Sábado, 01 de fevereiro de 2025

Postado às 08h30 | 11 Jan 2022 | Coluna César Santos - 11 de janeiro de 2022

Crédito da foto: Arquivo Promessas de Allyson Bezerra ficaram no papel

FICOU SÓ NO PAPEL

Reportagem especial do JORNAL DE FATO, publicada na edição de domingo, 9, mostrou que as propostas de campanha de Allyson Bezerra (Solidariedade) não foram priorizadas no primeiro ano de gestão. Nada, ou quase nada, prometido nas eleições 2020 saiu do papel. A reportagem mergulhou no plano de governo apresentado pelo candidato Allyson, que está registrado na Justiça Eleitoral, e constatou que projetos e programas propostos ficaram no papel em 2021.

Algumas promessas chamaram a atenção pela relevância que têm, principalmente em áreas vitais como Saúde e Educação. Veja abaixo uma lista de promessas nessas duas áreas que Allyson não deu importância no primeiro ano de gestão:

SAÚDE

- Mutirão da Saúde (Cirurgias Eletivas) - Contratação de prestadores de serviços para zerar a fila de cirurgias eletivas;

- Mutirão da Saúde (Exames) - Contratação de prestadores de serviços para zerar a fila de exames, tais como: ressonância magnética, tomografia computadorizada e demais exames especializados;

- MEDICAMENTO JÁ! Entrega de remédios aos portadores de doenças crônicas no domicílio;

- Modernizar e ampliar a cobertura de Atendimento do SAMU 192 com a implantação de bases descentralizadas;

- Ampliação da Rede de Atenção Psicossocial;

- Aquisição de unidades móveis clínicas e odontológicas para zona rural.

EDUCAÇÃO

- Apoiar o cumprimento do modelo de gestão democrática nas escolas públicas municipais com eleições diretas para os cargos de direção;

- Implantar a educação infantil em tempo integral;

- Ampliação do número de creches em tempo integral;

- Reformas de escolas com intuito de atender as especificidades da educação infantil;

- Promover busca ativa de crianças e adolescentes fora da escola;

- Promover atualização dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas com o desenvolvimento de ações voltadas para a inclusão;

- Escola bilíngue em escolas-modelo;

- Implantação de aula de robótica nas escolas municipais.

Essas são algumas dos mais de 120 itens que constam na proposta apresentada por Allyson durante a campanha pelo voto, em 2020, e que caíram no esquecimento no primeiro ano de gestão.

Algumas dessas propostas poderiam ter sido implantadas de imediato, como eleição direta para diretor e vice-diretor de escolas, mas Allyson optou por continuar fazendo o que os seus antecessores fizeram, trocando esses cargos por apoio político. Também poderia ter iniciado de imediato o mutirão de cirurgias, que ele jurou que o fazia, mas jogou para dentro da gaveta.

Pois bem.

Allyson Bezerra tem mais três anos pela frente, tempo suficiente para cumprir a proposta de governo. Ao final, ele terá o justo julgamento pelo eleitor.

 

FRASE

“Tenho recebido apelos para me candidatar ao governo”

ÁLVARO DIAS - Prefeito de Natal sobre as suas possibilidades nas eleições 2022

 

SEM FOLIA

Cerca de 10 cidades da região de Mossoró já cancelaram o carnaval 2022 em razão do surto de gripe e a pandemia da Covid-19. O carnaval está cancelado em Areia Branca, Tibau, Grossos, Gov. Dix-sept Rosado, Upanema, Apodi, Almino Afonso, Alexandria e Assú. Aguarda-se decisão oficial de Caicó, Macau e Natal, mas, provavelmente o carnaval também será suspenso pelas prefeituras.

 

SEDE PRÓPRIA

O 12º Batalhão de Polícia Militar vai ganhar sede própria. Será construída numa área de 10 mil m², localizada após o Hospital da Mulher, pertencente à Fundação Universidade do Estado, mantenedora da Uern. A doação foi autorizada pelo Governo do Estado no final de 2021 e aprovada pelo Conselho Diretor da Fuern. O 12º BPM funciona em imóvel alugado à margem da BR-304.

 

OVER

O Over Colégio e Curso, unidade de Mossoró, vai acolher os alunos que eram da Convesti. A notícia foi confirmada no início desta semana, com comunicado aos pais. O Over faz parte da rede Inspira com 84 colégios em 13 estados, sendo sete no Rio Grande do Norte.

 

EM ALTA

O ministro Rogério Marinho (PL), titular do Desenvolvimento Regional, tem o apoio do prefeito de Natal, Álvaro Dias, e do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, ambos do PSDB, para ser candidato a senador. Também conta com a simpatia do Progressistas, Republicanos e dos liberais do RN.

 

EM BAIXA

De férias nos Estados Unidos, o ministro Fábio Faria, das Comunicações, dividiu bancada de evento com o blogueiro bolsonarista Allan Santos, foragido da justiça brasileira. A repercussão foi bem negativa. Aliás, Fábio Faria não consegue arrumar a agenda de sua pré-candidatura ao Senado em 2022.

 

SEM ÁGUA

Parte de Mossoró que é abastecida pela adutora Jerônimo Rosado fica sem abastecimento de água hoje. A Caern suspende o serviço para trabalho de manutenção. Se tudo ocorrer como esperado, o sistema voltará a funcionar amanhã.

 

É NOTÍCIA

1 - Morreu 'Mãe Valmira", em Areia Branca, uma das mais antigas parteiras do Brasil. Valmira Pereira da Silva viveu 101 anos, a maioria do tempo ajudando a trazer ao mundo centenas de crianças.

2 - O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) suspendeu as atividades presenciais. Seus membros temem o surto de gripe e a variante ômicron, que chegou ao estado. Agora, esperam-se as recomendações do parquet para preservar os pobres mortais.

3 - O Ministério da Saúde conseguiu antecipar a chegada de 600 mil doses de vacinas infantis da Pfizer para janeiro. Dessa forma, sobe de 3,7 milhões para 4,2 milhões doses para este mês.

4 - A semana começa com a UPA do bairro Belo Horizonte superlotada de pessoas com sintomas de gripe. A estrutura da unidade ficou pequena para o aumento da demanda. Pacientes tiveram que esperar mais de duas horas por atendimento.

5 - Micro e pequenas empresas inadimplentes com o fisco estadual têm até dia 31 deste mês para rever dívidas. É importante atualizar a situação para ao Simples Nacional. A Secretaria de Tributação espera atender até 700 empresas potiguares.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO