÃO CONTINUAR MANDANDO
Bolsonaro, Lula, Doria, Moro, Rodrigo Pacheco? Tanto faz: seja quem for o presidente eleito, quem vai mandar no país é o pessoal que já manda faz tempo – Valdemar Costa Neto, Ciro Nogueira, Roberto Jefferson, o pastor Feliciano, Silas Malafaia.
Esses não precisam ser eleitos para a Presidência para mandar no país: basta eleger-se alguma coisa para desfrutar de privilégio de foro, receber passagens gratuitas para o Brasil e o Exterior, boas refeições com bons vinhos e uísque para discutir política com os colegas - afinal, eles é que trabalham no lugar dos presidentes, que quanto maiores as crises mais sentem necessidade de salgar as bundinhas em belos recantos marinhos, com comitivas, hospedagem chique, boas diárias de viagem – e também merecem ser bem tratados pelos cofres públicos.
Vale para todos? Vale:
Renan Calheiros era inimigo de Collor, ajudou a elegê-lo presidente, foi ministro de Fernando Henrique, apoiou Lula (e foi condecorado por ele) e, de 2005 para cá, foi três vezes presidente do Senado.
Aquele pessoal do Centrão que chamava Bolsonaro de fascista, que ouviu o general Augusto Heleno cantar “Se gritar Pega, Centrão, não fica um, meu irmão (...)” não está hoje com o general, que os trata de Vossas Excelências?
Um presidente ou outro, tanto faz. Bolsonaro se apresenta como o antiLula. Lula, como o antiBolsonaro. E daí? Alguns presidentes falam mais bobagens que os outros. Mas quem manda não são eles. Ficam iguais.
O jornalista Carlos Brickmann, autor do texto acima, foi preciso, na mosca. É exatamente isso que vai acontecer. Na adianta brigar por este ou aquele candidato, qualquer que seja o eleito, quem vai governar o país é a velha turma de sempre.
E nada mais acrescentar. Ou fazer.
FRASE
“Ninguém ouse mais ameaçar a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte”
FÁTIMA BEZERRA – Governadora do RN ao assinar a lei da autonomia financeira da Uern
PALAVRA DADA
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, resgatou um dos compromissos firmados com o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade). Conseguiu liberar, junto ao colega Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, 15 milhões de reais para Mossoró. A portaria liberando os recursos foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 29. O dinheiro será aplicado em benefícios à saúde pública.
PALAVRA DADA II
As outras promessas feitas por Fábio Faria foram: R$ 4 milhões para assistência social, construção de duas escolas, duas UEIs, 12 ônibus e a iluminação do Complexo Viário Abolição; R$ 1 milhão para pavimentação da estrada de Alagoinha, na zona rural; antena telefônica para Maísa; e entrega de 120 computadores para as escolas da rede municipal de ensino. Estamos de olho.
UERN
O padre Sátiro Cavalcanti Dantas se emocionou no momento que a governadora Fátima Bezerra (PT) assinou a lei da autonomia de gestão financeira da Uern. Ninguém mais do que ele sonhou e lutou pela autonomia da instituição. A maior luta depois da estadualização, também conquistada com a determinação do reitor Sátiro.
UERN II
A governadora Fátima também discursou com a voz embargada. Lembrou-se de sua luta pela educação desde sempre. E destacou que foi preciso uma governadora professora e de origem humildade fazer o enfrentamento às elites para garantir a autonomia da Uern.
UERN III
A reitora Cicília Maia fez um discurso técnico, enalteceu a importância da autonomia plena, sendo a Uern a segunda universidade estadual do Nordeste a conquistar essa condição. Afirmou que está preparada para conduzir esse novo momento, que vai exigir muito. E, ao final, não segurou a emoção ao comemorar a vitória de uma luta histórica.
EX-REITORES
Outros três ex-reitores estavam presentes na solenidade da autonomia financeira da Uern: Fátima Raquel, Genivan Josué Batista e José Walter da Fonseca.
É NOTÍCIA
1 - O Hotel Villa Oeste, em Mossoró, celebra 17 anos nesta quinta-feira, 30. Foi inaugurado pelo empresário Rútilo Coelho em 2004, na área do antigo shopping Coelhão, Ilha de Santa Luzia.
2 - Os municípios que ainda têm estoque de doses de vacinas contra a Influenza devem priorizar os grupos como idosos, crianças de seis meses até cinco anos e pessoas imunossuprimidas. Como a procura está intensa, os outros grupos, de menor risco, vão esperar.
3 - Será celebrada hoje a missa de 30º dia da morte do radialista e político José Janildo Belmont. A celebração está marcada para as 17h, na Catedral de Santa Luzia, em Mossoró.
4 - Hoje completa 19 anos da morte de dona Naide Medeiros Rosado, viúva do prefeito Jerônimo Dix-huit Rosado Maia. Tia Naide, como era carinhosamente chamada, deixou seis filhos: Liana, Mário Rosado, Margarida, Cristina, Neide e Carlos Antônio Rosado.
5 - Hoje é o último dia do ano de atendimento ao público nas agências bancárias. Amanhã, 31, o expediente será inclusivamente interno, como acontece todos os anos. As agências voltam a atender ao público somente na segunda-feira, 3 de janeiro de 2022.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.