Sábado, 01 de fevereiro de 2025

Postado às 09h15 | 13 Abr 2022 | Coluna César Santos - 13 de abril de 2022

Crédito da foto: Reprodução Garibaldi Filho, Lula e Walter Alves em Brasília

A POLÍTICA COMO ELA É

PT e MDB do Rio Grande do Norte nunca foram amigos de fé, irmãos camaradas, mas também nunca foram totalmente estranhos um para o outro. Pelo contrário. A história recente conta que a partir de Lula presidente, em 2003, a relação entre os dois partidos no estado quebrou o gelo pela alta temperatura da união a nível nacional. Lula colocou o MDB no colo e em cargos importantes na Esplanada dos Ministérios, em nome da governabilidade.

A repercussão no RN, de forma efetiva, veio no final da década de 2000. Nas eleições municipais de 2008, por exemplo, PT e MDB se abraçaram em vários municípios potiguares, devidamente abençoados pelos caciques de Brasília. Destaque para a candidatura de Fátima Bezerra à Prefeitura de Natal, com apoio do partido dos Alves, derrotada por Micarla de Souza, apoiada pelo ex-senador José Agripino Maia.

A esta altura, o mandatário emedebista Henrique Alves já era frequentador de elite do Palácio do Planalto junto com Michel Temer, Renan Calheiros, Geddel Vieira, entre outros, e o seu primo, Garibaldi Filho, então senador licenciado, um ministro de Lula.

Essa história poderia ser contada com maior riqueza de detalhes, mas a intenção de recordar o passado recente é para entender a união de PT e MDB que está próxima de ser oficializada para as eleições de outubro. Muito provavelmente a governadora petista Fátima Bezerra terá o deputado federal emedebista Walter Alves como o seu candidato a vice-governador.

O martelo não foi batido porque há resistência. As alas mais radicais da esquerda são contra à união. Trata-se da porção que ainda grita “é golpe”, em referência ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, articulado, comandado e concretizado pelo MDB, para colocar Michel Temer, o vice de Dilma, como chefe do País.

Só que política não se faz com o fígado e tampouco com a emoção. É a frieza dos novos fatos e realidade que traduzem as decisões tomadas. O PT de Fátima não morre de amor pelo MDB de Walter e vice-versa. Mas, Fátima precisa, com apoio do MDB, desarticular a oposição; e Walter precisa, com a união eleitoral, encurtar o caminho de um sonho, que é ser governador do RN, cargo que seu pai Garibaldi exerceu por dois mandatos. Isso pode acontecer em 2026, quando Fátima, se reeleita, deixará o governo para ser candidata à senadora, cargo que ela exerceu antes de ser eleita governadora.

A política é dinâmica. A máxima é seguida à risca. E nem cabe apontar o dedo. Todos fazem isso, com raríssima ou nenhuma exceção. Basta vê quem são aliados agora e o que eles eram no passado não muito distante.

Agora, qualquer aliança política, seja formada pelos iguais ou pelos diferentes, conforme as suas origens e orientações ideológicas, há o crivo que nenhum deles escapará: o do cidadão-eleitor. Toda e qualquer arrumação, bem feita ou não, caberá ao eleitor, com título, aprovar ou reprovar.

É assim nas democracias. E que bom que é assim.

 

FRASE

“A ordem dada pelo menino pobrezinho é tirar os plantões extras dos servidores”

ELIETE VIEIRA – Presidente do Sindiserpum

 

DONA OZELITA

A jornalista Aglair Abreu colocou em livro a trajetória de vida de sua mãe, Dona Ozelita. A obra fala de amor, lutas e empoderamento feminino, mas serve de exemplo para todas as pessoas. O título "Ozelita: uma lição de amor e valentia" compõe a Coleção Amigos da Pinacoteca e pode ser adquirido por meio das redes sociais da autora. @abreuaglair (instagram) e Facebook.com/AglairAbreu

 

PERSEGUIÇÃO

A presidente do Sindiserpum, Eliete Vieira, denunciou em suas redes sociais que o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) mandou cortar os plantões extras de servidores públicos, na tentativa de enfraquecer a greve das 15 categorias. Desde ontem que o movimento está acampado na Prefeitura de Mossoró e só sairá quando o prefeito negociar as reivindicações feitas.

 

NOME DA VEZ

Fábio Dantas, do Solidariedade, ganhou força para disputar o governo do RN com apoio da oposição. Seu nome ocupou o noticiário nos últimos dias e pegou o elevador depois da conversa com o ex-ministro Rogério Marinho (PL). A oposição projeta anunciar o nome na próxima terça-feira, 19.

 

PESA A FAVOR

Fábio tem bom conhecimento do estado e boa oratória. Ele se posiciona bem com discurso de oposição e tem capacidade de debater o RN com qualquer oponente. Fábio é filho do ex-prefeito de São José do Mipibu, Arlindo Dantas, e casado com a deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade).

 

PESA CONTRA

Vice-governador de Robinson Faria (PL), Fábio Dantas é "sócio" do desastre administrativo que deixou o Estado com quatro meses de salários atrasados, polícias paralisadas, caos na saúde e educação, e um "rombo" de mais de R$ 2,5 bilhões nas contas públicas. O fato de ele ter rompido na reta final do governo não atenua.

 

CURIOSO

O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), está "matando" todo mundo de ansiedade com o seu silêncio. E, por gravidade, incentivando a pergunta: para onde ele levará o time tucano? Governo ou oposição?

 

É NOTÍCIA

1 - Os pais já podem levar as crianças a partir de seis meses a 4 anos para receberem vacinas contra o sarampo e a gripe influenza. O calendário foi antecipado em Mossoró. É só procurar uma UBS.

2 - Os supermercados de Mossoró funcionarão só até as 13 horas no feriado de sexta-feira, 15, e retomarão as atividades normais no sábado, 15. Já o comércio de rua tem funcionamento facultativo, mediante solicitação de termo de abertura no Sindilojas.

3 - Cachorrão do Brega é a atração desta quinta-feira, 14, do podcast "PodeTudo". Vai rolar o papo com o radialista Agenor Melo, jornalista Ewerton Medeiros e o advogado Luiz Lira. Às 20h.

4 - Os evangélicos entraram em campo ou no tapete azul do Senado para esvaziar a CPI do MEC, que investiga a passagem do pastor Milton Ribeiro no Ministério da Educação. Senadores recuaram. Eles sabem a força dos evangélicos em ano eleitoral.

5 - ABC e América decidem o Estadual de Futebol na noite desta quarta-feira. É mais uma decisão entre ambos. A novidade fica por conta da arbitragem que terá o gaúcho Anderson Daronco, dos quadros da Fifa. A final na Arena das Dunas também terá VAR. Às 20h.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
imprensa
comunicação
notícia

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO