Havia uma expectativa que a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Rio Grande do Norte, para inaugurar a chegada da transposição do rio São Francisco (veja matéria abaixo), traria novidades sobre a disputa entre os ministros Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, e Fábio Faria, das Comunicações, para ser o candidato do bolsonarismo ao Senado da República. Expectativas confirmadas.
No palanque formado em Jardim de Piranhas, na região do Seridó, Rogério e Fábio se apresentaram com discurso afinado, deixando a entender que foi selado o acordo para apenas um ser candidato. Até poucos dias, os dois ministros se enfrentavam nos bastidores e, de público, deixavam entender que o acordo entre eles não seria fácil.
O confronto deu lugar ao discurso cordial nesta quarta-feira, 9. O primeiro a falar, Fábio Faria disse que a missão do grupo é tirar o PT do poder estadual e garantiu que ele e Rogério vão estar juntos no palanque da oposição. Adiantou, inclusive, que eles decidirão nos próximos dias quem será o candidato ao Senado. “Quem achou que ia ter briga entre nós dois, vai quebrar a cara”, disse Fábio Faria, que fez diversos elogios a Rogério Marinho.
O ministro do Desenvolvimento Regional ouviu gritos de “senador” do público que lotou o Clube Atlético Jardim de Piranhas, e repetiu o discurso conciliador de Fábio. Marinho reforçou que o presidente Bolsonaro terá um palanque unido no Rio Grande do Norte e que ele e Fábio irão decidir, de forma consensual, quem será o candidato a senador.
A união de Rogério e Fábio terá papel importante para unir a oposição em torno de uma chapa para enfrentar a governadora Fátima Bezerra (PT). No palanque, estavam presentes os presidentes estaduais do PL, Progressistas e Republicanos, respectivamente os deputados João Maia, Beto Rosado e Benes Leocádio, além do prefeito de Natal, Álvaro Dias, representando o PSDB, que é presidido no RN pelo deputado Ezequiel Ferreira de Souza, apontado como possível candidato a governador.
Rogério Marinho e Fábio, que tiveram uma conversa política com Bolsonaro antes da agenda no Rio Grande do Norte, afinaram o discurso e garantiram que até o final de fevereiro será decidido o candidato a senador e, provavelmente, anunciado o candidato a governador.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.