Sábado, 01 de fevereiro de 2025

Postado às 08h45 | 05 Fev 2022 | Coluna César Santos - 5 de fevereiro de 2021

Crédito da foto: Ilustração Caminhoneiros terão acesso a linha de crédito

BONDADES EM ANO ELEITORAL

Os caminhoneiros ganharam carinho do Governo Federal, com pacote de bondade anunciado nesta sexta-feira, 4, pelo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães: os profissionais do volante poderão antecipar o recebimento do frete por meio de empréstimo com juros baixos contratado junto à instituição. O banco lançou a linha Giro Caixa Transportes, com taxas a partir de 1,99% ao mês.

Por meio da linha de crédito, a antecipação do frete será depositada diretamente na conta dos transportadores autônomos com até 120 dias de antecedência. A taxa efetiva varia conforme o histórico de crédito do tomador.

Poderão ser antecipados os fretes registrados nos sistemas das Secretarias Estaduais de Fazenda com base na emissão do Manifesto Eletrônico Fiscal (MDF- e), documento amplamente utilizado pelas empresas do ramo, que armazena informações sobre a carga e os responsáveis pelo transporte.

A amortização do empréstimo será paga em parcela única, com vencimento na mesma data estipulada pelo transportador, no MDF-e. As empresas de transporte de cargas interessadas em contratar a linha de crédito deverão pedir a habilitação do limite em qualquer agência da Caixa, mediante avaliação de crédito. Após a aprovação do limite, os empréstimos poderão ser contratados digitalmente, pelo Gerenciador Financeiro da Caixa.

A nova linha de crédito dará mais renda aos caminhoneiros, em um momento em que os combustíveis enfrentam aumentos de preços.

Guimarães destacou que antes os caminhoneiros, quando não tinham os recebíveis, tomavam crédito a 10%, 15% ou 20% [de juros] ao mês. Quando eles começam a tomar a partir de 1,99% [ao mês], isso é o que se chama na economia de efeito-renda. Quando tem essa redução, há um valor muito grande que pode ser usado para pagamento de diesel ou de reformas do caminhão.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, também vendeu o “peixe” do governo Bolsonaro. Ele disse que o programa ajudará a reduzir as carências no setor de infraestrutura e no transporte de cargas. Segundo Freitas, para diminuir o gap [lacuna] de infraestrutura, não basta o investimento. Mais dois componentes são fundamentais: a desburocratização, com a digitalização dos serviços, e a atenção para a questão humana do processo de transportes. É isso é que está sendo anunciado pelo governo.

O evento teve a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente Jair Bolsonaro. Guedes elogiou a digitalização do banco na operação de políticas sociais, como o auxílio emergencial. Bolsonaro não discursou no evento, apenas participando da assinatura do lançamento da linha de crédito.

 

FRASE

“Se for possível, do ponto de vista jurídico, os professores vão virar 2022 com o piso implantado”

PEDRO LOPES – Controlador geral do Estado do RN

 

BRA

Há 20 anos, o velho aeroporto de Mossoró passava a ter voos comerciais da companhia Brasil Rodo Aérea (BRA). O voo inaugural do Boeing 737-300 transportou 148 passageiros para São Paulo. A BRA não demorou muito para levantar voo e não voltar mais. Atualmente, o aeroporto é explorado pela Azul Linhas Aéreas com voos para Natal e Recife (PE). Vem resistindo aos problemas.

 

FORÇA-TAREFA

Os ministros de Bolsonaro vão ocupar os estados do Nordeste para tentar diminuir a resistência do eleitor ao presidente da República. A estratégia consiste na inauguração de obras, lançamento de programas e ações. O ministro do Desenvolvimento Regional, o potiguar Rogério Marinho (PL) terá papel importante como coordenador da programação. Ele está em alta no Planalto.

 

FORÇA-TAREFA II

O presidente Bolsonaro vai pernoitar em Caicó na terça-feira, 8, para acompanhar, no dia seguinte, a chegada das águas da transposição do rio São Francisco, em Jardim de Piranhas. Um marco do Governo Federal no Rio Grande do Norte. Bolsonaro retornará a Brasília por Mossoró, onde embarcará no avião presidencial.

 

CORRETO, DEPUTADO

O deputado federal Beto Rosado (Progressistas) decidiu acompanhar as obras de pavimentação asfáltica de Mossoró que são bancadas por emendas parlamentares de seu mandato. Ele tem feito vídeos e publicado nas suas redes sociais, prestando contas à população de seu trabalho em Brasília.

 

PICUINHA

A iniciativa de Beto Rosado também é uma forma de corrigir o erro do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), que não cita a origem dos recursos conseguidos pelo parlamentar mossoroense. A picuinha política é um atraso, mas infelizmente ela insiste em Mossoró.

 

CRISTÃO

O vereador Isaac da Casca recebeu autorização da Justiça Eleitoral para sair do partido Democracia Cristã (DC). Vai buscar uma legenda que viabilize a sua candidatura a deputado estadual. Uma das possibilidades é o PSC.

 

É NOTÍCIA

1 - O Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta de chuvas intensas com perigo potencial para 22 cidades do Rio Grande do Norte, entre elas, Mossoró. O alerta vale até as 11h deste sábado.

2 - Os hospitais públicos de Mossoró estão com 100% dos leitos Covid ocupados. Na Maternidade Almeida Castro, 60% dos pacientes internados na UTI são pessoas que não tomaram nenhuma dose da vacina e os demais não completaram o esquema vacinal.

3 - Os professores não vão aceitar a proposta do governo para implantação do novo piso salarial. A ideia de concender13% em março e o restante durante todo o ano não agradou à categoria.

4 - Do alto de sua experiência, o ex-senador Garibaldi Filho tratou de frear o noticiário que leva o seu MDB para uma possível candidatura a governador do deputado Ezequiel Ferreira (PSDB): "Vamos esperar ele se definir", resumiu, jogando água fria na fritura.

5 - A agência do Bradesco, no centro de Mossoró, abreviou o atendimento ao público nesta sexta-feira, 4, fechando as suas portas. Isso ocorreu em razão do surto de Covid-19 entre os funcionários. Deve retomar o atendimento presencial na segunda-feira, 7.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO