ELES ESTÃO LONGE DE CASA
Os jornalistas Esdras Marchezan e Izaíra Thalita, com quem dividimos redação ao longo da estrada, decidiram ouvir histórias dos refugiados Warao, que fugiram da fome e da dor na Venezuela, e tentam recomeçar no Brasil. São mais de 260 mil refugiados espalhados por dezenas de municípios. Os povos indígenas sofrem mais diante de olhares preconceituosos e de desprezo por parcela da população brasileira.
Esdras e Izaíra concentraram o trabalho nas ruas de Mossoró, onde os refugiados se apresentam em busca de apoio e de uma vida melhor e decidiram, com o conteúdo rico em histórias, produzir o documentário que recebeu o título “Longe de Casa”.
Esdras Machezan, que é professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, comenta que a ideia de produzir o filme foi uma forma de ouvir o que eles têm a dizer, a reivindicar, e também na tentativa de sensibilizar a sociedade e os poderes públicos a entenderem a necessidade de garantir os direitos constitucionais que estas famílias têm, na condição de refugiados. “Eles precisam de atenção e de respeito”, reforça.
Para Izaíra Talita, o documentário causou impacto porque eles se depararam com várias situações de degradação da condição humana, que atingem os refugiados, especialmente as dificuldades de moradia, alimentação, além do grande preconceito.
A jornalista acredita que o trabalho pode sensibilizar a sociedade para que possa ter um olhar diferente para essas famílias.
O curta-metragem será lançado na próxima terça-feira, 29h, às 19h, no Teatro Lauro Monte Filho, em Mossoró. A entrada é gratuita, mas os organizadores pedem que os participantes possam levar 1 quilo de alimento não-perecível, para doação às famílias Warao.
O curta documental é uma realização da Íntegra Comunicação em parceria com o Laboratório de Narrativa Hipermídia (HiperLAB/UERN), com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio de edital da Prefeitura de Mossoró via Secretaria Municipal de Cultura.
A direção, produção e roteiro são dos jornalistas Esdras Marchezan e Izaíra Thalita. Fotografia, imagens e edição de Lu Nascimento, estudante do curso de jornalismo da UERN. Finalização: Elli Cafrê. Fotografia. Sound Design: Gilboy. Still: Renato Gomes. Direção de arte: Antônio Laurindo, estudante do curso de Publicidade e Propaganda da UERN.
Para produção do filme, os realizadores contaram com apoio da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - por meio da UERN TV e do Grupo de Estudos Culturais (GRUESC).
FRASE
“Eles precisam de atenção e de respeito”
ESDRAS MARCHEZAN – Jornalista sobre as famílias Warao que vivem nas ruas de Mossoró
ESTRADA DA MORTE
Mais um acidente com morte na BR-304, rodovia federal que liga Mossoró e Natal. Dois veículos bateram de frente, os carros ficaram destruídos, um homem morreu e três pessoas ficaram feridas. É mais um registro para a interminável lista de pessoas que morreram na "estrada da morte". Enquanto isso, a luta pela duplicação da BR-304 vai caindo no esquecimento da classe política.
AJUSTE DE CONTAS
O Governo do RN vai enxugar a dívidas de ICMS que tem com as prefeituras, conforme acordo firmado com a Federação dos Municípios (FEMURN). Algo em torno de R$ 9 milhões, referentes ao exercício de 2021 e dois meses de 2022. O governo também deve quitar uma parcela do Proedi, somando mais quase R$ 5 milhões e restabelecerá negociação de dívida ativa do IPVA.
PROGRESSISTAS
O ministro Fábio Faria disse que chegou ao Progressistas para somar e afirmou que não deseja o comando do partido no Rio Grande do Norte. Ele conversou com o atual presidente estadual, deputado federal Beto Rosado, antes de assinar a ficha no seu novo partido. Beto deu as boas-vindas ao novo filiado.
VICE
O PCdoB quer manter a vaga de vice na chapa da governadora Fátima Bezerra (PT), ocupada por um dos seus principais quadros, Antenor Roberto. Já disse isso a governadora. No entanto, o partido não será obstáculo caso Fátima precise da vaga para ampliar o arco de alianças da chapa majoritária.
ALIÁS...
Se para desmobilizar a oposição for preciso entregar a vaga de vice para o MDB, a governadora Fátima fará isso. Na Governadoria, o entendimento é que conquistando o MDB, por gravidade, o PSDB de Ezequiel Ferreira vai junto. Uma missão ingrata, reconheça-se.
REPUBLICANOS
O Republicanos tirou o controle do diretório estadual das mãos do deputado federal Benes Leocádio e devolveu ao ex-suplente de deputado Abraão Linconl, que por sua vez colocou o filho Victor Hugo na presidência. Agora, Benes procura nova sigla para buscar novo mandato nas eleições deste ano.
É NOTÍCIA
1 - Galvão Bueno, um dos maiores narradores esportivos da história encerrará um ciclo de 41 anos na TV Globo. Ele deixará as narrações da emissora após a Copa do Mundo do Qatar, em novembro.
2 - A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Mossoró foi fundada nesta data, em 1973, pelo casal Antônio de Paula Albuquerque e Gladys Ramalho. Eles tinham uma criança especial. A entidade foi instalada no Sesi, antes de possuir sede própria.
3 - Partido Comunista do Brasil (PCdoB) celebra 100 anos de fundação nesta sexta-feira, 25, mantendo a sua bandeira baseada ideologicamente nos princípios do marxismo-leninismo.
4 - A Escola Municipal Castro Alves, na comunidade de Bom Jesus, foi inaugurada nesta data, em 1995, pelo prefeito Dix-huit Rosado. Hoje, a escola recebe o nome da professora Heloísa Leão, a primeira mulher vereadora de Mossoró, em justa homenagem.
5 - O bispo dom Mariano Manzana celebra hoje uma missa pela paz na Rússia e na Ucrânia, a pedido do Papa Francisco, que convidou todos os bispos e sacerdotes do mundo a se unirem em oração pela paz. A missão será celebrada na Catedral de Santa Luzia, às 8h30.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.