Sábado, 01 de fevereiro de 2025

Postado às 08h45 | 07 Abr 2022 | Coluna César Santos - 7 de abril de 2022

Crédito da foto: Arquivo Deputado Dr. Bernardo é o tutor da carreira política do sobrinho Lawrence Amorim

POLÍTICA EM FAMÍLIA

Os Abéis, a mais antiga oligarquia política da região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, decidiram lançar duas candidaturas à Câmara dos Deputados nas eleições deste ano: Kaline Amorim (MDB) e Lawrence Amorim (Solidariedade), que são esposa e sobrinho do líder da família, deputado estadual e candidato à reeleição Dr. Bernardo Amorim (PSDB). Kaline é tia afim de Lawrence.

A tradicional família controla, há décadas, os municípios de Almino Afonso e Rafael Godeiro. São irmãos, tios e sobrinhos que se revezam nas duas prefeituras. Em 2018, Dr. Bernardo decidiu que era hora de os Abéis ocuparem maior espaço na política do RN, com a sua candidatura a deputado estadual. Ele foi eleito com 42.049, a terceira maior votação à Assembleia Legislativa. Na mesma eleição, Lawrence saiu candidato a deputado federal, ficando na primeira suplência de sua coligação.

Dois anos depois, a família avançou em Mossoró com a eleição de Lawrence à Câmara Municipal, que lhe deu, em seguida, a presidência do Legislativo no segundo maior e mais importante colégio eleitoral do estado.

Agora, em 2022, os Abéis vão tentar subir novos degraus com as três candidaturas e possibilidade de a partir de 2022 terem representantes na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.

Não resta dúvida que a liderança política de Dr. Bernardo é inquestionável na condução da tradicional família. Agora, há um capítulo que precisa ser passado a limpo, sob pena de a opinião pública continuar comprando uma falsa ideia.

Lawrence Amorim, quando transferiu seu domicílio eleitoral para Mossoró, se elegeu vereador com o discurso que é preciso acabar com as oligarquias. Ele fez discurso forte contra conglomerados familiares em cargos públicos, mesmo que eletivos. O alvo era a tradicional família Rosado, que acabou perdendo o poder municipal.

O discurso de Lawrence deu certo, mas ele teve que esconder dos mossoroense sobre a sua origem político-familiar. Ele começou a carreira política ainda muito jovem, sendo eleito prefeito de Almino Afonso para suceder o tio Dr. Bernardo, e quando concluiu o seu segundo mandato transferiu o poder para outro tio, Waldênio Amorim (PSB), que foi sucedido por uma sobrinha, atual prefeita Jéssica Amorim (DEM), filha de Dr. Bernardo e prima de Lawrence.

Nesse mesmo período, em Rafael Godeiro, distante pouco mais de 10 quilômetros de Almino Afonso, a irmã de Lawrence, Ludmila Amorim (MDB), alternou no poder com outro tio, Dr. Abel filho, e mais recentemente, foi sucedida na Prefeitura pela tia afim Keké, esposa de Abel.

São quatro décadas de hegemonia política dos Abéis nos dois municípios alto-oestanos, com o carimbo de oligarquia política mais antiga e em atividade na região.

Pois bem.

A manutenção do poder é um direito legítimo de qualquer família e/ou conglomerado político, desde que eleitos, como de fato são, pela vontade do povo com o voto direto. Isso é democracia. Agora, não cabe se beneficiar da velha política e fazer de conta que é radicalmente contra a perpetuação de famílias no poder, como discursa Lawrence em Mossoró.

Fica o registro.

 

FRASE

“Vamos derrotar as oligarquias”

LAWRENCE AMORIM – Vereador, rejeitando a própria origem. Ele é cria dos Abéis, antiga oligarquia política do Alto Oeste

 

MÁSCARAS

O Governo do RN decidiu desobrigar, por completo, o uso de máscaras no território potiguar. O Comitê Científico chegou à conclusão que não há mais necessidade, uma vez que a Covid-19 está sob controle. O uso obrigatório de máscaras começou por Mossoró, no dia 24 de abril de 2020, por decreto da então prefeita Rosalba Ciarlini. Dias depois, o Governo do RN aplicou a obrigatoriedade.

 

CAMPO SANTO

Imagens gravadas por um popular mostrando túmulos do Cemitério Novo Tempo escondidos pelo matagal, mobilizaram a Secretaria de Serviços Urbanos de Mossoró. Nesta quarta-feira, 6, uma força-tarefa "derrubou" o mato e retirou entulhos. O descaso com os cemitérios públicos de Mossoró, por parte do poder público, vem sendo denunciado desde 2021, sem solução até aqui.

 

FEIRA DO LIVRO

A 16ª edição da Feira do Livro de Mossoró marcará a retomada do programa "Cheque Livro". O Governo do RN vai liberar verba para compra de livros, destinado às escolas da rede pública. A novidade é que a feira será concentrada na Uern. O lançamento acontece hoje, na Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM), às 8h.

 

PRESSÃO

O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) não suportou a pressão dos professores e vai devolver à categoria a garantia dos 40% a mais de Classe 10, do Nível II, sobre a Classe 10 (única), do Nível I. A greve que seria deflagrada nesta quarta-feira, 6, foi evitada. Melhor assim.

 

NOVA PESQUISA

A mais nova rodada de pesquisa do Ipespe mostra que encurtou a diferença entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL): 44% contra 30%. Na pesquisa anterior, a diferença era de 18 pontos. Leitura simples: o atual mandatário absorveu parte do eleitor de Sérgio Moro (União Brasil), que saiu da disputa.

 

JOGO DURO

Na pesquisa espontânea, aquela que o entrevistado cita o nome do seu referido, a diferença entre Lula e Bolsonaro cai para 9 pontos: 36% contra 27%. O levantamento foi realizado de 2 a 5 de abril com mil participantes em todo o Brasil.

 

É NOTÍCIA

1 - A contact center AeC está com 500 vagas de empregos abertas. A oferta faz parte do rodízio, ou seja, saíra 500 para entrada de novos funcionários. Faça o cadastro no endereço: sou.aec.com.br.

2 - A governadora Fátima Bezerra (PT) assinou acordo de cooperação com a Codevasf para pavimentação da Estrada do Melão. Serão beneficiados 31 quilômetros subdivididos em três trechos. A estrada é importante para o escoamento da fruticultura da região.

3 - O potiguar Ricardo Medeiros de Andrade vai assumir o cargo de Ouvidor-Geral da Agência Nacional de Águas (ANA). Mas, antes, será sabatinado pelos senadores, no dia 16 de agosto.

4 - O Hino Nacional foi executado pela primeira vez nesta data, em 1831, no mesmo dia que Dom Pedro II herdava o trono do Brasil. Hoje também é celebrado o Dia Mundial da Saúde, do Jornalista, do Corretor, do Médico Legista e da Luta contra o Fumo.

5 - A rede de lanchonetes McDonald’s abriu oportunidade de trabalho nas suas lojas de Natal e Mossoró. São 30 vagas na capital do estado e 10 na segunda maior cidade do RN. Os interessados devem se inscrever na seleção por meio do site: www.mcdonalds.com.br.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
política
economia
variedade
jornalismo

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO