SOPRA UM VENTO FORTE...
A morte do ex-governador e ex-senador Geraldo Melo deixa o Rio Grande do Norte de luto, não só a política. Ele perdeu a luta contra um câncer no pulmão aos 86 anos. Seu coração parou de bater na madrugada de domingo, 6. Geraldo foi sepultado como honras de chefes de Estado.
Geraldo Melo construiu parte da vida pública em Ceará-Mirim e teve atuação de destaque na Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) durante a administração do ex-governador Aluízio Alves entre 1961 e 1966.
Ele foi, seguramente, o último político potiguar que conquistou o coração do eleitor, sendo a sua campanha de 1986, quando se elegeu governador, uma das mais empolgantes e marcantes da história das eleições do RN, deixando eternizado o jingle “Novos ventos, novos tempos”.
O “Tamborete”, como ficou conhecido naquela campanha memorável, alicerçou carreira política vitoriosa a partir da década de 70. Ele foi vice-governador na gestão do governador Lavoisier Maia (1979/1983), foi eleito governador em 1986 para conduzir o estado entre 1987/1990. Depois, em 1994, elegeu-se senador da República, tendo sido vice-presidente do Senado entre 1995 e 1997.
Em 2002, encerrou o seu mandato sem ter conseguido renová-lo. Naquelas eleições, ficou em terceiro lugar, atrás dos eleitos Garibaldi Filho (MDB) e José Agripino (DEM). Em 2006, Geraldo tentou mais uma vez voltar ao Senado e viu a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, ser eleita a primeira mulher senadora do RN. Ele terminou a disputa em terceiro lugar, atrás do então senador Fernando Bezerra, que era candidato à reeleição.
12 anos depois, em 2018, Geraldo Melo colocou o nome à disposição do eleitor outra vez. Foi candidato a senador pelo PSDB e terminou em terceiro lugar com 382.249 votos (13,14%), ficando atrás dos senadores eleitores Styvenson Valentim (745.827 votos – 25,63%) e Zenaide Maia (660.315 – 22,69%).
Em 2021, aos 85 anos, o ex-governador foi eleito para a cadeira número 32 da Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANL), que anteriormente era ocupada pelo jornalista João Batista Machado. Ele recebeu a honraria após lançar sua primeira obra de ficção 'Luzes e sombras do Casarão', produzida durante o isolamento da covid-19 em 2020. Um romance acerca dos costumes e histórias da cidade em que nasceu e se criou, Campo Grande.
Ele colecionou uma série de homenagens importantes como a Grã-Cruz da Ordem do Rio Branco (1988) e a Medalha do Mérito Mauá (1989).
Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo, nascido em 12 de julho de 1935, era casado com Ednólia Melo, ex-prefeita de Ceará-Mirim.
FRASE
“Forte como aquele vento, que nunca deixará de soprar”
EDINÓLIA MELO – Viúva na coroa de flores a Geraldo Melo
INCOMPETÊNCIA
Nove unidades de ensino da rede pública de Mossoró não iniciam o ano letivo com aulas presenciais. Quase 10% das escolas e UEIs da cidade. A Prefeitura informa que as unidades ainda estão sendo preparadas para receber os alunos, mesmo dois anos fechadas em razão da pandemia da Covid-19. Alunos e pais da Escola Maurício Fernandes da Silva não engoliram o "lero" e fizeram protestos.
INCOMPETÊNCIA II
Para atenuar o desgaste, o prefeito Allyson Bezerra acionou a sua turma para vender a versão que recebeu as escolas sucateadas, o que não é verdade. E mesmo que as escolas precisassem de consertos, o que é natural, ele teve 14 meses para adotar medidas. Nesse período, as escolas estavam fechadas, portanto, com tempo e condições de recuperação.
LIBERAL
O ex-governador Robinson Faria vai sair do PSD para viabilizar candidatura à Câmara dos Deputados se conseguir reverter a sua inelegibilidade no TSE. O destino, muito provavelmente, será o PL, do deputado federal João Maia. A sigla receberá mais dois deputados federais: General Girão (ex-PSL) e Carla Dickson (ex-Pros).
DEPENDE
Robinson foi condenado pelo TRE/RN a oito anos de inelegibilidade, por abuso de poder nas eleições 2018. Ele tenta reverter a situação no TSE. O processo deve ir a julgamento ainda na primeira quinzena deste mês.
DISPUTA PAROQUIAL
Pau dos Ferros tem dois ex-prefeitos pré-candidatos a deputado federal: Leonardo Rêgo e Fabrício Torquato. Se confirmadas as candidaturas, a cidade terá uma disputa paroquial entre os dois ex-aliados. Fabrício conta com apoio da atual prefeita Marianna Almeida (PSD).
SOBROU PARA MORO
O Podemos retirou a pré-candidatura do deputado Arthur do Val ao Governo de SP, depois de o "Mamãe falei" ter atentado contra a honra das mulheres ucranianas. Pior para o presidenciável Sérgio Moro que ficou sem palanque no maior colégio eleitoral do país. E a turma do MBL está saindo de cena pelas portas dos fundos.
É NOTICIA
2 - A atriz Tony Silva recebe o Tributo Ana Floriano, conferido pela Prefeitura de Mossoró, dentro das celebrações do Dia da Mulher. Justa homenagem definida pelo prefeito Allyson Bezerra.
2 - A Escola Municipal Professora Neci Campos celebra 20 anos nesta terça-feira, 8. Foi construída e inaugurada na terceira gestão da prefeita Rosalba Ciarlini. A escola situada na comunidade Jurema leva o nome de professora pau-ferrense que educou gerações.
3 - O Rio de Janeiro é a primeira capital brasileira a abolir o uso de máscara como medida de prevenção à Covid-19. O decreto acabando com a obrigatoriedade será publicado hoje.
4 - Hoje tem o show "Tributo às Mulheres" com as cantoras Caroline Melo e Gaby Viégas e participação especial de Érica Fernandes. Na praça de alimentação do Partage Shopping Mossoró, a partir das 19h. Para celebrar o Dia Internacional da Mulher.
5 - A partir desta segunda-feira, 7, quem tem contratos firmados até 2017 com instituições financeiras credoras para Fies pode pedir o refinanciamento da dívida. Os descontos podem variar entre 12% e 92%. O saldo devedor poderá ser parcelado em até 150 vezes.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.