Sábado, 01 de fevereiro de 2025

Postado às 09h45 | 26 Jan 2022 | Coluna César Santos - 26 de janeiro de 2022

Crédito da foto: Arquivo Trasposição do rio São Francisco

VELHO CHICO ESTÁ CHEGANDO

A Barragem Engenheiro Avidos, localizada em Cajazeiras, na Paraíba, recebeu pela primeira vez as águas da transposição do Rio São Francisco por intermédio do Canal Caiçara-Avidos. Nesta terça-feira, 25, os paraibanos vibraram com a chegada das águas.

De acordo com o projeto, e o cronograma de conclusão de obras, agora o recurso hídrico segue pelo Rio Piranhas Açu até a Barragem de São Gonçalo, na cidade de Sousa (PB), de onde chegará, pela primeira vez, ao Rio Grande do Norte, abastecendo as barragens de Oiticica, em Jucurutu, e Armando Ribeiro Gonçalves, em Assú.

A previsão de chegada em terras potiguares é neste mês de fevereiro. O presidente Jair Bolsonaro (PL) agendou a data de 9 de fevereiro para acompanhar a chegada da transposição ao Rio Grande do Norte.

O ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, destaca que “essas águas vão permitir que milhares de pessoas possam ter a tão sonhada segurança hídrica. Água tratada na torneira, água à disposição para se gerar emprego e oportunidade, para se diminuir a pressão sobre o sistema de saúde pública. É a formalização do compromisso do presidente Bolsonaro para emancipar as populações nordestinas.”

Em operação desde 1936, a Barragem Engenheiro Avidos recebeu reformas em 1977 e, agora, passa por serviços de modernização e recuperação, que foram iniciados em maio do ano passado e receberam investimentos federais de R$ 17,6 milhões. A previsão de entrega dessas obras é em junho de 2022. A estrutura atende cerca de 61,4 mil pessoas da região.

O último trecho de canal executado do Projeto São Francisco, entre os reservatórios Caiçara e Engenheiro Avidos, foi inaugurado em outubro de 2021, em evento com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Com isso, após 13 anos desde o início do empreendimento, as obras físicas necessárias para garantir o caminho das águas dos dois eixos (Leste e Norte) estão concluídas.

 

FRASE

“Essas águas estão emancipando as populações nordestinas.”

ROGÉRIO MARINHO – Ministro do Desenvolvimento Regional

 

REMAKE

Em razão do aumento de casos de Covid-19, provocado pela variante Ômicron, a doação de sangue caiu 30% no RN; Defensoria Pública e MP querem proibir shows, festas e outros eventos de massa; Governo do Estado estabelece a exigência de passaporte vacinal para acessos a estabelecimentos públicos e privados; e professores são contra as atividades presenciais. Tudo de novo.

 

MAIS LEITOS

A Secretaria de Saúde do RN disponibilizou mais 91 leitos para receber pacientes acometidos pela Covid-19, sendo 78 clínicos e 13 críticos, aumentando em mais de 31% a rede atual. A expansão contempla Natal, Mossoró e as regiões do Alto Oeste e Vale do Açu. A rede pública passa a contar com 313 leitos, sendo 135 críticos e 188 clínicos - estes os mais demandados atualmente.

 

MARINHO

Se depender da vontade do presidente Bolsonaro, o candidato dele ao senado pelo RN é o ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional. Marinho tem sido responsável pela agenda positiva do presidente do Nordeste, conduzindo a fase final do projeto de transposição do rio São Francisco. Além disso, se filiou ao PL junto com Bolsonaro.

 

POR OUTRO LADO

Fábio Faria, o titular das Comunicações, usa o poderio do SBT em São Paulo, emissora do sogro, para pressionar o Palácio do Planalto. Faria se potencializa pelo suposto retorno que a TV de Sílvio Santos pode dar na campanha eleitoral. Até aqui, Bolsonaro ainda não meteu a "colher" na disputa.

 

POLITIZADO

Os natalenses estão em parafusos depois que o Governo do Estado exigiu o passaporte vacinal nos estabelecimentos públicos e privados e a Prefeitura decidiu dispensar. E agora? O cidadão deve atender a caneta do estado ou do município?

 

NOVO PRAZO

O Ministério da Saúde reduziu de 15 para 10 dias o prazo de afastamento dos trabalhadores com casos confirmados de Covid-19, suspeitos ou que tiveram contato com casos suspeitos. E se apresentar o teste negativo, a prazo deve ser reduzido para sete dias.

 

É NOTÍCIA

1 - O presidente Bolsonaro sentiu a morte do escritor Olavo de Carvalho, o seu guru, influenciador de sua campanha vitoriosa em 2018. O presidente decretou luto oficial. Olavo tinha 74 anos.

2 - Em 2030, 68% dos brasileiros poderão estar com excesso de peso. O estudo A Epidemia de Obesidade e as DCNT – Causas, custos e sobrecarga no SUS, mostra que as pessoas mudaram hábitos alimentares durante a pandemia provocando excesso de gordura.

3 - O Censo Demográfico 2022 terá início no dia 1º de agosto, conforme calendário definido pelo IBGE. Os recenseadores devem visitar 70 milhões de residências para coleta de dados.

4 - O prefeito Álvaro Dias (PSDB) assinou decreto proibindo eventos públicos e privados com aglomeração. Os trabalhadores da cultura e entretenimento vão protestar na porta da Prefeitura. Os profissionais afirmam que não suportam ficar sem emprego outra vez.

5 - O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) divulgou o calendário de pagamento dos salários dos servidores para todo o ano de 2022. Começa no dia 31 de janeiro e se encerra em 30 de dezembro. O 13º salário será pago no mês de aniversário do servidor.

Tags:

Coluna César Santos
JONAL DE FATO
Mossoró
impresso
jornal
notícia

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO