Sábado, 01 de fevereiro de 2025

Postado às 09h00 | 22 Fev 2022 | Coluna César Santos - 22 de fevereiro de 2022

Crédito da foto: Ilustração Sala de aula vazia há dois anos

POLÍTICA EDUCACIONAL EMERGENCIAL

O Senado delibera nesta terça-feira, 21, sobre o projeto que cria a Política Educacional Emergencial (Pede), que visa minimizar os prejuízos educacionais causados pela pandemia da Covid-19, especialmente aos alunos em situação de vulnerabilidade econômica. A maioria não frequenta a sala de aula desde março de 2020, quase dois anos sem a qualidade do ensino.

O objetivo do projeto é propiciar acolhimento, permanência em sala de aula e aprendizagem a estudantes matriculados na educação básica pública, a ser executada nos anos finais do ensino fundamental e médio nas escolas públicas.

A Política Educacional Emergencial, conforme o texto do PL 3.385/2021, do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), tem duração prevista de cinco anos e será viabilizada a partir de uma parceria entre a União e as redes públicas, mediante adesão e apresentação de plano de ação pelos gestores públicos.

A proposta é de fundamental importância e mostra-se urgente, em razão do enorme prejuízo acumulado por crianças e jovens das camadas mais carentes. Os problemas são imensos desde o fechamento das escolas públicas. Não basta apenas o retorno das aulas presenciais, mas, sim, todo um trabalho direcionado para recuperar o que foi perdido e minimizar os efeitos provocados nesses dois anos de crise sanitária.

 As autoridades enumeram a interrupção ou déficit da aprendizagem, desigualdade no acesso às atividades remotas com despreparo das famílias para ensinar, aumento da evasão escolar, maior exposição à violência sexual ou familiar, insegurança alimentar, aumento do trabalho infantil e comprometimento à saúde mental dos estudantes.

Há outra preocupação, que a Pede não pode resolver, que é a greve dos professores da educação básica pelo cumprimento do novo piso salarial, com reajuste de 33,24%, conforme decidido pelo Governo Federal, com base na Lei do Fundeb. Em vários estados e municípios, o início do ano letivo 2022 foi retardado por conta da falta de entendimento entre governos e professores.

No Rio Grande do Norte, os professores da rede estadual iniciaram greve no dia que se iniciava o ano letivo, com aulas presenciais, 15 de fevereiro. Governo e categoria iniciaram diálogo, mas sem acordo.

Em Mossoró, o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) decidiu abrir diálogo depois de os professores terem aprovado indicativo de greve para 7 de março, dia que deve iniciar o ano letivo municipal. Uma audiência foi marcada para sexta-feira, 25, quando o Executivo apresentará proposta de pagamento do novo piso salarial. A greve - ou não – depende da proposta.

Em Pau dos Ferros, principal cidade do Alto Oeste potiguar, a prefeita Marianna Almeida (PSD) também ainda não apresentou uma proposta de pagamento do novo piso salarial, nem deu garantias. Indicativo de greve foi aprovado.

Diante do prejuízo acumulado pelos alunos da rede pública e a necessidade de recuperar o tempo perdido, se faz necessário o bom sendo entre governos e professores. A negociação é o melhor caminho e retorno às salas de aulas é imprescindível.

Vale destacar que a responsabilidade é de todos. Então, que encontre o melhor termo. Aulas presenciais já!

 

FRASE

"Em nenhuma hipótese sou candidato nessas eleições"

RAIMUNDO ALVES – Chefe de Gabinete do Governo do RN negando que seja suplente de senador de Carlos Eduardo

 

MENOS POLUIÇÃO

Ação técnica focada em desenvolvimento sustentável vai investir R$ 4,5 milhões para o RN produzir combustível de aviação com glicerina do biodiesel. Os estudos serão realizados pelo Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis, devendo ficar pronto em 2023. O novo combustível objetiva a redução de emissões de gases do efeito estufa em voos.

 

TÚNEL DO TEMPO

Hoje completa 20 anos que a então prefeita Rosalba Ciarlini autorizava a transferência da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte para o prédio da antiga União Caixeiral, onde funciona até hoje. Na mesma data, houve a inauguração da Praça da Redenção, que em 2005 recebeu estátua do jornalista Dorian Jorge Freire, por obra do primeiro governo da ex-prefeita Fafá Rosado.

 

PRÉ-CANDIDATA

A vereadora mossroense Marleide Cunha (PT) confirmou pré-candidatura à deputada na eleição 2022. "Há uma tendência muito forte para candidatura a estadual, mas há também processo de discussão para federal, porém, em menor grau", disse. Marleide tem apoio dentro e fora do PT.

 

PRESSÃO

Servidores públicos municipais de Natal aprovaram indicativo. Reclamam que a data base da categoria não é atualizada há oito anos. Se o prefeito Álvaro Dias (PSDB) não negociar, as atividades serão suspensas. A situação é parecida com os servidores públicos de Mossoró, que também se organizam para pressionar o Executivo.

 

FOGO AMIGO

O chefe de Gabinete da governadora Fátima Bezerra (PT), Raimundo Alves, tratou de sepultar qualquer possibilidade de ser suplente de senador de Carlos Eduardo (PDT). "Em nenhuma hipótese sou candidato nessas eleições", afirmou, para debelar o fogo amigo.

 

COMBUSTÍVEIS

O Senado vota hoje dois projetos (PLP 11/2020 e PL 1.472/2021) com objetivo de estabilizar os preços e conter a alta dos combustíveis, com relatoria do senador Jean Paul Prates (PT). Ele sugere novas regras para a cobrança do ICMS sobre os combustíveis.

 

É NOTÍCIA

1 - O RN começa a semana com mais da metade de leitos Covid desocupados na rede SUS. A ocupação nesta segunda-feira, 21, estava em 47,2%, a menor desde o dia 11 de janeiro.

2 - A segunda-feira, 21, foi nervosa para a holding Americanas, que viu seus papéis ordinários caírem 4,06% na bolsa. O tombo foi provocado por suspeita de ataque de hacker. Os sites de Americanas e Submarino se encontram fora do ar desde o fim de semana.

3 - Sai hoje o resultado da chamada regular do Sisu. No RN, são ofertadas 13,6 mil vagas em cursos de graduação na UFRN, Ufersa, IFRN e Uern. Veja a lista no site oficial: sisu.mec.gov.br.

4 - A mossoroense Claudinha Gadelha, que brilhou no octógono do UFC, é embaixadora do Instituto de Alta Performance e diretora de Desenvolvimento de Atletas do UFC, nos Estados Unidos. Claudinha, pouco conhecida em sua terra, é prestigiada fora do País.

5 - O futebol ocupa a telinha do SBT nesta terça-feira. Às 16h40, transmite Chelsea e Lille pela Liga dos Campeões; às 21h30, exibe Fluminense e Milionários pela Libertadores. Na bancada, nomes consagrados como Mauro Beting, Mauro Cézar e Léo José.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
notícia
impresso
jornal

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO