Sábado, 01 de fevereiro de 2025

Postado às 08h15 | 02 Fev 2022 | Coluna César Santos - 2 de fevereiro de 2022

Crédito da foto: Aquivo Srvidores vão pagar mais caro pela contribuição ao Previ Mossoró

VAI SER NO VAPT-VUPT

O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) tem pressa para aumentar a contribuição do servidor público ao Previ Mossoró. Ele encaminhou a proposta da reforma da previdência nesta terça-feira, 1º, logo após fazer a leitura da mensagem anual. A emenda à Lei Orgânica do Municipal, número 01, de 1º de fevereiro de 2022, eleva a alíquota previdenciária que hoje é de 11% para 14%, e promove outras alterações que impactam a vida dos servidores.

Como Trata-se de uma matéria antipática, o prefeito quer que a Câmara aprove na velocidade vapt-vupt, sem debate, para evitar desgaste. Essa é a ordem que será cumprida pela bancada formada por 17 dos 23 vereadores.

A coluna colheu informações que a estratégia tem ponto de partida na sessão ordinária desta quarta-feira, quando a proposta será lida em plenário e iniciará a tramitação nas comissões que serão controladas pelo governismo. Em seguida, será apresentado pedido de urgência para a que a votação em plenário ocorra já na próxima semana.

A oposição, que tem apenas quatro vereadores, promete resistir, mas sem chance de sucesso. Um pedido de audiência pública para possibilitar o debate transparente será feito pela oposição, mas com ampla possibilidade de os governistas derrubarem. Para o pedido ser aprovado são precisos 12 votos se todos os 23 vereadores estiverem presentes ou maioria simples.

Outro ponto, que certamente vai acontecer, é a reação dos próprios servidores. A presidente do sindicato da categoria (Sindiserpum), Elite Vieira, já disse que vai ter luta. Na entrevista ao “Cafezinho com César Santos”, publicada na edição do JORNAL DE FATO de domingo, 30, afirmou que a categoria não aceitará uma reforma da previdência sem debate e que exigirá transparência ao prefeito e aos vereadores.

A sindicalista criticou a mudança de postura de Allyson depois que se elegeu e assumiu o cargo de prefeito de Mossoró. Quando era deputado, ele votou contra a reforma da previdência estadual no plenário da Assembleia Legislativa, afirmando que não abria mão de defender o trabalhador, o servidor público. Inclusive, na campanha eleitoral de 2020, Allyson fez discurso contra a reforma da previdência, afirmando que ele foi um dos deputados estaduais que votaram contra a reforma e a favor do servidor.

O mau humor dos servidores públicos vai aumentar ainda mais porque, além de apressar a proposta de reforma da previdência, que afetará o bolso da categoria, o prefeito Allyson se nega, até aqui, a se posicionar sobre o novo piso salarial dos professores. Ele dá sinais de que não vai conceder o reajuste de 33,24%, anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Eliete Vieira reclama que a diretoria do Sindiserpum protocolou pedido de audiência no dia 15 de dezembro do ano passado, para discutir a pauta dos professores, mas até agora não houve resposta. Outras categorias, como os profissionais de saúde, também estão aguardando audiência com o prefeito para discutir a pauta salarial de 2022.

Allyson, no entanto, não parece atencioso com os servidores. Na mensagem anual, ele sequer reservou uma linha para os professores, o que chamou a atenção da vereadora Marleide Cunha (PT). Ao final da sessão, a vereadora cobrou de Allyson o cumprimento da Lei do Piso do Magistério, mas ele nada respondeu.

Diante de tal cenário, é possível que o prefeito de Mossoró tenha o primeiro embate com o servidor público municipal.

 

FRASE

“A nossa missão é de buscar sempre dias melhores para a nossa sociedade”

LAWRENCE AMORIM – Presidente da Câmara de Mossoró em discurso desassociado da realidade

 

VINGT ROSADO

Hoje completa 27 anos da morte de Jerônimo Vingt Rosado Maia, líder político de Mossoró. Tinha 77 anos quando sofreu uma embolia pulmonar aguda. Vingt Rosado foi vereador, prefeito, deputado estadual e exerceu sete mandatos de deputado federal, sendo deputado constituinte em 1988. O grupo político, o rosadismo, sobrevive sob o comando de sua filha, ex-deputada Sandra Rosado.

 

VINGT ROSADO II

A primeira eleição de Vingt à Câmara Federal foi em 1962, pela UDN, com 24.527 votos. Depois ele foi eleito quatro vezes seguidas pela Arena: 1966 (29.490 votos), 1970 (40.009 votos), 1974 (49.737 votos) e 1978 (44.743 votos). Em 1982 já era PDS e Vingt foi reeleito com 43.421 votos. A sua última eleição ocorreu no pleito de 1986, já matriculado no PMDB, obtendo 38.837 votos.

 

1 BILHÃO

A governadora Fátima Bezerra (PT) destacará na leitura da mensagem anual, hoje, que a sua gestão resgatou mais de R$ 1 bilhão de dívida salarial deixada pelo ex-governador Robinson Faria (PSD). Será a última leitura do atual governo, que marcará a abertura do ano legislativo na Assembleia, às 9h.

 

HÍBRIDO

Em razão da nova onda da Covid-19, potencializada pela variante Ômicron, a Assembleia Legislativa retomará as atividades de forma híbrida. A governadora Fátima Bezerra decidiu não ir ao plenário da Casa, devendo fazer a leitura da mensagem anual de forma remota.

 

EZEQUIEL/BENES

O deputado Benes Leocádio (Republicanos) diz que o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), é o nome da oposição para disputar o Governo do RN. Benes, se convidado, aceita ser o vice, embora não tenha declarado isso. O fato é que a oposição está construindo um palanque para as eleições 2022.

 

MARQUETEIRO

Augusto Fonseca, da agência MPB Estratégia & Criação, será o marqueteiro da campanha de Lula (PT) à Presidência. Augusto carrega na bagagem trabalhos nas campanhas de FHC em 1994, Lula em 2022, Aécio Neves em 2014 e Ciro Gomes nas últimas eleições em 2018.

 

É NOTÍCIA

1 - Segundo levantamento realizado pela Fiocruz, resultados positivos para Covid-19 no Brasil saltaram de 3% para 37% em um mês. O aumento vertiginoso vai para a conta da variante Ômicron.

2 - A variante Ômicron também chegou com força ao Rio Grande do Norte. O estado registrou 38.664 casos confirmados em janeiro, sete vezes mais em relação a dezembro. Por gravidade, fez explodir a taxa de ocupação de leitos críticos em todas as regiões.

3 - A boa notícia é que o RN alcançou seis milhões de vacinas contra a Covid-19 aplicadas em todo o estado. O número de pessoas totalmente vacinadas chegou a 2.447, ou 77% do público-alvo.

4 - A gasolina vendida no RN tem o terceiro maior preço médio de todo o país, segundo a ANP. A média do valor cobrado pelo litro do produto, nos postos potiguares, é R$ 7,097, preço inferior apenas ao Goiás (7,107) e Rio de Janeiro (7,198).

5 - Desde esta terça-feira, 1º, que os usuários do gás natural canalizado no Rio Grande do Norte estão pagando 10% mais barato pelo produto. A redução da tarifa foi autorizada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos (Arsep/RN).

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
impresso
jornal

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO