QUE ESTÁ POR TRÁS?
A vereadora Marleide Cunha (PT) denuncia que está sendo alvo de ataques de pessoas ligadas à gestão municipal, provavelmente, remuneradas com dinheiro, com intuito de difamar a sua imagem. Seria a reação do Palácio da Resistência – sede da Prefeitura de Mossoró – ao movimento dos professores, que aprovaram indicativo de greve, com apoio da vereadora petista, que também é dirigente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM).
De fato, há uma campanha orquestrada contra Marleide Cunha nas redes sociais. O conteúdo fabricado contra ela é distribuído por pessoas que parecem orientadas por “alguém”. A vereadora afirma não ter dúvidas que são pessoas ligadas à gestão municipal.
Não é a primeira vez que isso acontece. Recentemente, o vereador Paulo Igo (Solidariedade) foi alvo de ofensiva no episódio envolvendo um filho. Nas redes sociais, os mesmos “soldados” que hoje atacam Marleide, tentaram manchar a sua imagem. Foi o “castigo” por Igo ter deixado a base política do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade).
Setores da imprensa, que são vistos como “inimigos” da gestão municipal, também sofrem ataques do esquema remunerado. Uma turma foi treinada para colocar um selo “fake news” em cima de reportagens que desagradam o chefe do Palácio da Resistência. É uma tentativa criminosa de calar a imprensa livre ou de tirar a credibilidade dos veículos e de jornalistas.
Pois bem.
A denúncia feita pela vereadora Marleide Cunha é gravíssima. Não pode passar em branco. O Ministério Público deve se sentir provocado e abrir linha de investigação. É preciso saber a origem dos ataques, de onde sai o dinheiro para remunerar os delinquentes, e punir os culpados, se o crime for comprovado.
Não é investigação que exija muito do MP. É até fácil chegar ao núcleo que comanda o malfeito e os malfeitores. Basta observar os perfis agressivos e fazer o caminho do dinheiro público.
Que o MP adote as providências. Em defesa da moral e do zelo com a coisa pública.
FRASE
“A máquina da difamação é alimentada e paga por aliados da gestão Allyson”
MARLEIDE CUNHA – Vereadora, vítima de ataques nas redes sociais
GREVE
A semana começa com os refletores voltados para os professores de Mossoró. Eles têm indicativo de greve para quarta-feira, 6, prazo dado para o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) devolver os direitos suprimidos do plano de cargos, carreiras e remuneração, com apoio de sua bancada na Câmara Municipal. Se o prefeito não recuar, a educação paralisa por tempo indeterminado.
TÚNEL DO TEMPO
Há 20 anos, o governador Garibaldi Filho (MDB) inaugurava o Anel Viário Vingt Rosado, ligando os bairros Boa Vista e São Manoel, em Mossoró. Via importante para resolver os gargalos no trânsito nas avenidas Presidente Dutra e Leste-Oeste. No mesmo dia, Garibaldi também entregou a obra do Teatro Padre Alfredo Simonetti, templo da cultura anexo à Igreja do Alto de São Manoel.
TEMPORÁRIOS
A primeira parcela do reajuste de 33,24% nos salários dos professores temporários do RN será paga até 15 de abril. A princípio, seria depositado neste sábado, 2, mas não houve tempo hábil para elaboração da folha extra, segundo informa a Secretaria de Administração.
GOVERNO
As três pesquisas eleitorais no RN, divulgadas nos últimos dias, não têm alteração entre elas, levando em conta as margens de erro. A governadora Fátima Bezerra (PT) lidera com percentuais de 32% a 34%; o senador Styvenson (Podemos) e o deputado Ezequiel Ferreira (PSDB) aparecem em seguida com percentuais entre 8% e 9% de intenção de votos.
SENADO
As pesquisas, na faixa da disputa pelo Senado, mostram que o quadro mudou, embora o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) continue na liderança, com média de 24%. O ex-ministro Rogério Marinho (PSDB) se aproximou do líder e aparece com 17% em média. Diferença de apenas sete pontos.
OUTRA PESQUISA
Nesta segunda-feira, 4, será a vez do instituto mossoroense TS2 mostrar os números que captou da corrida pelo Governo do Estado. A pesquisa será divulgada pelo Canal 10 da TCM durante a sua programação.
É NOTÍCIA
1 - A agência Terra Sal, da Caixa Econômica Federal, em Mossoró, celebrada 17 anos nesta segunda-feira, 4, quando foram iniciadas as atividades sob a gerência de Ciro Medeiros Leite.
2 - O Conselho Regional de Medicina denuncia a atuação de falsos médicos nos municípios do interior do Rio Grande do Norte. E vai se somar à Secretaria de Saúde do Estado para ação conjunta de enfrentamento dos crimes de exercício ilegal da medicina.
3 - Morreu o comerciante Adonias Dantas Pinheiro, bastante popular no conjunto Santa Delmira, onde era dono da churrascaria Espetos. Um homem de bem, trabalhador, benquisto por todos.
4 - A Neoenergia COSERN alerta o consumidor que por conta de uma nova crise no nível dos reservatórios de água, a Aneel pode aplicar a bandeira Escassez Hídrica, com acréscimo de R$ 14,20 a cada 100 KWh consumido. O cenário pode se estender por todo o ano.
5 - O IFRN prorrogou até terça-feira, 5, as inscrições para os processos seletivos para cursos de graduação com ingresso via Enem. São 445 vagas para cursos de engenharia, tecnologia e licenciatura. Na região Oeste, há vagas em Apodi e Pau dos Ferros.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.