Sábado, 01 de fevereiro de 2025

Postado às 08h15 | 03 Mar 2022 | Coluna César Santos - 3 de março de 2022

Crédito da foto: Ilustração Ano eleitoral começou em 1o de janeiro de 2022

ANO NOVO COMEÇOU FAZ TEMPO

Dizem que o ano começa quando termina o Carnaval. Bobagem. O ano começa no dia 1º de janeiro e, com ele, vem as obrigações. A vida não para. Em 2022, parece mais acelerada do que anos anteriores. De cara, o primeiro mês do ano trouxe a terceira onda da Covid-19, obrigando o sacrifício de todos para atenuar os seus efeitos, e isso se estendeu a fevereiro que, felizmente, foi encerrado com a pandemia em baixa.

Como é ano eleitoral, muitos condicionam que as “coisas” só acontecem após o carnaval. Também não é verdade. A corrida presidencial começou faz tempo e seus personagens entraram 2022 a todo vapor, negociando apoios e alianças. O presidente Bolsonaro (PL) está fazendo isso; seus adversários, também.

No Rio Grande do Norte, antes do Carnaval, o bolsonarismo decidiu que o candidato a senador será o ministro Rogério Marinho (PL), titular do Desenvolvimento Regional, levando o outro ministro potiguar, Fábio Faria, das Comunicações, anunciar “aposentadoria” da política pelos próximos anos. De quebra, elevou a possibilidade de o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), unificar as oposições em torno de uma candidatura sua ao Governo do Estado.

No governismo estadual, janeiro e fevereiro foram intensos. A governadora Fátima Bezerra (PT) praticamente decidiu que o seu candidato ao senado será o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT), eliminando, por gravidade, a possibilidade de o senador Jean Paul Prates (PT) ser candidato à reeleição. Também estremeceu a “paquera” de MDB e PT, uma vez que a presença de um Alves na chapa, no caso Carlos Eduardo, tira a chance de outro Alves compor a mesma chapa, ou seja, de Walter emplacar a vaga de vice.

Se isso tudo aconteceu, e de fato aconteceu, não houve espera para começar o ano após o Carnaval. Aliás, o carnê do IPTU chegou, a matrícula e o material escolar dos filhos, também, porque o ano começou a mil em 1º de janeiro. E ainda tem uma guerra de ditadores matando civis inocentes.

Mas, voltando ao ano eleitoral. Temos agora em março e até o dia 1º de abril, a famigerada janela partidária, onde deputados e deputados podem pular de lado sem cometer infidelidade. É justamente nesses 30 dias que vamos ter clareado os rumos das eleições. Saberemos, por exemplo, se Ezequiel vai à luta pelo Governo do RN ou se a governadora Fátima ficará livre para renovar o mandato por WO.

A arrumação majoritária se dará em sintonia com o troca-troca de partidos na Assembleia Legislativa e na bancada federal potiguar. Pelo menos uma dezena de parlamentares estaduais está no tabuleiro e dois ou três federais devem mudar de partido. Isso tudo deve acontecer nos próximos 30 dias. Depois daí, teremos pintado, com maior clareza, o quadro da eleição 2022 no Rio Grande do Norte.

Em tempo: Mossoró espera a ex-prefeita Rosalba Ciarlini (Progressistas) quebrar o silêncio, para saber como o eleitor do segundo maior colégio eleitoral do RN vai se comportar. Rosalba candidata é uma coisa; Rosalba fora do páreo, é outra.

É aguardar.

 

FRASE

“O prefeito está sendo covarde por ação ou omissão ao ordenar ou permitir a demissão de humildes trabalhadores”

MARLEIDE CNUNHA – Vereadora denunciando perseguição política na gestão Allyson Bezerra

 

PERSEGUIÇÃO

A vereadora Marleide Cunha (PT) usou termos duros para retratar a perseguição na Prefeitura de Mossoró. Ela chamou o prefeito Allyson Bezerra de "covarde" por ação ou omissão ao ordenar ou permitir a demissão de humildes trabalhadores terceirizados. Os demitidos foram indicados por vereadores que não votaram a reforma da previdência municipal como o Palácio da Resistência queria.

 

PERSEGUIÇÃO II

O vereador Francisco Carlos (Progressistas) também denunciou a perseguição na gestão Allyson. Ele escreveu nas redes sociais: "Terceirizados usados como instrumento político para pressionar e retaliar os vereadores que não aceitaram aprovar a reforma da previdência com urgência e sem alterações. Os correligionários dos vereadores que pediram diálogo e respeito estão sendo demitidos."

 

OBRAS

A governadora Fátima Bezerra (PT) assina hoje a ordem de serviço para recuperação da RN-233 que liga a BR-304 ao município de Paraú. A governadora também autoriza as obras de reforma e ampliação do Hospital Regional de Assú. Os dois compromissos serão cumpridos às 10h, em Paraú; e às 14h, na cidade de Assú.

 

PATAXÓ

Ainda no Vale do Açu, Fátima Bezerra fará a entrega das novas comportas d'água do açude Pataxó, no município de Ipanguaçu. A solenidade acontece às 18h.

 

EDUCAÇÃO

Pela terceira vez, a CNBB coloca a Educação em debate na Campanha da Fraternidade. A edição deste ano, lançada nesta quarta-feira, 2, traz o tema: "Fala com sabedoria, ensina com amor." No âmbito da Diocese de Mossoró, a CF 2022 será lançada domingo, 6, pelo bispo dom Mariano Manzana, em celebração na Catedral, às 11h.

 

IPI

A Câmara de Comércio Exterior regulamentou a redução da alíquota do Imposto de Importação de veículos. Ela será dada pelo prazo de até dois anos e beneficiará apenas importação de veículos novos. O desconto de IPI para os veículos será de 18% para os semidesmontados e de 16% para bem completamente desmontado.

 

É NOTÍCIA

1 - Entre 28 de janeiro e 28 de fevereiro, a média de solicitação diária de leitos UTI Covid caiu 85% no Rio Grande do Norte. E na última quinzena, o número de casos confirmados recuou 37%.

2 - Duas celebrações, hoje, marcam o sétimo dia da morte do industrial Francisco Ferreira Souto Filho, o Soutinho. Na Catedral de Santa Luzia, em Mossoró, às 17h, e na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Apresentação, em Natal, às 16h30.

3 - As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão retomando o atendimento presencial, sem necessidade de agendamento prévio, a partir deste mês. Estava suspenso desde 2020.

4 - A jornalista Larissa Maciel lançou o projeto "Março para elas". Durante todo o mês, até o dia 31, a jornalista vai postar em seu blog matérias, reportagens e depoimentos de mulheres atletas, torcedoras e apoiadoras de esportes. Acompanhe: larissamaciel.com.br

5 - A Liga Mossoró de Futebol Amador está de volta em 2022, após a paralisação em razão da pandemia da Covid-19. Trata-se do maior campeonato de futebol de bairro de Mossoró que é disputado no campo O Luizão, no Nova Vida. A edição será aberta em abril.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO