Segunda-Feira, 19 de maio de 2025

Postado às 09h30 | 22 Mar 2022 | Coluna César Santos - 22 de março de 2022

Crédito da foto: Arquivo / Jornal de Fato / 2019 Governadora Fátima Bezerra e Ezequiel Ferreira em 2019

VAMOS CONJECTURAR TAMBÉM

O anúncio oficial de aliança entre o PSDB e MDB, ilustrado nas redes sociais com a foto dos deputados Ezequiel Ferreira de Souza e Walter Alves, presidentes das duas siglas no RN, repercutiu como um lançamento da chapa majoritária da oposição para as eleições de outubro deste ano. Em todo o estado, desde domingo, 20, dia do anúncio, comenta-se a chapa: Ezequiel para governador, Walter Alves para vice e o ministro Rogério Marinho (PL) candidato a senador.

O ex-senador Garibaldi Filho, pai de Walter, ajudou a audiência do rádio corredor ao comentar que a chapa Ezequiel/Walter estava fechada. O JORNAL DE FATO deu manchete: “Ezequiel Ferreira será candidato ao Governo do Rio Grande do Norte”.

Pois bem.

Como quem fala por Ezequiel é Ezequiel, como o PSDB avisou na semana passada, e até agora ele nada disse de público, não é possível cravar com segurança a travessia do presidente da Assembleia Legislativa do governo para a oposição. Parece no mínimo razoável aguardar o pronunciamento de público do próprio Ezequiel.

Aliás, a governadora Fátima Bezerra e o PT não se manifestaram sobre a enxurrada de notícias acerca da aliança PSDB e MDB. O silêncio foi a palavra-chave, de fácil entendimento: cabe a Ezequiel comunicar a sua decisão. A fala da governadora e do PT virá no momento seguinte, se assim for necessário. As atitudes, talvez, falarão mais alto, se necessário também.

A estratégia do silêncio, a cautela e a espera da governadora e do PT, porém, não calou a turma que, por vezes, procura falar pelo PT no RN. Essa porção diz que a união PSDB/MDB é apenas uma estratégia para pressionar Fátima Bezerra a entregar a vaga de vice para Walter Alves e para garantir a reeleição de Ezequiel na presidência da Assembleia Legislativa, como forma de a governadora ser refém dos dois partidos num eventual segundo governo.

Pode ser que sim, mas também pode ser que não. Daqui a pouco as respostas virão. O posicionamento de público de Ezequiel Ferreira não vai demorar. Ele vai dizer se desembarcará ou não do governo. A partir daí, teremos mais nítido o quadro sucessório estadual.

Mas, não custa nada conjecturar, se o novo cenário se apresenta a partir da aliança PSDB/MDB. De qualquer forma, não seria, como de fato não será, qualquer surpresa a formação das seguintes chapas para disputar as eleições de outubro:

Situação: Fátima Bezerra, governadora; Antenor Roberto (PCdoB), vice-governador; Carlos Eduardo (PDT), senador.

Oposição: Ezequiel Ferreira, governador; Walter Alves, vice-governador; Rogério Marinho, senador.

E as chapas proporcionais, como ficariam? Bom, esse é assunto para outro comentário.

Façam as suas apostas.

 

FRASE

“Meu vice será de Minas Gerais, mas não vou adiantar o nome dele”

JAIR BOLSONARO – Presidente, dando dicas que levam ao nome do ministro da Defesa Braga Netto

 

UNIÃO

PSDB e MDB decidiram que se ajudarão na disputa proporcional. O PSDB receberá nomes do MDB para a chapa estadual e transferirá candidatos a federal para a chapa do MDB. Ficou convencionado, o PSDB receberá os dois deputados estaduais do MDB: Nelter Queiroz e Dr. Bernardo; e pré-candidaturas à Câmara pelo PSDB seguirão para o MDB. Falta, porém, combinar com os pré-candidatos.

 

SEGUNDO TURNO

A mais nova pesquisa da corrida presidencial, realizada pelo BTG/FSB, aponta para o segundo entre Lula (PT) e Bolsonaro. O petista tem 43% de intenção de votos contra 29% do atual presidente. Os demais candidatos somam 24 pontos. Em eventual segundo turno, Lula aparece com 54% contra 35% de Bolsonaro. A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 20 e está registrada no TSE.

 

LARANJAS

Não causou surpresa a cassação de toda a chapa do PSC, inclusive dos vereadores Naldo Feitosa e Lamarque Oliveira. Para quem acompanha o processo e conhecia os autos, a decisão da juíza Giulliana Silveira, da 33ª zona eleitoral, era esperada. Segundo a magistrada, das 10 candidaturas femininas registradas pelo PSC, oito eram de "laranjas".

 

ESPERANÇA

O TRE/RN, para onde o PSC recorrerá para reverter a cassação dos mandatos de Naldo e Lamarque, não tem histórico de punição por candidaturas laranjas. Recentemente, a Corte derrubou a decisão do juiz eleitoral Herval Sampaio que havia cassado vereadores do PSDB do município de Itaipu. Naldo e Lamarque continuarão no cargo até o TRE julgar.

 

CENTENÁRIO

A Câmara Municipal de Mossoró realizará sessão especial para celebrar os 100 anos do PCdoB, por iniciativa da vereadora Marleide Cunha, do PT. Será na quinta-feira, 24, às 9h, com a presença do presidente estadual do partido, vice-governador Antenor Roberto.

 

VICE

Minas Gerais deverá oferecer o vice da chapa do presidente Jair Bolsonaro (PL) com nome e sobrenome definidos: Braga Netto, atual ministro da Defesa. O Alto Comando do Exército Brasileiro apoia.

 

É NOTÍCIA

1 - Estudo do Canaltech, com base em dados do Inmet, aponta Caicó como a cidade mais quente do Brasil. A alta temperatura da capital seridoense superou até o caldeirão de Picos, no Paiuí.

2 - Nesta data, em 1993, o jornalismo mossoroense e potiguar vestia luto com a morte de Jaime Hipólito Dantas, aos 63 anos. Caicoense que fez carreira vitoriosa em Mossoró. Jaime Hipólito é o patrono da redação do JORNAL DE FATO.

3 - Também nesta data, em 2008, partia o padre José do Vale, pároco da Igreja de São João Batista, no bairro Doze Anos, em Mossoró. Foi o religioso que trouxe a Comunidade Shalom para a cidade.

4 - A água mineral vai ficar 20% mais cara a partir da próxima segunda-feira, 28. Os empresários das fontes de água mineral alegam que os preços estão defasados e causando prejuízos. Com o aumento, o garrafão de água ficará entre R$ 8 a R$ 12 no RN.

5 - Mais de 30 mil pessoas no RN receberam vacina contra a Covid-19 no "Dia V" da campanha. O estado chegou a 92% com uma dose ou dose única e 81% do público-alvo totalmente vacinado. Há cinco dias que o RN não registra óbitos pela doença.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
notícia
informação
opinião
impresso
imprensa
Mossoró/RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO