Pesquisa Ipespe divulgada nesta quarta-feira (6), encomendada pela XP Investimentos, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente da corrida presidencial com 44% das intenções de voto. O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 30% dos votos para sua reeleição, seguido de Ciro Gomes (PDT), com 9%.
O levantamento foi realizado de 2 a 5 de abril com mil participantes, com idades a partir de 16 anos, de todas as regiões do país, entrevistados por telefonemas. A confiança é de 95,5%.
Confira o resultado da pesquisa estimulada —quando a lista de nomes dos pré-candidatos é apresentada:
Luis Inácio Lula da Silva (PT): 44%
Jair Bolsonaro (PL): 30%
Ciro Gomes (PDT): 9%
João Doria (PSDB): 3%
Simone Tebet (MDB): 2%
André Janones (Avante): 1%
José Maria Eymael (DC): 0%
Felipe D´Ávila (Novo): 0%
Vera Lúcia (PSTU): 0%
Nenhum/não iria votar/branco/nulo: 9%
Não sabe/não respondeu: 3%
Esta é a primeira pesquisa de pré-candidatos à presidência sem o ex-juiz Sergio Moro (União), o que não permite uma comparação com índices de pesquisas anteriores que constavam o candidato da terceira via.
Já na pesquisa espontânea –a qual os entrevistados não têm a lista dos pré-candidatos–, Lula aparece com 36%, Bolsonaro com 27% e Ciro Gomes com 4%. Aparecem na lista outros nomes, que não sinalizaram candidatura, como Marina Silva e Eduardo Leite.
Lula (PT): 36%
Bolsonaro (PL): 27%
Ciro (PDT): 4%
Moro (União Brasil): 2%
Doria (PSDB): 1%
Janones (Avante): 1%
Tebet (MDB): 1%
Leite (PSDB): 0%
Marina Silva: 0%
Não sabe/não respondeu: 21%
Nenhum/branco/nulo: 7%
Fonte: Congresso em Foco
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.