Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024

Postado às 12h00 | 06 Mar 2022 | Governadora decreta luto de três dias pela morte de Geraldo Melo

Crédito da foto: Marcos Garcia / Jorna de Fato Geraldo Melo morreu neste domingo, 6, aos 86 anos

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-governador e ex-senador Geraldo Melo ocorrida neste domingo, 6 (LEIA AQUI).

Em nota, a governadora Fátima Bezerra (PT) reconhece a importância de Geraldo Melo para  a política e para a história do estado.

Leia a nota:

“O Governo do Estado do Rio Grande do Norte expressa profundo pesar pelo falecimento do ex-governador e ex-senador Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo, que nos deixou aos 86 anos. Sua atuação política foi de importante destaque para o desenvolvimento do Estado.

Geraldo Melo, político de discursos memoráveis, representou o RN de forma coerente em suas posições quando eleito senador da república, onde chegou a ocupar a vice-presidência do Senado Federal.

Ao mesmo tempo em que lamenta o falecimento do ex-governador Geraldo Melo, o Governo do Rio Grande do Norte reconhece a trajetória única dele e estende as homenagens para os familiares.

O Governo do Estado, em razão do falecimento, decreta luto oficial por três dias.

Governadora Fátima Bezerra.”

 

NATAL

A Prefeitura de Natal também decretou luto oficial. Veja a nota:

“O Rio Grande do Norte perdeu hoje um dos seus representantes mais preparados, mais inteligente e de melhor oratória. O ex-governador e ex-senador Geraldo Melo foi durante anos um dos expoentes nomes do PSDB nacional, chegando a ser vice-presidente do Senado, onde era reconhecido pela sua capacidade de diálogo e seus conhecimentos sobre os problemas nacionais.

Tive oportunidade de exercer meu primeiro mandato na Assembleia durante o governo dele e depois de conviver com Geraldo no Congresso Nacional e posso atestar sua capacidade intelectual e de trabalho. Como primeiro governador eleito após a volta das eleições diretas, montou uma equipe de técnicos preparados, muitos dos quais oriundos, como ele, da Sudene e depois também auxiliares no governo Aluizio Alves.

Membro da Academia Norte-riograndense de Letras, publicou há pouco tempo o seu primeiro romance Luzes e Sombras do Casarão, cuja estória se passa em Campo Grande, sua terra natal. A dona Edinólia, filhos e demais familiares e amigos meus votos de pesar, com a certeza de que a separação é momentânea e a esperança da ressurreição na fé.

Decreto luto oficial de três dias em Natal em memória do ex-governador.

Prefeito Álvaro Dias.”

 

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), Ezequiel Ferreira, lamentou a morte do ex-governador Geraldo Melo. Em nota, Ezequiel classificou Geraldo como "um homem simples de muitas palavras e muitas conquistas" e afirmou que o ex-governador deixa um grande legado.

"Sopra um vento forte no Rio Grande do Norte. É assim que fazemos a despedida a Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo. Conhecido por sua figura icônica nos anos 80, quando ganhou a eleição para governador como o 'tamborete', Geraldo nos deixa um grande legado: o de fazer política fazendo amigos", afirmou Ezequiel, fazendo referência a um trecho do jingle que acompanhou Melo em diversas campanhas políticas.
 
Leia a nota:
 
“Sopra um vento forte no Rio Grande do Norte”. É assim que fazemos a despedida a Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo. Conhecido por sua figura icônica nos anos 80, quando ganhou a eleição para governador como o “tamborete”, Geraldo nos deixa um grande legado: o de fazer política fazendo amigos. 
 
E a amizade foi sua grande marca. Ex-governador, ex-vice-governador e ex-senador do Rio Grande do Norte, Geraldo Melo (PSDB), de 86 anos, fez muitos amigos em suas andanças pelo Estado, com sua inteligência e cordialidade. 
 
Um homem simples, de muitas palavras e muitas conquistas, Geraldo governou o Rio Grande do Norte entre 1987 a 1991. Depois disso, ele cumpriu mandato de senador no período de 1995 a 2003. Em 2018, Geraldo disputou  uma vaga ao Senado Federal pelo PSDB o que muito nos honra como sua trajetória política. 
 
Imortal da Academia Norte-riograndense de Letras (ANL), hoje, Geraldo se despede desta vida em decorrência de um câncer de pulmão. Geraldo era casado com Ednólia Melo, ex-prefeita de Ceará-Mirim com quem teve cinco filhos.
 
Descanse em paz, Geraldo. 
 
Ezequiel Ferreira de Souza 
Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

Tags:

Geraldo Melo
governador
senador
Governo do RN
luto

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO