Sábado, 01 de fevereiro de 2025

Postado às 08h30 | 11 Mar 2022 | Coluna César Santos - 11 de março de 2022

Crédito da foto: Célio Duarte / PMM Reunião do prefeito Allyson com diretoria do Sindiserpum durou mais e 5 horas

NOVO PISO E A POLÍTICA

Após mais de 5 horas de reunião, o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) acatou a reivindicação dos professores para pagar os 33,24% de reajuste do novo piso salarial do magistério. Mais do que isso, o chefe do Executivo também anunciou que vai acrescentar 0,42%, referente ao reajuste do piso de 2019. Dessa forma, os professores terão um reajuste de 33,67%.

O pagamento do reajuste será escalonado e a forma ainda não foi divulgada pelo Executivo, nem pela diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM). A proposta será apresentada aos professores na assembleia geral que acontecerá na manhã desta sexta-feira, 11. Se a categoria aceitar o escalonamento proposto pela gestão municipal, a greve será evitada e as aulas que foram iniciadas na segunda-feira, 7, seguirão normalmente.

A reunião entre o prefeito e a diretoria do Sindiserpum, com a presença de assessores jurídicos dos dois lados, foi iniciada às 16h no Palácio da Resistência e só terminou próximo das 22h. Houve muita discussão em torno de várias propostas apresentadas pelo Executivo. A primeira oferta foi de 7% parcelado em duas vezes, sem retroativo. Os representantes da categoria recusaram de imediato. O argumento de que as finanças do município não suportariam um reajuste maior não convenceu.

Em seguida, novas propostas foram apresentadas, aumentando o percentual de reajuste, mas distante dos 33,24% previstos na Lei do Piso Salarial do Magistério. A penúltima das propostas apresentava um reajuste de 25% escalonado e sem retroativo, também foi rechaçada, até que o prefeito formatou a proposta de cumprir os 33,24% e acrescentar o percentual de 0,42% referente a 2019.

A implantação do novo piso salarial do magistério está inserida em um momento delicado para a gestão municipal sob o ponto de vista administrativo e político. Allyson precisa dar uma resposta positiva à Educação para inibir o processo de desgaste provocado pelo caos na estrutura da escola pública, comprovado no retorno das aulas presenciais esta semana. As reclamações de pais e alunos explodiram na cidade e na zona rural, com vídeo mostrando escolas sucateadas e unidades que sequer tiveram condições de receber os alunos para as aulas presenciais.

A questão política é ainda mais delicada. Parte da bancada governista na Câmara Municipal, reunida no bloco “Diálogo e Respeito”, levantou voz em defesa do reajuste salarial dos professores. O grupo, inclusive, deixou claro que votará contra o Executivo se a proposta a ser encaminhada à Câmara não contemplar a expectativa dos professores. 

Em entrevista à jornalista Carol Ribeiro, o vereador Tony Fernandes (Solidariedade), um dos líderes, disse que os seis vereadores que compõem o bloco não descartam deixar a bancada governista, colocando o novo piso salarial dos professores como condição decisiva. "Dependendo de como aconteça a negociação com os professores, que o bloco está cobrando o cumprimento do piso, pode vir a acontecer sim esse rompimento em relação à base", afirmou Tony.

Portanto, mesmo tendo vendido a versão que o município não suportaria pagar o novo piso dos professores, o prefeito Allyson precisa abrir o cofre para cumprir o direito dos mestres e, por gravidade, atenuar a crise política.

 

FRASE

“Dependendo de como aconteça a negociação com os professores, o bloco decidirá”

TONY FERNANDES – Vereador sobre possibilidade de rompimento do bloco "Respeito e Diálogo" com o prefeito Allyson Bezerra

 

CURADA

A ex-deputada Sandra Rosado (PSDB) realizou a última sessão de radioterapia e está curada de um câncer, diagnostico em 2021. A notícia foi dada pelo filho Lairinho Rosado, ao agradecer as orações dos amigos e correligionários. Sandra está liberada para a campanha eleitoral deste ano em que ela vai buscar um mandato de deputada estadual. O projeto eleitoral foi lançado há meses.

 

BAGAGEM

Sandra Rosado cumpriu mandato eletivo ininterrupto entre 1999 a 2014. Nesse período foi deputada estadual de um mandato (1999/2002) e deputada federal de três mandatos (2003/2014). Antes, final de 1996, assumiu cargo de prefeita de Mossoró sucedendo o tio prefeito Dix-huit Rosado, que faleceu antes de concluir o mandato. E depois, no período de 2017/2020 foi vereadora.

 

CONFIANTE

O ex-governador Robinson Faria dá como certa vitória no plenário do TSE, que julgará na sessão de terça-feira, 15, o processo de inelegibilidade. Ele perdeu no TRE/RN pelo placar apertado de 4 a 3, que lhe tirou os direitos políticos pelos próximos oito anos. Robinson precisa do TSE para ser candidato nas eleições 2022.

 

LIBERAL

Robinson deverá se filiar ao Partido Liberal (PL), depois de deixar o PSD. O presidente estadual da sigla, deputado federal João Maia, não colocará obstáculo. Já o Progressistas, que é outra opção, não deseja tê-lo em seus quadros. Nem está disposto a suportar imposição.

 

ENCAMINHADO

O ex-vereador Zé Peixeiro tem duas decisões urgentes para tomar: a primeira é a saída do Progressistas, autorizada pela Justiça Eleitoral e bem encaminhada; a segunda, é o retorno à bancada governista, que depende de pequenos detalhes da negociação com o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade).

 

UERN

Os planos de cargos, carreiras e remuneração dos servidores da Uern têm o apoio de todos os deputados estaduais, portanto, os projetos serão aprovados no plenário da Assembleia na sessão de terça, 15. Uma luta de décadas está próxima do fim, com vitória.

 

É NOTÍCIA

1 - Já está valendo o uso obrigatório do prefixo 0303 nas ligações realizadas para clientes pelas empresas de telemarketing. A mudança vale apenas para as prestadoras de telefonia móvel.

2 - O Instituto Gentil, no município de Campo Grande, vai celebrar os 100 anos da Semana de Arte Moderna, com programação especial que será aberta hoje e seguirá até amanhã. Sarau, palestras, cursos, oficinas estão inseridos na programação cultural. Vamos lá.

3 - A Potigás informou que o preço do gás natural não será alterado diante da alta do petróleo impactado pela invasão russa à Ucrânia. E manteve a redução de R$ 0,10 no metro cúbico.

4 - Os postos de combustíveis amanhecem o dia com os novos e mais caros preços da gasolina (18,8%) e diesel (24,9%). A Petrobras também aumentou o preço do gás de cozinha em 16,1%. O aumento acontece em meio à disparada dos preços do petróleo no mundo.

5 - O Senado aprovou o projeto dos combustíveis, para combater a alta da gasolina, diesel e gás, e incluiu no texto um "auxílio-gasolina" de até R$ 300. Também prevê aumento do valor do "auxílio-gás". A proposta segue para apreciação e votação na Câmara.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO