QUEM ESTÁ CERTO?
Da série esse filme eu vi antes e não foi legal:
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte entrou com um pedido de habilitação, na condição de “Amicus Curiae”, ou seja, parte interessada, na ação movida contra o Governo do Estado pelo Ministério Público e a Defensoria Pública estaduais para proibir de eventos de massa no Rio Grande do Norte. Como representante legítima do Comércio, Serviços e Turismo no RN, a entidade se posiciona em defesa dos empresários.
No documento, a entidade argumenta que o Governo do Estado permite a realização de eventos de massa, sociais, recreativos, acima de 100 pessoas, com a necessidade de apresentação e comprovação do esquema vacinal, bem como a partir do cumprimento de um rígido protocolo biossanitário. A entidade cita a realização do Carnatal, no início de dezembro, aonde não houve aumento dos casos de Covid-19 no estado, conforme as estatísticas oficiais.
O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destaca que a classe produtiva vem passando por uma crise avassaladora desde o início da pandemia, em face da retração dos negócios, apresentando, hoje, números exorbitantes de empresas fechadas ou em vias de fecharem. O setor de eventos foi certamente o mais impactado desde o início da crise, passando mais de um ano com suas atividades totalmente paralisadas.
“Esse segmento engloba cerca de 8,2 mil empreendimentos no RN que, juntos, empregam 20 mil pessoas de forma direta e formal, sem contar com as contratações pontuais. Só para estas pessoas, as empresas do setor pagam mensalmente cerca de R$ 31,2 milhões em salários. A proibição dos eventos de massa traz prejuízos enormes para toda a cadeia produtiva do Turismo”, afirma Queiroz.
A entidade também destaca que o Rio Grande do Norte conta com mais de 2,4 milhões de pessoas vacinadas com as duas doses, representando 76% da população do estado. Considerando o público acima de 18 anos, que normalmente participa deste tipo de evento, a cobertura vacinal chega a 84%.
Já em Mossoró, a CDL também se posicionou contra a exigência do passaporte vacinal por entender que a medida não é mais eficaz. A entidade se posiciona em nota:
“Entendemos que a exigência do passaporte vacinal em toda a área de shopping centers não é a medida mais eficaz de contenção ao coronavírus. Defendemos a adoção de estratégias como a testagem em massa da população, isolamento dos pacientes que apresentarem resultado para a Covid-19, a intensificação da vacinação, com busca ativa daqueles que ainda não receberam o imunizante ou estão com alguma dose em atraso, e o rigoroso cumprimento do protocolo de biossegurança, com uso de máscara, distanciamento social e utilização do álcool 70%.”
Segue:
“Quanto ao passaporte vacinal, a exemplo do já que ocorre em outros estados, a CDL Mossoró sugere que essa exigência ocorra, em shopping centers, apenas nas praças de alimentação e cinemas, ambientes mais propícios ao contágio.” E diz que está buscando o diálogo com os governos (municipal e estadual), no sentido de encontrar a melhor maneira de controlar o avanço dessa nova onda da Covid-19, sem sacrificar a economia.
Pois bem. Estamos diante de mais um debate sobre saúde e economia em tempo de pandemia. O governo afirma querer salvar vidas; o setor produtivo diz que para salvar vidas tem que salvar empregos para garantir renda e o sustento das famílias.
Quem está certo?
FRASE
“A proibição dos eventos de massa traz prejuízos enormes à cadeia produtiva do RN”
MARCELO QUEIROZ – Presidente da Fecomércio/RN
ANO LETIVO
O Governo do RN mantém a abertura do ano letivo na rede estadual, de forma presencial, para o dia 7 de fevereiro. A data só será alterada sob recomendação do comitê científico. No entanto, a Secretaria de Educação decidiu adiar a Semana Pedagógica, que será aberta no dia 1º de fevereiro. A situação da pandemia vem sendo monitorada pelo governo por meio da Secretaria de Saúde Pública.
QUEDA DE BRAÇO
Na guerra do passaporte, a governadora Fátima Bezerra (PT) ganhou mais uma sobre o prefeito Álvaro Dias (PSDB). A Justiça determinou que bares, restaurantes e shoppings devem exigir o passaporte vacinal. O governo estadual havia determinado em decreto; a Prefeitura de Natal havia desautorizado. Depois da exigência do passaporte, a procura por vacina aumentou em 374%.
BOLSA DE APOSTA
Qual o projeto que o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) enviará primeiro à Câmara Municipal: o que aumenta a alíquota da previdência de 11% para 14% ou o que implanta o novo piso nacional dos professores com reajuste de 33,24%? Ou será que ele enviará os dois juntos? Façam as apostas.
GREVE
Há um sentimento de luta dentro do Sinte/RN e do Sindiserpum pelo cumprimento da Lei do Piso do Magistério no Estado e em Mossoró. Se a governadora Fátima Bezerra (PT) e o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) não cumprirem, a greve dos professores será inevitável.
GREVE II
Em 2019, o reajuste do piso do magistério foi de 4,17% e a então prefeita Rosalba Ciarlini (Progressistas) concedeu 3,75%. Por uma diferença de 0,42%, os professores fizeram greve por bom tempo. Em 2020, último ano que o piso foi reajustado, Rosalba aplicou integralmente: 12,84%.
SUSPENSO
A mais nova rodada de pesquisa do Ipespe/XP Investimentos confirma liderança de Lula com 44% da intenção de votos contra 20% do presidente Bolsonaro. Sérgio Moro e Ciro Gomes têm 8%. João Doria, 2%. Simone Tebet e Alessandro Vieira aparecem com 1%. Pesquisa registrada no TSE.
É NOTÍCIA
1 - Mossoró recebe mais de 12 mil doses de vacinas contra a Covid-19 para o público de cinco a 11 anos. São 9.480 doses do CoronaVac e 2.420 da Pfizer. O município segue vacinando as crianças.
2 - Morreu Zuleide Gonçalves Vieira, chefe do Cerimonial da Assembleia Legislativa do RN e fundadora da Associação Brasileira dos Profissionais de Cerimonial. Pessoa querida por todos. Sepultamento em Sousa, na Paraíba, a sua terra natal.
3 - A maioria de internados na nova onda da Covid-19 é de "não vacinados". Em seguida vem pessoas com comorbidades. Quem atesta é a infectologista Mirian Dal Ben, do Hospital Sírio Libanês.
4 - A Ufersa abre hoje as inscrições para concurso público para cargos de ensino superior e médio. Tem vagas para pedagogo, auditor, técnico da informação, assistente de administração entre outras. O período de inscrições se encerra no dia 3 de março.
5 - A Prefeitura de Mossoró anunciou mais seis linhas de transporte urbano a partir de fevereiro. Uma delas contemplará o bairro Nova Mossoró, a partir da próxima quarta-feira, 2. As linhas estão sendo ampliadas pela empresa Cidade do Sol que explora o serviço.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.