PODE SER QUE SIM OU NÃO
É possível que o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) seja o candidato a senador na chapa da governadora Fátima Bezerra (PT)? Sim. Está fechado? Não.
A notícia, não confirmada, de que a chapa da governadora estava fechada movimentou o fim de semana político-eleitoral do Rio Grande do Norte. Alguém plantou e foi para o ar. Carlos Eduardo também ajudou fazer fumaça quando disse, em entrevista ao jornal Tribuna do Norte, que é possível, sim, uma aliança que tenha Fátima e ele.
É claro que é possível, mas o “possível” não é “decidido” ou “acertado”. Há um fosso, mínimo que seja, para ser superado, tanto que a própria governadora escalou o seu chefe de Gabinete, Raimundo Alves, para desmentir, de público, que exista “chapa fechada”.
Em nota, Raimundo Alves afirmou:
“É importante reforçar que da parte da governadora Fátima Bezerra, nenhuma chapa está fechada e nenhuma conversa com partidos e/ou lideranças políticas estão encerradas. Não poderia ser diferente uma vez que somente essa semana o PT começou as suas discussões internas.”
E seguiu:
“Da nossa parte já afirmamos ao presidente do MDB, deputado Walter Alves e ao ex-senador Garibaldi Filho, que queremos continuar as conversas sobre o projeto de reeleição da governadora Fátima Bezerra, inclusive ouvindo a todos sobre a composição da chapa majoritária e das nominatas à Assembleia e à Câmara Federal. Nesse sentido, inclusive novas conversas deverão acontecer com o MDB ainda nessa próxima semana.”
Pois bem.
A governadora não cometeria o erro de fechar chapa tão cedo levando em conta a necessidade de ampliar a aliança em torno do projeto de reeleição e da eleição do ex-presidente Lula, que são as prioridades do PT para as eleições 2022. O MDB, por exemplo, é mais importante do que Carlos Eduardo porque a aliança faz parte do plano nacional e o RN é consequência. Lula está costurando a união com o MDB já no primeiro turno das eleições, logo, o PT não rifaria a legenda no RN.
Outro ponto a ser observado, importante que se diga, é a vontade da governadora de dialogar com Ezequiel Ferreira de Souza, presidente da Assembleia Legislativa e do PSDB, sobre eleições 2022. Certo que Ezequiel está mais pra lá do que pra cá, mas se o PT fechar chapa agora, sem pelo menos ouvi-lo, o coloca de vez no projeto eleitoral da oposição. E, convenhamos, Ezequiel é forte.
Em recente entrevista ao “Cafezinho com César Santos”, publicada no JORNAL DE FATO, a governadora disse com todas as letras que quer contar com Ezequiel no seu palanque. Ressaltou que ele continua aliado do ponto de vista administrativo e político. E disse que o projeto majoritário é prioridade do PT e que o partido iria trabalhar, como de fato vai, no sentido de formar a melhor chapa possível.
Portanto, não erra quem cogita Carlos Eduardo no palanque de Fátima como candidato ao Senado, mas também não é aconselhável apostar todas as fichas nessa possibilidade. Há muita coisa para acontecer. Estamos apenas iniciando o processo de costuras, negociações, acomodações etc...
FRASE
“Da parte da governadora Fátima Bezerra, nenhuma chapa está fechada”
RAIMUNDO ALVES – Chefe de Gabinete da governadora Fátima Bezerra
FURA-FILA
O deputado estadual Souza usou as redes sociais para anunciar que não será candidato à reeleição, sem revelar os motivos. Disse apenas que consultou a família e amigos para tomar a decisão. Nos bastidores, porém, é dito que o deputado decidiu sair de cena em razão de investigações da Operação Fura-Fila, detonada em 2021 para apurar supostas fraudes no SUS. Ele é um dos alvos.
FURA-FILA II
A operação já conseguiu afastar do mandato o vereador Diogo Rodrigues (PSD), de Parnamirim. Contra o deputado Souza, segundo o Ministério Público Estadual, tem investigação pela suposta prática de peculato eletrônico, falsidade ideológica e corrupção passiva. O deputado, inclusive, foi alvo de busca e apreensão em sua casa, em abril de 2021. Ele garante que é inocente.
BOLSONARO NO RN
O presidente Bolsonaro desembarca hoje no aeroporto de Mossoró e segue de helicóptero para Caicó, onde pernoitará, com agenda popular na Praça de Alimentação. Amanhã, às 7h, ele participa de motociata ainda em Caicó; visitará a barragem de Oiticica, em Jucurutu; e em seguida vai a Jardim de Piranhas receber as águas do São Francisco. Depois, retornará a Mossoró para embarcar de volta a Brasília.
HISTÓRIA
Quando pisar o solo de Caicó, Bolsonaro será o sétimo presidente da República a visitar a cidade seridoense. Até aqui, a história conta que passaram por Caicó Washington Luís, Café Filho, Getúlio Vargas, Juscelino Kubistchek, Castelo Branco e João Batista Figueiredo.
FALA SÉRIO
Às vésperas da chegada do presidente Bolsonaro ao RN, circulou em Natal uma pesquisa eleitoral para o senado com Fábio Faria à frente de Rogério Marinho.
RECONDUZIDO
O PSDB reconduziu o deputado e governadorável Ezequiel Ferreira de Souza à presidência da executiva estadual. Ele ficará no cargo até dezembro de 2023. Ezequiel, que é presidente da Assembleia Legislativa, comanda uma bancada bem mais numerosa do que os cinco parlamentares tucanos.
É NOTÍCIA
1 - Uber Moto chegou a Mossoró e Natal para permitir nova opção ao usuário que não tem condições de pagar mais caro pela passagem de carro. O serviço concorrerá com os mototaxistas.
2 - Demorou pouco a visita dos ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes ao presidente Bolsonaro nesta segunda-feira, 7. Só o suficiente para entregar o convite para a posse de Fachin e Moraes na presidência e vice-presidência do TSE. Eles não se suportam.
3 - Policiais civis do RN iniciaram greve pela manutenção do Adicional por Tempo de Serviço. Sem o benefício, a perda salarial pode chegar até 35%. O governo diz que está aberto ao diálogo.
4 - O Ministério da Saúde garante que até o dia 15 de fevereiro, todas as doses para a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos de idade contra covid-19 serão distribuídas em todo o País. Cabe aos pais a responsabilidade de levar os pequenos aos postos de vacinação.
5 - No RN, o presidente Bolsonaro deve confirmar que vai regulamentar a renegociação da dívida do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) até quinta-feira, 10. O desconto de até 92% do débito vai beneficiar mais de 1 milhão de estudantes.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.