INQUILINOS DO NINHO TUCANO
O deputado estadual Albert Dickson é o primeiro a se filiar ao PSDB dentro da “janela partidária”. Ele deixou o Pros para reforçar a nominata do partido do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza. A filiação ocorreu nesta quarta-feira, 23, em Natal.
Dickson foi eleito em 2018 com 31.698 votos, tendo maior concentração em Natal e no público evangélico. Antes, exerceu dois mandatos de vereador na capital do estado. Ele é esposo da deputada federal Carla Dickson, que saiu do Pros e vai se filiar ao União Brasil.
O próximo deputado estadual a assinar ficha no PSDB é Ubaldo Fernandes, que pediu desfiliação do Partido Liberal (PL). Ubaldo foi eleito em 2018 pelo PTC, com 20.148 votos. A sua base eleitoral se concentra em Natal, com forte trabalho no movimento comunitário.
Além de Disckson e Ubaldo, o PSDB deverá ser reforçado por outros deputados estaduais simpáticos à provável candidatura de Ezequiel Ferreira ao Governo do RN, dentro da estratégia de formar um chapão para as eleições deste ano. Os cotados para se filiar ao partido tucano são: Getúlio Rêgo, do extinto DEM; Kleber Rodrigues, do PL; Nelter Queiroz e Dr. Bernardo Amorim, do MDB.
Se confirmadas as filiações e somando-se aos cinco deputados tucanos, a bancada do PSDB terá 11 deputados estaduais, todos candidatos à reeleição.
Nas eleições de 2018, o PSDB foi quem mais elegeu deputados estaduais, cinco no total: Ezequiel Ferreira de Souza - 58.221 votos; Gustavo Carvalho - 47.544; Tomba Farias - 41.249; Raimundo Fernandes - 33.965; e José Dias - 27.275.
Sob a liderança de Ezequiel na Assembleia Legislativa, o PSDB passou a exercer poder paralelo, com apoio de parlamentares de outras siglas, como Getúlio, do DEM, e Nelter, do MDB. O partido passou a fazer oposição ao governo Fátima Bezerra (PT), embora Ezequiel fosse aliado político e administrativo da governadora. O deputado Gustavo Carvalho, principal liderado de Ezequiel, elevou o tom da oposição no plenário da Assembleia Legislativa, inclusive, foi ele o autor da CPI da Covid contra o Governo do Estado.
A hegemonia de Ezequiel no Poder Legislativo ajuda a explicar a sua decisão de disputar o Governo do RN nas eleições deste ano, embora ele ainda não tenha declarado de público. São os deputados estaduais, liderados por Ezequiel, que mantêm as bases, que têm o contato direto com prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais e lideranças regionais.
O seu poderio político, considerável, reconheça-se, é completado pela densidade eleitoral de PSDB e MDB, partidos que mais elegeram prefeitos e vereadores em 2020. O projeto eleitoral chegará as ruas com capilaridade.
Bom.
Resta saber se esse poderio político de Ezequiel Ferreira se transformará em votos nas urnas de outubro deste ano. Como se sabe, a disputa política é o primeiro tempo da disputa, importante; e a corrida eleitoral é a parte final, que elege. E nem sempre o sucesso de uma garante a vitória da outra.
FRASE
“Lula representa a própria democracia”
GERALDO ALCKMIN – Ex-tucano no discurso de filiação ao PSB elogiando o ex-adversário político
VICE EM MOSSORÓ
O vice-governador Antenor Roberto cumpre agenda em Mossoró nesta quinta-feira, 24. Como presidente estadual do PCdoB no estado, ele participará da sessão solene na Câmara Municipal de 100 anos de fundação do partido. Antenor será recepcionado pelo presidente do PCdoB municipal, professor Paulinho Silva. A sessão proposta pela vereadora Marleide Cunha (PT) começa às 9h.
TÚNEL DO TEMPO
Há 22 anos, o presidente Fernando Henrique Cardoso inaugurava em Mossoró a adutora Jerônimo Rosado, ao lado do governador Garibadi Filho e da prefeita Rosalba Ciarlini. O sistema adutor transporta as águas da barragem Armando Ribeiro Gonçalves para abastecer parte da zona leste de Mossoró. A solenidade foi realizada na "Praça do Povo", hoje Ginásio Poliesportivo Pedro Ciarlini.
LIBERAL
O ex-governador Robinson Faria acertou o seu ingresso no PL. As negociações com o presidente estadual da sigla, deputado federal João Maia, avançaram na terça-feira, 22, e seriam concluídas ontem. O ex-governador se junta ao deputado General Girão e a João Maia na chapa à Câmara dos Deputados.
PROGRESSISTAS
Sem o "passe" de Robinson, o Progressistas corre contra o tempo para refazer a sua nominata à Câmara. Se não conseguir, a alternativa será o deputado federal Beto Rosado, presidente estadual da sigla, se transferir para outro partido. União Brasil, Republicanos, MDB e o próprio PL são as opções.
INVESTIGAÇÃO
A PGR abriu inquérito para investigar o ministro Milton Ribeiro, acusado de transformar a Educação em balcão de negócios controlado por pastores evangélicos. O caso é bem grave.
GREVES
As greves começam a estourar em todas as esferas públicas. Os médicos ligados à Sesap iniciaram estado de greve pela reestrutura do PCCR. Os servidores federais do INSS, Ministério da Saúde e DRTs iniciaram greve pelo reajuste emergencial de 19,99%. E em Mossoró, os servidores municipais aprovaram indicativo de greve para o dia 29, reivindicando reajuste de 35%.
É NOTÍCIA
1 - Hoje completa 20 anos da morte do colunista Gomes Filho, vítima de acidente na BR-304. João Gomes Filho fez história na crônica social nas páginas da Gazeta do Oeste e O Mossoroense.
2 - Os reservatórios do RN devem atingir 50% de sua capacidade nos próximos dias, se continuar chovendo no estado. Parte dos pequenos e médios já está cheio ou sangrando. Na região Oeste, o primeiro a sangrar foi o açude do Encanto.
3 - O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (PL) cumpre agenda em Mossoró nesta sexta-feira, 25. Compromissos administrativos e políticos.
4 - O secretário de Saúde do RN, Cipriano Maia, foi eleito para ser o vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para a Região Nordeste. A indicação foi realizada de forma unânime pelos secretários de saúde do Nordeste.
5 - O ex-governador e ex-tucano Geraldo Alckmin assinou filiação ao PSB nesta quarta-feira, 23, para ser candidato a vice-presidente da República na chapa do ex-presidente Lula. E mostrou que está mudado ao fazer discurso de elogios a Lula e ao PT.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.