CUMPRIR A LEI DO PISO É OBRIGAÇÃO
O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) escalou auxiliares para propagar a versão de que professor que recebe acima do piso não tem direito ao reajuste de 33,24% do novo piso salarial do Magistério, definido pelo Governo Federal. Nos últimos dias, os auxiliares ocuparam os espaços da mídia paga, em todas as plataformas, para que a versão seja comprada como verdadeira pela população mossoroense.
Do outro lado do balcão, a professora vereadora Marleide Cunha (PT) reagiu usando as suas redes sociais, já que não tem à disposição a estrutura de comunicação que a gestão municipal dispõe.
Marleide escreveu:
“O piso, que está previsto na Lei 11.738/08, é o valor do vencimento inicial da carreira do magistério, ou seja, professor nível médio, na Classe 1, de modo que reajustado tal valor aos professores em início de carreira, se repercute nas demais classes e níveis.”
“O município alega que os professores recebem acima do piso. É óbvio, pois são profissionais com várias formações (especialistas, mestrado e até doutorado), sem falar nas progressões habituais ligadas à carreira docente, como o tempo de serviço.”
“Ao criar justificativas surreais e covardes para não reajustar o Piso, a gestão do prefeito mostra a sua face mais cruel e desumana, desvalorizando a educação e o PCCR do magistério. Essa ficção para não cumprir a Lei faz parte dos erros e crueldade que o prefeito jurou não cometer.”
“Prefeito, decida se respeitará a Lei atual do Plano de Carreira ou se enviará para Câmara outra lei destruindo a carreira docente, desvalorizando a educação. Não precisa fazer engodo jurídico e político para enganar o povo. Difícil ser mais velha política do que isso. Haverá luta!”
Pois bem.
Quando era deputado, entre 2019 e 2020, Allyson Bezerra gravou vídeos e fez lives, bem o seu estilo, para cobrar dos governos estadual e municipais o cumprimento da Lei do Piso do Magistério. E na campanha eleitoral em que se elegeu prefeito, jurou em praça pública que os professores teriam os seus direitos respeitados e até ampliados. Promessa gravada e que ainda está bem presente aos ouvidos da população mossoroense.
E o que ele faz agora? Tudo ao contrário do que pregou até sentar na cadeira principal do Palácio da Resistência. Allyson está decidido a prejudicar os professores e o fará com mão de ferro, estilo que ele revelou depois de assumir o mandato de prefeito.
A postura de Allyson não é algo novo. Ele sempre foi assim. Conhecidos dos quadros da Ufersa atestam o estilo autoritário e implacável quando ele exercia a sua função de servidor público. O que ocorre é que o nível de autoritarismo aumentou de acordo com o poder.
O grave é que a postura do prefeito em relação aos professores tende a afetar que não tem culpa de nada, no caso, crianças, adolescentes e jovens da rede de ensino público, uma vez que a greve dos professores é uma certeza se a gestão municipal não cumprir a lei do piso.
O ano letivo será aberto nesta segunda-feira, 7, mas na sexta-feira, 11, os professores têm assembleia geral para decidir sobre a greve. No dia anterior, quinta-feira, 10, a categoria espera a última chance de o prefeito Allyson apresentar pelo menos uma proposta digna.
FRASE
“A gestão do prefeito mostra a sua face mais cruel e desumana”
MARLEIDE CUNHA – Professora e vereadora sobre a narrativa do prefeito Allyson para não cumprir a lei do piso salarial do magistério
ABSURDO
Os alunos da Escola Municipal Maurício Fernandes da Silva, antiga escola evangélica Leôncio José de Santana, não terão direito ao retorno das aulas presenciais nesta segunda-feira, 7. É que a gestão municipal não estruturou o prédio alugado (no antigo Convesti) há seis meses para receber os alunos. Não tem carteira, não tem ventiladores, não tem nada. Os alunos vão continuar on-line.
ABSURDO II
Os pais de alunos e alunas criaram um grupo para denunciar o descaso com a Escola Maurício Fernandes da Silva. Fotos foram feitas no local e serão encaminhadas para o Ministério Público Estadual. Os alunos estão sem aula presencial há dois anos, desde o início da pandemia, e agora no momento do retorno das atividades presenciais, a escola não foi estruturada pela Prefeitura.
FEMINICÍDIOS
O Rio Grande do Norte registrou oito feminicídios em menos de três meses. Os dois últimos casos aconteceram no intervalo de 48 horas, entre quinta e sexta-feira, em Natal e Campo Grande. Os números são absurdos e exigem das autoridades políticas mais eficientes para inibir a escalada do crime.
FRATERNIDADE
O bispo diocesano dom Mariano Manzana lança a Campanha da Fraternidade 2022 no âmbito da Paróquia de Santa Luzia, em missa na Catedral, às 11h. A campanha deste ano traz o tema "Fraternidade e Educação", inspirado pelo lema bíblico: “Fala com sabedoria, ensina com amor”.
CAFÉ E POLÍTICA
O ministro Rogério Marinho (PL) e o ex-governador Robinson Faria (PSD) tomaram café da manhã neste sábado, 5, para atualizar a pauta político-eleitoral. Não fizeram questão de sala fechada. O café foi servido de público na movimentada Padaria Mercatto, em Natal.
INTERESSES
Rogério quer o apoio do PSD para a sua candidatura a senador; Robinson quer um lobby em Brasília para influenciar uma decisão favorável no TSE, onde ele tenta reverter inelegibilidade para ser candidato a deputado federal. O ex-governador vai insistir na candidatura.
É NOTÍCIA
1 - O RN continua sem registrar óbitos por Covid-19 nas últimas horas. Neste sábado, o número de casos confirmados era de 480.251; casos suspeitos, 1.044; casos descartados, 909.474.
2 - O Dia da Poesia será celebrado em Mossoró pelo Grande Encontro de Poetas, organizado por Zé Lima. Será no dia 12, no Teatro Lauro Monte, com a participação de Antônio Francisco, Geraldo Amâncio, Lalauzinho, Caio Muniz, Nildo da Pedra Branca e outros.
3 - Já no dia 19 de março, outro encontro de poetas na 2ª Cantoria do Rancho Mangagá. A cantoria de viola reunirá Ivanildo Vila Nova, Jorge Macedo, Fabiane Ribeiro e Raimundo Caetano.
4 - Mossoró vai receber R$ 500 mil reais, emenda do deputado Beto Rosado, para várias entidades protetoras dos animais. Para dar sequência ao processo de liberação de recursos, basta apenas a Prefeitura providenciar o aceite da emenda na plataforma +Brasil.
5 - As UBSs Maria Soares, localizada ao lado da UPA do São Manoel, e a Chico Costa, localizada ao lado da UPA do Santo Antônio, ficam abertas hoje para vacinação contra a Covid-19. Outro posto de vacinação funcionará no Partage Shopping. A partir das 8h.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.