Sábado, 01 de fevereiro de 2025

Postado às 08h45 | 21 Jan 2022 | Coluna César Santos - 21 de janeiro de 2022

Crédito da foto: Ilustração Prefeito Allyson Bezerra acabou com adicional de insalubridade dos servidores da saúde

NÃO É SÓ UM VÍRUS QUE CASTIGA

Os trabalhadores em saúde, que estão na linha de frente no enfrentamento à covid-19, desde o início da pandemia em março de 2020, recebem nova carga pesada neste momento com a nova onda da variante Ômicron. Com um agravante: o surto da gripe influenza. 

Em Mossoró, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão lotadas, com filas que se arrastam nas calçadas. E os profissionais de saúde estão lá, com as suas vidas expostas a todo risco, mas lutando pela vida do próximo.

A categoria merece todo o respeito e o reconhecimento, uma vez que tem feito muito mais do que o cargo exige. É opinião unânime. Porém, não é isso que os servidores da saúde de Mossoró têm recebido da gestão municipal. As queixas da categoria se multiplicam diariamente e repercutem na sociedade.

A principal delas é que o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) retirou o direito ao adicional de 40% de insalubridade dos trabalhadores que estão na linha de frente de combate à pandemia. O benefício foi criado na gestão passada, como forma de atenuar o sofrimento da categoria. Allyson não entendeu assim e, de uma canetada só, reduziu o contracheque dos servidores da saúde.

Allyson ignora os impactos da pandemia na saúde dos trabalhadores. Uma pesquisa do Núcleo de Estudos da Burocracia da Fundação Getulio Vargas (FGV), com 1.829 profissionais, aponta que 80% tiveram algum problema de saúde mental ao longo do último ano. Participaram do estudo médicos, enfermeiros, agentes de saúde comunitária, fisioterapeutas, entre outros.

O relatório assinado pela pesquisadora Gabriela Lotta, da FGV, diz que a pesquisa mostra que a situação deles piorou em termos emocionais e da própria saúde. Porque eles estão há quase dois anos na ativa, sem parar, sem licença ou descanso, ao mesmo tempo em que as condições materiais deles não melhoraram.

Apesar do tempo lidando com pacientes com covid-19, mais de dois terços (69%) dos profissionais disseram não se sentir preparados para lidar com a pandemia. A grande maioria, 87%, disse sentir medo e 67% ansiedade. Outros sentimentos presentes foram cansaço (58%) e tristeza (50%).

Outro estudo, realizado pela Fiocruz, atesta que os profissionais da área da Saúde estão esgotados, e essa exaustão advém não só da proximidade com o elevado número de casos e mortes de pacientes, colegas de profissão e familiares, como também das alterações significativas que a pandemia vem provocando em seu bem-estar pessoal e vida profissional. Ou seja, a pandemia provocou um enorme impacto nos aspectos físicos, emocionais e psíquicos desse contingente profissional.

Mesmo assim, Allyson Bezerra julgou que os profissionais não precisavam do adicional de insalubridade para atenuar o sofrimento e decidiu retirar o benefício sem, sequer, comunicar a categoria. Pior do que isso, o chefe do Executivo se fechou em copas no Palácio da Resistência para receber as entidades sindicais em audiência.

E a tendência é piorar porque não há sinalização da gestão municipal de melhorar as condições de trabalho e salariais dos servidores da saúde. Infelizmente.

 

FRASE

“É na Mossoró real que o prefeito vai sentir a luta e a resistência dos professores

MARLEIDE CUNHA – Vereadora sobre a luta pelo cumprimento do piso nacional salarial do Magistério

 

OPORTUNIDADE

A Prefeitura de Serra do Mel lançou edital para contratar profissionais de nível superior e médio para suprir várias áreas, principalmente saúde. São 47 vagas ofertadas e 50 no cadastro de reserva. O contrato será temporário com duração de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano. Os interessados devem fazer inscrição nos dias 24 e 25 deste mês, na sede da Prefeitura.

 

OPORTUNIDADE II

Prefeitura de Guamaré também lançou processo seletivo simplificado para contratação de 190 professores e profissionais de arte (Pro-Arte). Os candidatos deverão ter formação em nível de graduação com licenciatura. Os contratados cumprirão carga horaria de 30 horas semanais. As inscrições podem ser feitas até domingo, 23, no site da Comperve, com taxa de R$ 21.

 

AULAS NA UERN

Em razão do aumento de casos de covid e o surto de gripe, a retomada das aulas presenciais da Uern poderá se retardada. O retorno estava previsto para o dia 2 de fevereiro, após dois anos de atividades remotas. O adiamento, ou não, será decidido até a próxima quarta-feira, 26, pela Reitoria em conjunto com o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

 

JUSTÍSSIMO

A sugestão é do jornalista Heitor Gregório: "por dever de justiça, a nova ponte ligando Natal e São Gonçalo do Amarante deve ser denominada de Wilma Maria de Faria”. E justifica: "Governadora duas vezes do RN, três vezes prefeita de Natal, vice-prefeita, vereadora e deputada federal Constituinte. Faleceu em 15 de junho de 2017 e ainda não recebeu uma grande e merecida homenagem."

 

NOVA PONTE

A nova ponte entre Natal e São Gonçalo do Amarante será construída pelo Governo Federal, com investimento de 40 milhões de reais. Obra lançada pelo ministro Rogério Marinho, do MDR.

 

SÓ NA PRESSÃO

A Prefeitura de Mossoró vai reabrir o "Centro de Testagem" no Ginásio Pedro Ciarlini, a partir de segunda, 24. Valeu a pressão da população, que vem sofrendo com o fechamento do local.

 

É NOTÍCIA

1 - O bispo dom Mariano Manzana já havia tomado as três doses de vacina contra a covid-19, mesmo assim testou positivo. Tem sintomas leves e está em repouso sob orientações médicas.

2 - A Prefeitura de Caicó cancelou o Carnaval de rua, mas liberou a festa privada. Ou seja, o vírus caicoense não gosta de pessoas com dinheiro para pagar o ingresso caro do clube. A lógica da cidade seridoense é acompanhada por outras prefeituras. Francamente.

3 -A nota de quase meio milhão de reais que procuradores do Ministério Púbico Federal recebeu em dezembro é um tapa na cara dos brasileiros que estão catando comida nos lixões. Ou não é?

4 - A Secretaria de Saúde distribuiu aos 167 municípios do RN um total de 500 mil testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19. Os testes enviados pelo Ministério da Saúde são do tipo Swab, que podem ser feitos a parir de 48h dos primeiros sintomas respiratórios.

5 - A vereadora Marleide Cunha (PT) afirma que a sua cobrança pelo cumprimento do piso nacional salarial dos professores não se restringe ao prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade). Ela tá cobrado também do governo da companheira Fátima Bezerra (PT).

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN
impresso
jornal

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO