Sábado, 01 de fevereiro de 2025

Postado às 10h00 | 07 Jan 2022 | Coluna César Santos - 7 de janeiro de 2022

Crédito da foto: Ilustração Vacina salva vidas

DESPERDÍCIO DE VACINAS NO RN

Reportagem assinada pelos jornalistas Igor Jácome e Emmily Virgílio, do portal G1 RN e Inter TV Cabugi, revela que o Rio Grande do Norte perdeu mais de 39,5 mil doses de vacina Pfizer contra a Covid-19. Natal e Mossoró lideram o ranking do desperdício, com 21.900 doses na capital e 5.274 na maior cidade do interior. Os dados levam em conta até o dia 30 de dezembro de 2021.

A justificativa apresentada pela Secretaria de Saúde Pública do Estado (SESAP/RN) aponta que os imunizantes passaram do prazo de 31 dias após o descongelamento para serem utilizados.

A Sesap se exime de culpa e afirma que, após a entrega dos imunizantes aos municípios, a responsabilidade pelo uso dentro do prazo fica a cargo das prefeituras. “Reiteramos que as estratégias de vacinação e gerenciamento do imunobiológico após a entrega nos municípios é de responsabilidade da esfera municipal conforme as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações", diz o documento assinado pela responsável técnica do Programa Estadual de Imunização, Katiúcia Carvalho.

 A Secretaria de Saúde de Natal diz em nota que a perda de doses ocorreu por causa da ausência do público que deveria receber os imunizantes, "mesmo com todo esforço da SMS Natal, em oferecer o maior número e diversidade de pontos de vacinação". A mesma justificativa apresentada pela Secretaria de Saúde de Mossoró.

No final de dezembro, o coordenador da imunização de Mossoró, Etevaldo de Lima, afirmou que a cidade tinha mais de 8 mil pessoas em atraso para tomar a terceira dose, porém o público não estava procurando a vacinação. “Público nós temos. O que está faltando é parte desse público buscar a vacinação contra a Covid. Nós usamos de todas as estratégias, pontos extras de vacinação, vacinamos de domingo a domingo, porém a população não quer”, disse.

A justificativa, porém, é desafiada pela reclamação recorrente da população de que a estratégia de vacinação em Mossoró tem falhas que afastam as pessoas. As UBSs, por exemplo, têm limitação de horários e muitos trabalhadores que só têm o intervalo do almoço para buscar a vacinação, se depararam com os postos fechados.

Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), Kelly Lima, ao perceber a grande quantidade de doses que os municípios tinham em dezembro, a pasta orientou as prefeituras sobre estratégias de ampliação da vacinação, com unidades volantes em locais de grande circulação de pessoas, por exemplo, mas nem todas as cidades aderiram.

"Quando já não havia tempo hábil, os municípios procuraram o estado para garantir a utilização dessas doses, mas o tempo já era muito exíguo para que a gente conseguisse avançar. Tentamos fazer forças-tarefas, mutirões, mas não é tão simples, porque os municípios maiores têm dificuldade em realizar uma busca ativa mais efetiva", justificou.

De acordo com ela, a situação levou o estado a mudar a estratégia de distribuição das doses especialmente para os maiores municípios, como Natal e Mossoró.

Desde dezembro, o envio de doses só ocorre a partir de solicitação. Se o município acha que ele vai conseguir utilizar 10 mil doses ao longo daquele mês, a Sesap envia essas doses. Até então, o governo enviava as vacinas de acordo com a população de cada cidade e o número de pessoas que tomou a primeira e a segunda dose em cada uma.

 

FRASE

“Reiteramos que a estratégia de vacinação é de responsabilidade dos municípios”

KATIÚSCIA CARVALHO - Responsável técnica do Programa Estadual de Imunização, da Sesap/RN

 

PRAGMATISMO

O ex-deputado Fernando Mineiro mandou recado para a ala radical do PT que resiste à reaproximação com o MDB: "Ou se amplia a coalização ao máximo, inclusive, com aqueles que participaram do chamado golpe que (impeachment de Dilma), ou se perderá a eleição", disse em entrevista a uma emissora de Natal. A fala tem endereço com nome e sobrenome: Natália Bonavides, deputada federal.

 

VELHOS AMIGOS

O ex-presidente Lula, quando esteve no RN, deixou o recado: quer o PT aliado ao MDB. Ele trabalha a aliança a nível nacional e que poderá ocorrer já no primeiro turno, com a provável retirada da pré-candidatura da senadora Simone Tebet à presidência. No estado, o MDB está pronto para apoiar a reeleição da governadora Fátima Bezerra, oferecendo o deputado Walter Alves a vice.

 

INTERDITADO

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) interditou o aeródromo de Caicó, por falhas insanáveis. Vai exigir investimentos e tempo, o que representará prejuízos à economia local e regional. A última operação aconteceu nesta quinta-feira, 6, quando a aeronave King Air, do Grupo Autobraz, pousou no velho campo.

 

MESMO DESTINO

A situação não é muito diferente do velho aeroporto Dix-sept Rosado, em Mossoró. Uma fiscalização criteriosa, sem interferência política, certamente fechará o local. Há anos que o aeroporto funciona de forma precária. Por enquanto, a Azul está conseguindo pouso e decolagem.

 

ENQUANTO ISSO...

Um grupo de empreendedores construiu uma pista de pouso e decolagem (730 km de piçarra compactada) na praia das Emanoelas, no município de Tibau. O grupo pediu autorização à Anac para começar a utilizar o "campo de aviação". Assis da Usibrás e Marcelo Rosado lideram a iniciativa.

 

EZEQUIEL 2022

O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), levou voz em defesa da recuperação do açude Pataxó. Reverbera o grito da região que teme pela parede do açude em razão das fortes chuvas. Ezequiel quer assumir a voz do povo.

 

É NOTÍCIA

1 - O jornalista Diógenes Dantas assumiu a assessoria de comunicação e marketing da Potigás. Sucede a Cristiane Macedo, que estava no cargo desde 2019. Cristiane segue para novos projetos.

2 - Será aberta nesta sexta-feira, 7, a Festa da Beata Lindalva, no município de Assú, com a coordenação da Diocese de Mossoró. Neste ano, os festejos têm como tema: "Com a Beata Lindalva, seguimos como Igreja que caminha na partilha, comunhão e missão".

3 - O Brasil tem a primeira morte provocada pela variante ômicron. Trata-se de um homem de 68 anos, que residia em Aparecida de Goiânia (GO). A Prefeitura local confirmou a notícia.

4 - O Verão das Antigas abre nesta sexta-feira, 7, a agenda de festas do fim de semana de Tibau. Bell Marques, ex-Chiclete com Banana, e Mastruz com Leite são as principais atrações no Clube Álibi. É a mais tradicional festa da temporada de férias em Tibau.

5 - Até esta quinta-feira, 6, prefeituras de 11 capitais haviam anunciado a suspensão do carnaval 2022 em razão do surto de gripe e do aumento de novos casos da Covid-19. O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), ainda não se pronunciou sobre o Carnaval.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
jornalismo
impresso
notícia
opinião

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO