Sábado, 01 de fevereiro de 2025

Postado às 11h45 | 30 Jan 2022 | Coluna César Santos - 30 de janeiro de 2022

Crédito da foto: Ilustração Campos de produção da bacia potiguar

O PETRÓLEO CONTINUA NOSSO

A Petrobras concluiu a venda da totalidade da sua participação em um conjunto de 22 concessões de campos de produção da Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte. O negócio vai render 1,38 bilhão de dólares, valor da compra pela empresa 3R Potiguar S.A, subsidiária da 3R Petroleum Óleo e Gás S.A.

A 3R Potiguar S.A. é uma empresa com foco no redesenvolvimento de campos maduros e em produção, controlada pela 3R Petroleum Óleo e Gás S.A. (3R Petroleum), companhia listada no Novo Mercado da bolsa brasileira.

A venda, aprovada pelo Conselho de Administração da Petrobras, inclui ainda a infraestrutura de processamento, refino, logística, armazenamento, transporte e escoamento de petróleo e gás natural. Do valor total da venda, 110 milhões de dólares pagos na data de assinatura do contrato de compra e venda; 1,04 bilhão de dólares no fechamento da transação; e 235 milhões de dólares serão quitados em quatro parcelas anuais de 58,75 milhões de dólares, a partir de março de 2024.

Os valores não consideram os ajustes devidos até o fechamento da transação, que está sujeito ao cumprimento de condições precedentes, tais como a aprovação pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A celebração do contrato de compra e venda e as etapas subsequentes serão divulgadas ao mercado oportunamente.

O Polo Potiguar compreende três subpolos (Canto do Amaro, Alto do Rodrigues e Ubarana), totalizando 22 Campos, sendo três concessões marítimas e 19 concessões terrestres localizadas no estado, além de incluir acesso à infraestrutura de processamento, refino, logística, armazenamento, transporte e escoamento de petróleo e gás natural.

As concessões do subpolo Ubarana estão localizadas em águas rasas, entre 10 e 22 km da costa do município de Guamaré. As demais concessões dos subpolos Canto do Amaro e Alto do Rodrigues são terrestres.

A produção média do Polo Potiguar de 2021 foi de 20,6 mil barris de óleo por dia (bpd) e 58,1 mil m³/dia de gás natural. Além das concessões e suas instalações de produção, está incluída na transação a estrutura de refino integrada ao processo de produção de óleo e gás, composta pela Refinaria Clara Camarão, localizada em Guamaré, com capacidade instalada de refino de 39.600 bpd.

A notícia dada pelo G1/RN confirma o passo mais importante, até aqui, da saída da Petrobras do Rio Grande do Norte. Esse processo foi iniciado em 2011, no primeiro ano da gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), coordenado por Graças Foster, então presidente da estatal. O governo brasileiro redirecionou os investimentos da Petrobras para o pré-sal e, paulatinamente, recuou da exploração de campos que já não respondiam economicamente à empresa. No Rio Grande do Norte, os chamados campos maduros foram transferidos para a iniciativa privada.

É claro que a saída da Petrobras do Rio Grande do Norte causa impacto, principalmente se observar a importância que a estatal teve para o desenvolvimento econômico do estado nessas cinco décadas em solo potiguar. No entanto, a exploração de petróleo, agora pela iniciativa privada, vai continuar cumprindo o seu papel socioeconômico, com a geração de emprego, renda e oportunidades.

 

FRASE

“Reafirmamos o nosso compromisso com os profissionais do magistério”

BRUNO ANASTÁCIO – Prefeito de Rafael Fernandes, o primeiro gestor no RN a confirmar a implantação do novo piso salarial dos professores

 

ÚLTIMO TREM

Há 34 anos partia o último trem da Estação Ferroviária de Mossoró com destino a Sousa, no sertão da Paraíba. Era um sábado, o relógio marcava 15h30. O fim da linha férrea foi um duro golpe contra a economia local e regional. Houve tentativas de retomada, em vão. A estação ferroviária virou Estação das Artes Elizeu Ventania, e o resto da estrutura da Rffsa foi vendido a preço de banana.

 

ATERRO

O aterro sanitário de Mossoró completa hoje 18 anos de inaugurado. Uma obra importante da primeira gestão da ex-prefeita Fafá Rosado, realizada em parceria com a Petrobras. O aterro tem 163 mil metros quadrados, sendo 94.623 metros quadrados de área coberta, localizado à margem da BR-110, saída para Areia Branca. O investimento foi da ordem de 2,8 milhões de reais.

 

PISO

O Governo do RN vai apresentar nesta segunda-feira, 31, o impacto que o novo piso salarial dos professores provocará nas contas públicas do estado. E, a partir daí, discutirá com a categoria a proposta de implantação do novo piso. O governo receberá o Sinte/RN em audiência amanhã.

 

PARCELADO

Na última vez que o piso dos professores foi reajustado, em 2020, o governo Fátima Bezerra cumpriu o reajuste de 12,84% de forma parcelada: 3% em junho; 3% em outubro, acumulando 6,09%; e 6,363% em dezembro de 2020. O retroativo a janeiro foi quitado em 11 parcelas no decorrer de 2021.

 

PISO II

Em Mossoró, o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) ainda não sinalizou sobre o cumprimento do piso dos professores. Nem respondeu ao pedido de audiência feito pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDISERPUM). Permanece em silêncio.

 

PISO III

Dois prefeitos de municípios da região Oeste confirmam a implantação do novo piso dos professores, com reajuste de 33,24%. Primeiro foi Bruno Anastácio (MDB), de Rafael Fernandes; depois o Alan Silveira (MDB), de Apodi. Professores receberão novos valores em fevereiro, retroativos a janeiro.

 

É NOTÍCIA

1 - O preço máximo da gasolina vendida nos postos do Brasil rompeu, pela primeira vez, a casa dos R$ 8. O valor máximo encontrado foi em um posto do Rio de Janeiro: R$ 8,029, segundo a ANP.

2 - O Lar da Criança Pobre de Mossoró celebra hoje 43 anos de fundação. A iniciativa das irmãs Liselotte Elfirede Maria Scherzinger (Ellen) e Ermelinda do Carmo abriga crianças carentes com casa, alimentação, educação e formação profissional.

3 - A rede municipal de ensino de Mossoró recebeu mais de 20 mil matrículas, segundo dados da Secretaria de Educação. E o início do ano letivo está confirmado para março, com aulas presenciais.

4 - O ex-presidente Michel Temer hipotecou apoio à pré-candidatura de Simone Tebet à Presidência do Brasil. Fez média, como diz nossa gente. Temer e quase a totalidade do MDB querem apoiar o ex-presidente Lula (PT) já no primeiro turno das eleições.

5 - A estrutura para tratamento da Covid-19 no Rio Grande do Norte ultrapassou os 400 leitos, somando unidades de UTI e clínicos. Em razão da nova onda, o governo estadual abriu mais de 100 leitos em três dias, passando de 313 para 418 leitos.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
impresso
jornal

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO