PRIORIDADE É O PLANO EXECUTIVO
Na entrevista ao “Cafezinho com César Santos”, publicada na primeira edição do ano do Jornal de Fato, a governadora Fátima Bezerra foi direto ao ponto: a prioridade do PT nas eleições 2022 é o plano Executivo: Lula, no Brasil; Fátima, no Rio Grande do Norte. Todas as articulações terão esse direcionamento.
A fala da governadora é de simples entendimento. Veja:
O PT caminha para voltar ao Poder central com Lula. O ex-presidente lidera todas as pesquisas eleitorais divulgadas em 2021, com vantagem confortável em relação aos demais. Mas, para manter e consolidar o favoritismo, precisa trabalhar alianças que venham a fortalecer o projeto.
Já Fátima Bezerra é a única possibilidade de o PT renovar o poder nos estados, somando-se ao fato de o Rio Grande do Norte ter a única mulher governadora do País. A própria presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, em depoimento recente, destacou esse cenário e afirmou que a reeleição de Fátima Bezerra é prioridade.
Na sequência da entrevista, a governadora disse que o PT está dialogando com todos os partidos que queiram se somar ao projeto de 2018, quando ela foi eleita para reconstruir o estado. Na lista, além de aliados com afinidades ideológicas, como PCdoB e PSB, o PT está dialogando com o MDB, do deputado Walter Alves e do ex-senador Garibaldi Filho, e aberto para conversar com o PDT, se for a vontade do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo.
Evidentemente que conversa não é aliança, logo, nada está definido. Mas, como conjecturar não paga imposto, temos um campo fértil para isso. Por exemplo, os mais açodados podem “anunciar” a chapa Fátima/Walter Alves. Possível? Claro que sim. Aliás, na entrevista ao Blog do BG, em que anunciou o rompimento político e familiar com Henrique Alves, Garibaldi disse que ele poderá ser candidato a deputado federal, por gravidade, Walter disputaria as eleições em outra posição, no caso, de candidato a vice-governador.
Noutra aponta dos Alves, é alimentado o desejo de Carlos Eduardo retirar a pré-candidatura a governador para ser candidato a senador de Fátima Bezerra. A sua presença na chapa atenuaria dificuldades que a governadora enfrenta em Natal, onde Carlos, reconhecidamente, é o maior eleitor. Só há um porém: uma chapa de Fátima com dois Alves traria um desgaste considerável porque se tornaria antipático uma chapa com muitos Alves.
Ademais, o PT teria dificuldade para encontrar uma solução para o vice-governador Antenor Roberto (PCdoB), que tem sido um companheiro fiel e de todas as horas, e para o senador Jean Paul Prates, que pretende exercer o direito à reeleição. Jean tem recebido elogios da governadora em todas as oportunidades, embora ela não crave o senador em sua chapa 2022.
Pois bem.
Conjecturas à parte, uma certeza é inegociável: a prioridade do PT no Rio Grande do Norte é a reeleição da governadora Fátima Bezerra. Tudo que for produzido convergirá para o plano Executivo. Pode ter certeza.
FRASE
“Se o PDT sinalizar que quer integrar a nossa aliança, sim, estamos abertos a conversar”
FÁTIMA BEZERRA – Governadora sobre as eleições 2022
TIBAU DE TODOS
Não fui a Tibau no Fim de Ano, optei pelo sertão oestano, mas pretendo ir na temporada que está começando. De logo, afirmo: minha reclamação será zero. Sei que vou encontrar o caos no trânsito e os serviços precários, mas consciente que é isso que acontece quando um município de 5 mil habitantes recebe a visita de 100 mil pessoas ao mesmo tempo. Portanto, reclamação zero.
PETROBRAS
O engenheiro potiguar Juliano de Carvalho Dantas é o novo diretor executivo de Transformação Digital e Inovação da Petrobras. Ele cursou Engenharia mecânica pela UFRN e é pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela FGV. É a primeira vez, em mais 40 anos da presença da Petrobras no RN, que o estado é representado num cargo de destaque da estatal.
CLÃ ALVES
Só agora o ex-senador Garibaldi Filho tornou público o rompimento político e familiar com Henrique Alves, que ocorreu há três anos. Ele não perdoou o primo que tentou derrotar o deputado Walter Alves em 2018, transferindo as bases do "bacurau" para Benes Leocádio.
NÃO TEM VOLTA
Com apoio de Henrique, Benes foi eleito de sobra. Já Walter teve enorme dificuldades para renovar o mandato. A partir daí, a relação Garibaldi e Henrique se deteriorou e ficou insuportável quando Henrique tentou tirar o MDB do controle de Walter Alves/Garibaldi.
SÓ DEUS NA CAUSA
Na guerra política, onde a vida é o que menos interessa, o deputado federal bolsonarista General Girão (PSL) disse que foi "cobaia" de vacina e que seus netos não vão se vacinar contra a Covid-19. O parlamentar ignora que é a vacina que está derrotando o mal. Que Deus, então, proteja os netos do general.
ENQUANTO ISSO...
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirma que vacinas para crianças de 5 a 11 anos chegará ao Brasil na segunda quinzena de janeiro. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, no dia 16 de dezembro, a aplicação da vacina da Pfizer para crianças. Que chegue logo.
É NOTÍCIA
1 - O presidente Bolsonaro já passou por seis cirurgias desde que sofreu a facada nas eleições de 2018 e, provavelmente, terá que passar por mais uma intervenção. Ele está internado em São Paulo.
2 - A Uern está de luto com a morte de Patrícia Daniele de Paz Bezerra, que era dos quadros da Faculdade de Letras do campus central. Também era egressa do curso de Comunicação Social. Sepultada nesta segunda-feira, no Morada da Paz. Que descanse em paz.
3 - O prefeito Arthur Vale (DEM), de Governador Dix-sept Rosado terminou o primeiro ano do mandato com aprovação de 93%. E apenas 3% desaprovam. É o que diz a pesquisa Planus.
4 - O cantor Wesley Safadão retoma agenda de shows no próximo fim de semana, após suspender agenda em razão de casos de Covid entre os componentes de sua banda. E um dos shows será no "Jegue Folia", na cidade de Marcelino Vieira, sexta-feira, 7.
5 - O programa do Faustão na Band terá os mesmos quadros que ele apresentava na Globo, mudando apenas o nome: vídeo cassetadas, Pizzaria do Faustão, Churrascão do Faustão, Na Pista do Sucesso, Esta é sua Vida, Grana ou Fama e Dança das Feras. Estreia dia 17.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.