OLHE O TAMANHO DO PREJUÍZO
É péssima a repercussão do reajuste salarial dos professores que será pago pela Prefeitura de Mossoró no período de 19 meses dividido em sete parcelas. A revolta é grande entre os mestres da rede municipal de ensino, que tiveram que aceitar a proposta do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), sob a justificativa de que a categoria ficaria sem nada se o reajuste não fosse implantado até o dia 31 de março em razão do ano eleitoral.
O descontentamento é geral entre os profissionais de educação porque, só depois que a maioria aceitou a proposta e evitou a greve, é que a realidade veio de forma mais clara. A forma como será pago o reajuste de 33,67%, com conclusão somente em novembro de 2023, não representará quase nada aos salários dos professores.
O professor Humberto Mendes, que leciona nas redes municipal e estadual, apresentou uma planilha (VEJA ACIMA) que comprova, segundo ele, o prejuízo que a gestão municipal impôs à categoria. O portal Nordeste 360 publicou o material do professor Humberto. Trata-se de uma simulação aplicada em um hipotético vencimento no valor de R$ 1.000 (Um mil reais), com os mesmos percentuais do reajuste proposto pelo executivo municipal. “Independente do valor em real, cada professor ou professora, deverá receber o calote de 3,5 vezes do seu salário”, afirma o conteúdo.
Para o site, “o prefeito tem usado bem a técnica do Paul Joseph Goebbels, ministro da propaganda da Alemanha nazista de Adolf Hitler, que afirmava que ‘uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade’, e, com a ajuda de setores domesticados da imprensa, prega que concedeu “o maior reajuste salarial da história do município para os professores: 33,67%.”
O fato é que a falsa verdade do chefe do Executivo caiu por terra. O reajuste, em números frios, realmente é positivo, mas quando aplicado deixa de valer alguma coisa. Ou seja, o prefeito Allyson deu com uma mão e tirou com a outra.
Como não é possível enganar a opinião pública o tempo todo, Allyson agora está tendo que conviver com a chacota sobre a “bondade” que ele fez com os professores. Ganhou força a versão de reajuste mais fatiado do que pizza e o pagamento à lá Casas Bahia.
FRASE
“A proposta é muito ruim, na minha leitura o prefeito foi maquiavélico.”
MARILDA SOUZA – Professora e ex-presidente do Sindiserpum
PESQUISA
A mais nova rodada de pesquisa Ipespe mostra que o ex-presidente Lula (PT) continua na dianteira, mas a diferença foi encurtada em relação ao presidente Bolsonaro (PL), segundo colocado. Lula manteve 43%, percentual que já tinha na rodada anterior, e Bolsonaro passou de 26% para 28%. A diferença caiu para 15 pontos, mesmo assim, mantém o ex-presidente na posição de favorito.
PESQUISA II
A pesquisa Ipespe mostra que se as eleições fossem hoje o segundo turno estava confirmado, isso porque os 43% de Lula são superados pela soma dos outros pré-candidatos que chega a 49%. Segundo o Ipespe, o ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) estão empatados com 8%. João Doria (PSDB) tem 3%; Simone Tebet (MDB) e Eduardo Leite (de saída do PSDB) têm 1%.
REFORMA
A mudança no primeiro escalão do governo Fátima Bezerra (PT) poderá envolver sete auxiliares que admitem candidaturas nas eleições deste ano. Dois assumiram pré-candidatura à Câmara dos Deputados: Mineiro (PT), da Secretaria de Projetos e Metas, e Jaime Calado (Pros), do Desenvolvimento Econômico.
SEGUE
Também admitem sair agora em março para serem candidatos: Pedro Lopes, da Controladoria Geral; Carlos Eduardo Xavier, da Tributação; Júlia Arruda, da Secretaria da Mulher; Márcia Maia, da AGN; e Coronel Araújo, da Segurança. Outro nome do governo que poderá ser candidata é Samanda Alves, da diretoria da Potigás.
SUBSTITUTO
A pasta do Desenvolvimento Econômico tem um substituto natural para Jaime Calado. O economista Silvo Torquato, atual secretário-adjunto, assumirá a titularidade da pasta. Silvio é irmão do ex-deputado aposentado da política Elias Fernandes.
DECIDIDO
O vice-governador Antenor Roberto já disse ao PCdoB que não pretende ser candidato a deputado federal nas eleições deste ano. Se não continuar como vice da governadora Fátima Bezerra, participará da campanha como um "fiel soldado".
É NOTÍCIA
1 -O desembargador federal Edilson Nobre foi eleito o mais novo imortal da Academia Norte-rio-grandense de Letras. Recebeu 34 dos 36 votos para ocupar a cadeira do ministro José Delgado.
2 - O primeiro caso do novo coronavírus no RN completou dois anos neste sábado, 12. Desde então, foram quase 500 mil pessoas infectadas e mais de 8 mil mortes pela doença. Hoje, com novo cenário, a pandemia caminha para descer para a endemia no estado.
3 - O botijão de gás chegou aos amargos 130 reais, castigando a dona de casa de menor poder aquisitivo. As distribuidoras aplicaram o reajuste autorizado pela Petrobras de forma imediata. Sem dó.
4 - A semana começa com os holofotes apontados para o plenário do TSE. É lá que será decidido o futuro político do ex-governador Robinson Faria (ex-PSD). Ele luta para recuperar os direitos políticos para ser candidato a deputado federal. Julgamento na terça, 15.
5 - Os governos estadual e federal, via Codevasf, chegaram a um acordo para, finalmente, tirar do papel a obra de pavimentação da Estrada do Melão, uma necessidade antiga dos produtores de frutas da região de Mossoró. A obra começa neste semestre.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.