Sábado, 01 de fevereiro de 2025

Postado às 09h00 | 19 Fev 2022 | Coluna César Santos - 19 de fevereiro de 2022

Crédito da foto: Jornal de Fato Reitora Cicilia Maia, da Uern

AUTONOMIA E NOVO TEMPO NA UERN

O Governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa os planos de cargos, carreiras e remuneração dos docentes e técnicos administrativos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A governadora Fátima Bezerra (PT) e a reitora Cicília Maia cumprem a palavra empenhada na solenidade da conquista da autonomia financeira da instituição, em dezembro de 2021.

Os PCCRs são esperados há mais de uma década. A luta de docentes e técnicos cruzou o tempo, desafiou governos, e agora inicia possivelmente o seu capítulo mais importante. Vale ressaltar que essa luta impôs o achatamento dos salários dos trabalhadores e trabalhadoras da Uern, porém, também vale destacar que a conquista dos PCCRs vai além da reposição salarial porque garante ao servidor ter uma carreira dentro da instituição.

Os planos foram elaborados por comissões próprias, compostas por representantes dos docentes e técnicos, da Reitoria e do Governo do Estado. A partir da aprovação pelos deputados, e isso deve ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano, os planos garantirão, em lei, a carreira dos servidores.

É importante ressaltar que a autonomia da gestão plena da Uern, conquistada em 2021, viabiliza o Plano de Cargos, Carreiras e Salários, uma vez que não representa impacto financeiro do Estado, já que os valores para a sua implantação estão previstos no percentual repassado para a Universidade, em forma de duodécimo, assim como acontece com os Poderes Legislativo, Judiciário, Ministério Público e outros.

 A reitora Cicília, que já tem a sua gestão marcada na história, apesar de ter iniciada só há cinco meses, pois foi com ela que a Uern conquistou a sua autonomia plena, agora vai escrever mais este capítulo. A reitoria sabe do tamanho da importância dos PCCRs para docentes e técnicos administrativos.

“Estamos muito perto de ver esse sonho, de décadas, concretizado. Não se trata somente reposição das perdas dos servidores da Universidade ao longo dos anos. Mais que isso, é a garantia de que o servidor da Uern tem uma carreira na instituição”, celebrou ao receber a notícia que o governo havia protocolados os planos na ALRN.

“Acredito muito na sua aprovação na Assembleia Legislativa. Já temos o apoio de vários deputados e acredito que receberemos o apoio dos demais, pois todo o cálculo dos percentuais da autonomia já previa a implantação dos planos e não haverá impacto financeiro para o Estado. O único impacto será reafirmar a valorização e a esperança aos nossos servidores”, garantiu.

É importante destacar, e a reitora Cicília fez isso, a participação decisiva dos segmentos técnico, docente e discente no processo de elaboração dos documentos. Um trabalho de união de forças, despido de qualquer interesse individual, para alcançar o objetivo comum, que é a aprovação da lei. Portanto, reconheça-se a disposição e luta dos dirigentes do Sintauern, Aduern e DCE.

 

FRASE

 “Estamos muito perto de ver esse sonho, de décadas, concretizado”

CICÍLIA MAIA – Reitora da Uern sobre os Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração da Uern

 

RN + VACINA

Dados da Fiocruz apontam o RN como o segundo estado que mais vacina crianças contra a Covid-19, com média de 32,6%, acima da média nacional, que é de 21%, e atrás apenas do Distrito Federal, com 34,6%. O Governo do RN corrige e afirma que nesta sexta-feira, 18, a média de vacinação de crianças entre 5 e11 nos já era de 39%. Em Mossoró, 50% das crianças já receberam a primeira dose.

 

CULTURA

O Programa Cultural Câmara Cascudo terá R$ 10 milhões este ano para incentivar a produção de grupos e artistas do Rio Grande do Norte. O decreto 31.281 foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, 18. Os interessados já poderão trabalhar na captação de recursos. Nos 22 anos de existência o programa disponibilizou quase R$ 100 milhões, beneficiando mais de 700 projetos.

 

CAUSA ANIMAL

O vereador Pablo Aires assume a presidência do PSB de Mossoró, com o diretório reformulado e assepsia feita nos quadros que não representavam mais os ideais do partido. Uma das novidades é a representação da causa animal na direção municipal, preenchida pela advogada Monaliza Trigueiro.

 

GREVE

A greve dos professores da rede municipal está nas mãos do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade). A categoria vai esperar uma proposta para cumprimento do novo piso salarial do magistério até sexta-feira, 25. Se a proposta não for suficiente, a greve começa antes do início do ano letivo.

 

MARLEIDE CRESCE

A greve dos professores fortalece a vereadora Marleide Cunha (PT). Ela é aliada do governo estadual, mas não tem dificuldade, nem abre mão, da luta em defesa do piso do magistério. Marleide ocupa espaço da deputada Isolda Dantas (PT), que evita se engajar efetivamente na luta dos professores.

 

SEGUE

Marleide é candidata em potencial à deputada estadual na eleição 2022. Ela tem apoio dentro e fora do PT. A sua postulação é respaldada principalmente pelos movimentos sindicais, com base no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM).

 

É NOTÍCIA

1 - Hoje completa 50 anos da primeira transmissão em cores da televisão brasileira. A TV Tupi transmitiu a tradicional Festa da Uva, em Caxias do Sul/RS, nesta data, em 1972.

2 -Taxa de mortes por Covid, entre os não vacinados, é 240 vezes maior do que a de imunizados com dose de reforço no Rio Grande do Norte. Pelo menos 2 mil mortes foram registradas entre pessoas não vacinadas no estado. Os dados são do LAIS/UFRN.

3 - Os IFs do Rio Grande do Norte retomarão as aulas e atividades administrativas presenciais na segunda-feira, 21. Todos os campi devem cumprir a decisão tomada pelo colegiado de diretores.

4 - O Governo do RN começou o processo de relocação das famílias que vivem em áreas inundáveis da barragem de Oiticica. Nesta sexta-feira, 18, a governadora Fátima Bezerra (PT) fez a entrega de 16 das 37 casas e lotes da agrovila Jucurutu.

5 - A Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região está com a dispensa vazia. Falta comida. Se o leitor pode ajudar, faça doação de feijão, farinha, arroz, açúcar, massa de mingau, bolacha. Na unidade da Rua Pedro Velho, n° 112, Santo Antônio.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO