Sábado, 01 de fevereiro de 2025

Postado às 08h45 | 29 Jan 2022 | Coluna César Santos - 29 de janeiro de 2022

Crédito da foto: PMM/Arquivo Vacina contra a Covid-19

VACINA É VIDA

Deixe a politização de fora, logo, não restará dúvida, mínima que seja, da importância da vacina no combate à Covid-19 e, por consequência, na preservação da vida. Todos os levantamentos comprovam isso. A eficácia dos imunizantes é incontestável e, na presente onda, que fez explodir novamente os casos da doença, com a variante Ômicron, os dados revelam que as pessoas que evitaram a vacina são as maiores penalizadas.

No Rio Grande do Norte, o exemplo vem do Hospital Giselda Trigueiro (HGT), que é a principal unidade de referência da rede coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP/RN) para combate à Covid-19, com 22 leitos de UTI. Das 19 pessoas internadas até o final da tarde desta sexta-feira, 28, 18 - aproximadamente 95% - não completaram o esquema de vacinação.

Segundo a Sesap/RN, destes 18 sem a vacinação, metade não tem registro de ter tomado sequer uma dose, sendo sete intubados e outro traqueostomizado.

Ampliando o levantamento para outras unidades de referência, que estão entre as maiores da rede Covid da Sesap/RN, não se altera o quadro de ampla maioria de não vacinados entre os internados.

Uma média incluindo, além do HGT, os hospitais Geral João Machado (HGJM), Rafael Fernandes, em Mossoró, e Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros, aponta para 75,5% dos internados com esquema vacinal incompleto.

Para a Secretaria de Saúde, “esses dados só reforçam a necessidade da vacinação. A rede de saúde está sofrendo uma pressão neste momento, muito em parte por conta de quem não se vacinou ou não atentou para completar sua vacinação. Por isso, reforçamos o apelo aqui para toda sociedade a respeito da proteção, da procura pela vacina, que é segura e claramente eficaz.”

A vacinação está liberada para todos os potiguares a partir dos cinco anos. Para aqueles acima de 18 anos, a vacinação de reforço está liberada após quatro meses da segunda dose. As doses estão disponíveis em quantidade suficiente nas salas de vacinação espalhadas por todos os municípios.

O Rio Grande do Norte tinha até as 18h desta sexta-feira, 2.379.468 pessoas vacinadas com uma dose ou dose única. Outros 2.479.509 residentes no estado já estavam totalmente imunizados. A plataforma RN + Vacina apontava ainda que 753.680 pessoas já receberam a terceira dose. O estado também aplicou 5.949.490 doses das 6.952.410 doses enviadas pelo Ministério da Saúde. O registro negativo é que 213.773 estão com ciclo vacinal incompleto (atrasado).

 

FRASE

“Cabe ao prefeito enviar o projeto à Câmara para cumprir o novo piso salarial dos professores”

ELIETE VIEIRA – Presidente do Sindiserpum

 

 

CAFEZINHO

A presidente do Sindiserpum, Eliete Vieira, espera que o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) encaminhe logo à Câmara o projeto do novo piso salarial dos professores, respeitando o reajuste de 33,24%. A categoria vai se mobilizar para exigir o que é de direito. Eliete aborda este e outros assuntos no Cafezinho com César Santos, que será publicado na edição desse domingo, 30.

 

TÚNEL DO TEMPO

Nesta data, em 1973, era inaugurada a subdelegacia de Furtos e Roubos em Mossoró, filiada à Delegacia do 2º Distrito Policial, com a presença do secretário de Segurança Pública do Estado, coronel João José Pinheiro Veiga. A especializada teve como primeiro delegado o tenente Frassati. Anos depois, ganhou status de Delegacia, localizada no conjunto Abolição II, zona oeste.

 

INFECTADOS

Mais de uma dezena de vereadores de Mossoró testou positivo para a Covid. Todos com sintomas leves ou assintomáticos, graças à vacina. Vale esclarecer que o foco da contaminação não está na "Casa do Povo", uma vez que o Legislativo vive o recesso parlamentar. A turma aglomerou noutro canto.

 

INECTADOS II

Abertura do ano legislativo está marcada para a próxima terça-feira, 1º, com a presença do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) que fará a leitura da mensagem anual. A Casa poderá ter apenas metade de seus inquilinos em razão do grande número de infectados.

 

PASSAPORTE

Se a Câmara respeitar o decreto do Governo do RN que exige o passaporte vacinal, deve cobrar o documento para permitir o acesso de vereadores, servidores, profissionais de imprensa e populares no retorno aos trabalhos. O presidente Lawrence Amorim ainda não se posicionou sobre o assunto.

 

A VIÚVA PAGA

O ex-prefeito de Olho d'Água do Borges, Brenno Queiroga (Solidariedade), tem agenda cheia na imprensa todos os dias, propagando a sua pré-candidatura a governador. O que ele menos faz, ou não faz nada, é na secretaria especial que o prefeito Allyson Bezerra criou para ele com salário gordo.

 

É NOTÍCIA

1 - Morreu Dona Izolda Lemos, viúva do jornalista Rubens Lemos, mãe do jornalista Rubinho Lemos, Yasmine e Camilo. Tinha 79 anos. Ao amigo Rubinho e família, nosso abraço de solidariedade.

2 - O Governo do RN e o Sinte/RN têm audiência marcada para segunda-feira, 31, para discutir a implantação do novo piso nacional salarial do magistério, com reajuste de 33,24%. O governo faz contas para saber o tamanho do impacto nas finanças do estado.

3 - Segundo o IBGE, o desemprego caiu para 11,6% em novembro, redução de 1,5 milhão de pessoas. Mesmo assim, o Brasil ainda tem 12,4 milhões de trabalhadores desempregados.

4 - A Ufersa decidiu prorrogar até 4 de fevereiro a suspensão das atividades presenciais da instituição, em razão de casos de Covid-9 entre servidores. A reitora Ludimilla Oliveira também testou positivo. O trabalho segue de maneira remota.

5 - A Anvisa aprovou o uso e a comercialização, no Brasil, de autotestes para detecção de covid-19. A agência vai publicar uma resolução com os requisitos necessários para que as empresas interessadas em vender os autotestes peçam o registro dos produtos.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
impresso
notícia
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO