SEMPRE É POSSÍVEL CHEGAR LÁ
São histórias de vida, como a de Flávio Silva, contadas pelo jornalista Geraldo Jerônimo, Inter TV Cabugi, que sopram como esperança de um mundo melhor e nos incentivam a acreditar que é possível chegar lá, mesmo quando todas as adversidades se mostram contra. Leia:
Antes de vestir terno e gravata, Flávio Silva, por seis anos, vestiu o uniforme de gari na Prefeitura de Tibau do Sul, distante 78 quilômetros de Natal. Durante esse tempo, ele viajou diariamente para Natal para realizar um sonho: estudar Direito e se tornar advogado. O sonho foi alcançado. Ele recebeu a carteira da OAB no último dia 31 de março.
Aos 39 anos, casado, com dois filhos, Flávio contou que realizou concursos públicos para conseguir sustentar a família. E a escolha pela profissão de gari foi diretamente ligada ao desejo que tinha de estudar.
"Fiquei na suplência de assistente administrativo do Detran, passei na Guarda Municipal de Tangará e passei pra gari de Tibau do Sul. Foi onde eu assumi, por ficar sabendo que tinha dois ônibus escolares que vinham para Natal. E o que eu precisava era isso, era o ônibus para vir para a universidade", conta.
Flávio acordava todos os dias às 5h. Às 6h, já estava varrendo as ruas de Tibau do Sul. Durante o trabalho, o sonho de se tornar advogado não saía da cabeça.
O primeiro desafio foi entrar no curso de Direito. Ele fez uma prova, foi aprovado e conseguiu matrícula em uma universidade particular em Natal.
Ele pagava o curso com parte do salário e contava com a ajuda da mãe. Depois de seis horas de trabalho, debaixo do sol ou de chuva, precisava viajar todos os dias por quase duas horas em um ônibus escolar e lutar contra o cansaço durante as aulas. No geral, Flávio só dormia três horas por dia.
"O primeiro dia foi um teste, porque eu assisti às primeiras aulas e quando deu o intervalo, não estava entendendo nada, e bateu o desespero. Foi quando eu juntei próximo a uns colegas e eles disseram a mesma coisa, que não estavam entendendo. Então eu me senti tranquilo, mas procurando uma estratégia de como aprender. Teve um colega que sugeriu fazer um grupo de estudo. Aí eu aceitei na hora", conta.
Flávio falou com o chefe e pediu para começar a trabalhar mais cedo, para poder sair antes do horário convencional. O objetivo era viajar para Natal mais cedo para ir à biblioteca da universidade estudar junto com os colegas.
Mesmo diante de todas as dificuldades, uma palavra nunca chegou a ser cogitada. "É essa palavra não existe no meu dicionário: desistir", diz.
Flávio conta que se deu conta que tinha realizado o sonho ao ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil. "Quando eu vi o resultado, que eu tinha sido aprovado no exame da ordem, eu chorei por quarenta minutos. Eu lembrei de todo sacrifício que passei", relatou.
Flávio passou na primeira prova da OAB. Agora ele já pode advogar. Por enquanto, segue como servidor de Tibau do Sul. Ele está de férias e pretende tirar uma licença para começar a advogar em um escritório.
Com a carteira da OAB na mão, o gari que se tornou advogado continua de olho no futuro. E deixa um recado. "Se você tem seu sonho, não desista dele. Você pode estar em qualquer profissão, mas corra atrás. A gente tem que procurar solução, mas nunca desistir", conclui.
FRASE
“A gente tem que procurar solução; nunca desistir
FLÁVIO SILVA – O gari potiguar que virou advogado
LUTO
Morreu nesta quinta-feira, 7, o jornalista Canindé Queiroz, fundador do jornal Gazeta do Oeste e da Rádio Gazeta AM. Também foi presidente da Furrn na década de 70 e vice-prefeito na gestão do prefeito Dix-huit Rosado entre 1973 a 1976. Canindé completaria 80 anos no dia 14 próximo, era casado com Maria Emília e deixa quatro filhos e nove netos. O sepultamento acontece hoje.
LUTO II
Garibaldi Alves morreu aos 88 anos. Pai do ex-senador Garibaldi Filho, do conselheiro do TCE-RN Paulo Roberto, Auxiliadora e Maria das Graças. Foi deputado estadual por três mandatos (1958 a 1969), vice-governador na gestão do governador Geraldo Melo (1987 a 1990) e senador da República, ocupando vaga deixada por Rosalba Ciarlini para ser governadora do RN, em 2011.
DECEPÇÃO
A ex-prefeita Cláudia Regina é um poço de decepção com o ex-senador José Agripino Maia, que entregou o comando do União Brasil em Mossoró ao grupo que bancou a cassação do seu mandato em 2013. Cláudia foi fiel ao agripinismo por três décadas, sempre cumprindo ordens sem questionar. Daí, ser colocada sob a liderança de Sandra Rosado foi demais para a ex-prefeita.
TRAIÇÃO
Em 2014, na convenção do DEM que negou o direito a então governadora Rosalba Ciarlini ser candidata à reeleição, Cláudia Regina se escondeu para votar contra Rosalba. Justamente ela que, dois anos antes, foi eleita prefeita pela força do rosalbismo. Talvez, agora, Cláudia se dê conta da traição.
POIS DIGA
Fábio Dantas, do Solidariedade, diz que topa ser candidato a governador para confrontar o governo de Fátima Bezerra (PT). E fala como candidato, em total falta de respeito a Brenno Queiroga, o pré-candidato a governador do Solidariedade.
EM TEMPO
Fábio Dantas foi vice-governador de Robinson Faria, que entregou a Fátima Bezerra o RN quebrado, com mais de R$ 2,6 bilhões em dívidas, quatro folhas salariais atrasadas e o Estado totalmente sucateado.
É NOTÍCIA
1 - Os moradores do bairro Aeroporto sofrem com falta de água há quase duas semanas. Quem tem dinheiro, compra pipa, quem não tem, passa necessidade. Eles pedem solução urgente à Caern.
2 - Nesta data, em 2005, a governadora Wilma de Faria (falecida em 2017) entregava a Mossoró a "Farmácia de Todos", a creche Santa Fernandes do conjunto Liberdade e inaugurava a primeira Central do Trabalhador do RN no conjunto Abolição I.
3 - Hoje, completa 30 anos da morte do jornalista Kléber Barros Sampaio Sobrinho, natalense que fez carreira de sucesso nas redações de jornais e rádios de Mossoró. E ainda lançou livros.
4 - O Mossoró Cidade Junina 2022 será lançado na próxima terça-feira, 12. O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) anunciará os grandes shows na Estação das Artes, com artistas como Wesley Safadão e Xand Avião. O MCJ não é realizado desde 2020.
5 - A conta de luz volta à bandeira verde para todos os consumidores a partir do dia 16 deste mês, devendo a conta ficar 20% mais barata. O anúncio feito pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) foi confirmado pelo Ministério de Minas e Energia.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.