Sábado, 01 de fevereiro de 2025

Postado às 10h15 | 12 Jan 2022 | Colua César Santos - 12 de janeiro de 2022

Crédito da foto: Reprodução Vacina Pfizer para público infantil

VACINA PARA SALVAR CRIANÇAS

As crianças entre 5 e 11 anos totalizaram 324 falecimentos por Covid-19 desde o início da pandemia no Brasil, conforme atestados feitos pelos Cartórios de Registro Civil no período de março de 2020 à primeira semana de janeiro de 2022. O número foi divulgado após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter aprovado vacinação para esta faixa etária.

O levantamento mostra ainda que as crianças mais afetadas pela doença foram aquelas de cinco anos, com 65 mortes registradas, seguida pelas que tinham seis anos, com 47 registros, pelas de sete e pelas de 11 anos, ambas com 46 falecimentos registrados. Crianças de 10 anos totalizaram 43 óbitos, as de nove, 40, e as de oito, 37 mortes. Foram 162 falecimentos de crianças do sexo masculino e do sexo feminino.

Os dados contabilizados fazem parte do Portal da Transparência do Registro Civil, que reúne as informações de nascimentos, casamentos e óbitos registrados pelos 7.663 Cartórios brasileiros -, e que é administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) - retrata que esta faixa etária registrou 77 mortes em razão de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 30 por causas indeterminadas e 57 por morte súbita.

O ano de 2021 foi aquele que registrou o maior número de mortes cuja causa mortis consta como Covid-19 (174), enquanto que em 2020 foram 150. Na primeira semana de janeiro de 2022 não foram contabilizados óbitos por Covid-19 de crianças entre 5 e 11 anos, embora os Cartórios de Registro Civil tenham o prazo legal de até 10 dias para enviar os dados ao Portal da Transparência do Registro Civil.

Entre os Estados brasileiros, São Paulo, estado mais populoso do país respondeu percentualmente por 22,8% dos óbitos de crianças nesta faixa etária, seguido por Bahia (9,3%), Ceará (6,8%), Minas Gerais (6,5%), Paraná (6,2%), Rio de Janeiro (5,9%) e Rio Grande do Sul (4%). Amapá, Mato Grosso e Tocantins foram as unidades que registraram o menor número de óbitos na faixa etária.

“Os números compilados pelo Portal da Transparência mostram que, embora reduzidos, os óbitos de crianças fazem parte deste triste momento que o País vivendo, e que a vacinação é o melhor caminho para que vidas sejam salvas e para que a doença, propagada pelas novas variantes, seja menos fatal a quem já estiver imunizado”, destaca Gustavo Renato Fiscarelli, presidente da Arpen-Brasil.

Contabilizando-se todas as mortes por causas naturais no Brasil, a faixa etária entre 5 e 11 anos foram 5.562 óbitos, sendo 2.776 em 2020 e 2.766 em 2021 -- com apenas 20 lançamentos de óbitos na primeira semana de janeiro de 2022. Dentre as causas de mortis segmentadas pelo Portal, Septicemia foi a causa de 717 mortes, Pneumonia (645), AVC (467), Insuficiência Respiratória (452) e Covid-19 (324). Importante constatar que os Demais Óbitos, que reúnem várias doenças não segmentadas no Portal, totalizaram 2.597 mortes.

A importância da imunização tem destaque no Rio Grande do Norte. Levantamento realizado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais/UFRN) mostra que o estado não tem registro de óbitos de adolescentes entre 12 e 17 anos desde que esta faixa etária começou a ser vacinada. Os dados mostram que 81% deste público já se vacinou com pelo menos uma dose (D1) e 50% já está totalmente vacinado (com a D1 e a D2).

Portanto, não há dúvida, ou qualquer questionamento sério, da importância da vacinação para crianças. Esse é um debate que sequer deveria existir. Que as vacinas infantis cheguem logo para proteger nossas crianças.

 

FRASE

“Dados reforçam a importância da vacinação de toda a população, inclusive de crianças”

RICARDO VALENTIM – diretor executivo do Lais/UFRN sobre o número zero de óbitos de adolescentes desde o início da vacinação para faixa etária de 12 a 17 anos

 

LIXO

Toda cidadezinha tem a figura do babão. É aquele que lambe a bota do prefeito. Em Cruzeta, o babão se superou. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra que o bajulador se vestiu de lixo para "inaugurar" o caminhão coletor adquirido pela Prefeitura. "Coletado" dentro de sacos, o babão acha fôlego para elogiar: "Carro bom danado. Esse aqui é primeira. Obrigado." Meu Deus do Céu.

 

MINHA CASA

Há 10 anos era inaugurado o primeiro residencial de Mossoró construído com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida. O conjunto Monsenhor Américo Simonetti foi entregue com 802 casas distribuídas por etapas em área próxima ao conjunto Abolição IV. Estavam presentes o ministro Garibaldi Filho (Previdência), superintendente da Caixa, Sérgio Roberto, e a prefeita Fafá Rosado.

 

MENSAGEM

O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) fará a leitura da mensagem anual no dia 15 de fevereiro. Ele pediu para o Legislativo reservar a data. A mensagem deve trazer a prestação de contas de 2021, com destaque para as obras bancadas pelo Finisa e emendas do deputado Beto Rosado (Progressistas), mas sem citar as fontes.

 

#ELE NÃO

A prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida, tem encontrado resistência para apoiar o ex-governador Robinson Faria à Câmara dos Deputados. O eleitor não quer Robinson, justificando que o desastre administrativo do ex-governador ainda continua muito presente na vida das pessoas.

 

ESTRATÉGIA

Marianna sugeriu a Robinson incentivar o ex-prefeito Fabrício Torquato para ser candidato a governador. Fabrício receberia os votos dos pauferrenses e, por gravidade, ajudaria o PSD de Robinson a alcançar o quociente eleitoral. Ou seja, o eleitor estaria votando no ex-governador de forma indireta.

 

CONCURSOS

A Ufersa e a UFRN estão com processos abertos para seleção de professores, com salários que chegam até 20 mil reais. As inscrições vão até o dia 20 (Ufersa) e 17 (UFRN). Entre nos sites das duas instituições federais.

 

É NOTÍCIA

1 - Depois de 77 dias, o preço dos combustíveis volta a subir a partir de hoje. A Petrobras autorizou aumento da gasolina e do diesel nas refinarias, devendo chegar até 8% ao consumidor final.

2 - A assessoria da cantora Alcione divulgou nesta terça-feira, 11, que a Marrom testou positivo para a Covid-19 e que a sua agenda de shows está suspensa. Alcione se apresentaria no próximo sábado, 15, em Tibau, no projeto Samba na Praia.

3 - A inflação de 10,06% em 2021, registrada pelo IBGE, é a maior dos últimos seis anos. O resultado ficou acima do teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 5,25%.

4 - O eleitor que precisa regularizar o título, para ficar apto ao voto nas eleições 2022, tem até o dia 4 de maio para procurar a Justiça Eleitoral. Em Mossoró, o atendimento é no Fórum Celina Guimarães, localizado no conjunto Abolição II, zona oeste.

5 - O Ministério da Saúde reduziu para sete dias o período de quarentena para pessoas que testarem positivo para a Covid-19. O prazo deve ser cumprido por pacientes imunocompetentes, com capacidade para produzir anticorpos, como os vacinados.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
impresso
jornal
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO